Equiloc

12 Dicas Definitivas de Como Usar Uma Betoneira

aluguel de betoneira amarelo

Muito comum em obras e reformas, a betoneira é o equipamento usado para fazer as misturas de concreto, cimento e argamassa, para os mais diversos fins e aplicações.

E, de fato, alugar uma betoneira elétrica ou a gasolina pode fazer grande diferença na produtividade de uma obra. Com ela, é possível, por exemplo, produzir uma mistura de reboco em menos de 15 minutos!

Existem vários tipos de betoneiras, mas a mais comum é a de 400 litros — também conhecida como de “uma massada” —, que produz, aproximadamente, 160 litros de concreto. A máquina é constituída por um chassi e um recipiente cilíndrico que se faz girar com a força transmitida por um motor elétrico ou à gasolina.

Bom, com todo esse porte, não é estranho imaginar que a betoneira pode causar acidentes, se não houver cuidado. Geralmente, os principais deles estão relacionados com as descargas elétricas e o seu ruído excessivo.

Então, para te ajudar a prevenir este tipo de risco e trabalhar com o melhor rendimento da máquina, separamos aqui 12 dicas importantes. Continue lendo e confira todas elas!

1. Conheça bem o equipamento que será utilizado

De modo geral, as betoneiras têm poucas diferenças entre si. Ainda assim, é sempre recomendado que se conheça as características específicas de cada equipamento.

Leia o manual do equipamento e as instruções de mistura, para certificar-se de que ele esteja sendo utilizado da forma correta. E não se esqueça de conferir as instruções da NR18, antes de operá-lo.

Uma betoneira possui os seguintes elementos:

  • tambor rotativo: executa um giro constante, que contribui para o preparo da mistura;
  • pás de mistura: situadas dentro do tambor, elas ajudam a mexer a mistura;
  • casinha do motor: local onde está a chave para ligar/desligar;
  • braço reforçado ou basculante: situado logo abaixo do tambor;
  • pedal de trava: dispositivo que, quando acionado, inclina o motor;
  • volante: dispositivo cuja finalidade é colocar o equipamento em qualquer inclinação, manipulando melhor a betoneira;
  • chassi reforçado: é o esqueleto do equipamento, responsável pela interligação entre todas as suas partes;
  • setor basculante: dispositivo que ajuda na rotação da betoneira;
  • pinhão do volante;
  • cremalheira e pinhão;
  • rodas: para locomoção do equipamento.

2. Saiba como funcionam os diferentes tipos de betoneira

No mercado atual, há 4 tipos de betoneira, basicamente. Vejamos quais são eles:

  1. betoneira fixa: modelo irremovível, sem movimento algum. Contudo, apesar de não ter rodas para seu deslocamento, apresenta todas as outras características necessárias para a realização da mistura;
  2. betoneira semi-fixa: modelo muito comum de betoneira, e parecido com a fixa. No entanto, possui rodas, permitindo que a betoneira seja removida para outros pontos;
  3. betoneira automática: modelo de betoneira que possui esteiras rolantes — destacando-se pela sua praticidade, já que não exige esforço para sua locomoção;
  4. betoneira móvel: um modelo ainda mais avançado, que é implantado em um caminhão com um excelente sistema hidráulico. Assim, pode ser transportado para qualquer obra, mantendo sempre o giro constante de seu tambor.

3. Utilize todos os equipamentos de proteção indicados pelo fabricante

Ao operar a betoneira, é fundamental usar equipamentos de segurança, como óculos, luvas, capacete, máscaras, protetores auditivos, botas, cintos de segurança e roupa adequada, conforme local e atividade desenvolvida. Além disso, não utilize o equipamento se estiver cansado ou desconcentrado.

4. Não se esqueça de aterrar o equipamento e verificar se não há fios desencapados

Como comentamos, um dos principais acidentes com esse tipo de máquina está relacionado às descargas elétricas. Então, para preveni-las, aterre o equipamento de forma adequada e certifique-se que não existam fios ou partes elétricas desprotegidas.

5. Mantenha o equipamento em um local distante do trânsito de pessoas

Apesar de ser, de certa forma, um equipamento portátil, a betoneira ainda é uma máquina pesada e perigosa. Portanto, somente deixe a betoneira ligada enquanto a massa estiver em movimento, e nunca aproxime suas mãos das peças que produzem o movimento da máquina.

6. Faça revisões e manutenções periódicas no equipamento

Para garantir que o equipamento se mantenha em bom estado de funcionamento, é necessário realizar procedimentos de manutenção periodicamente. Procedimentos esses, vale ressaltar, que devem sempre ser realizados com o aparelho desligado da tomada, para evitar acidentes.

Nesse sentido, alguns itens componentes da betoneira precisam de certos cuidados mais específicos. Vejamos, então, quais são eles:

Tambor de mistura e pás

Sempre, após a utilização do equipamento, você deve limpar o tambor e as pás. Para tanto, utilize uma mangueira de água e uma espátula, removendo todo o cimento antes que ele seque. Em alguns casos, também pode ser necessário usar de uma lavadora de alta pressão.

Motor

A limpeza do motor é essencial para prolongar a vida útil do equipamento. Assim, para remover a poeira e resíduos que possam comprometer o seu bom funcionamento, utilize um compressor de ar ou um soprador.

Engrenagem, pinhão e rolamentos

Já para evitar o desgaste excessivo das peças por conta da fricção comum, o ideal é lubrificar as engrenagens, o pinhão e os rolamentos da betoneira. Nesse caso, utilize um lubrificante de spray ou o óleo adequado — não use graxa.

Além disso, mantenha a cremalheira sempre limpa e regulada com o pinhão, a fim de garantir o bom funcionamento da máquina.

7. Veja a ordem de colocação de materiais

De fato, não existem regras específicas para ordem de inserção dos materiais na betoneira. Na verdade, isso dependerá das propriedades dos componentes, da experiência do operador e das características da máquina.

Geralmente, coloca-se, antes, uma pequena quantidade de água, seguida de brita, areia e cimento. Em seguida, acrescenta-se o restante da água e aditivos, quando especificados, controlando sempre a umidade ideal para cada tipo de concreto ou argamassa.

De qualquer forma, a avaliação visual do material e da consistência do concreto ou da argamassa pelo operador é essencial. Ele saberá conferir a necessidade, ou não, de adicionar mais água ou aditivos até que se obtenha o ponto ideal, sem que se exceda a fluidez necessária.

8. Separe o material e realize o passo a passo

Para controlar as medidas de material, utiliza-se, geralmente, um balde de 20 litros. Nesse caso, verifique se a água utilizada é de fonte limpa, e se a areia possui a granulação e homogeneidade necessárias para a mistura. Certifique também o prazo de validade do cimento — afinal, é um material perecível.

A medida de um balde de cimento para dois de água costuma ser suficiente para se obter uma boa mistura. Se, porém, ao ligar o equipamento, você perceber que o material está muito sólido, adicione mais água enquanto a betoneira trabalha.

Para a massa de chapisco, adicione mais dois baldes de areia à mistura inicial. Então, após obter as quantidades ideais para a mistura, deixe a máquina trabalhar por cerca de 5 minutos. Esse é o tempo máximo para que a massa esteja pronta.

9. Faça o concreto na betoneira

Agora, veremos um resumo simples e eficaz sobre como fazer concreto na betoneira. Antes de tudo, você deve limpar bem a betoneira, liberando-a de pó, da água suja e das sobras do último uso.

E lembre-se de que os materiais deverão ser colocados com a betoneira já em funcionamento, e no menor espaço de tempo que seja possível. A qualidade do resultado está diretamente relacionada a esses critérios.

Primeira forma

Essa forma de misturar o concreto na betoneira é simples. Faça o seguinte:

  1. colocar a pedra (brita) na betoneira;
  2. colocar metade da água e misturar por 1 minuto;
  3. colocar o cimento;
  4. finalmente, colocar a areia e o restante da água;
  5. deixar a betoneira girar por mais 3 minutos, antes de utilizar o concreto.

Segunda forma

Para essa segunda forma de preparo do concreto, a proporção dos materiais é de 4 baldes de areia, 1 balde de cimento e 3 baldes de brita. Nesse caso, o ideal é realizar a produção de concreto em etapas.

Primeiro, lance toda a brita do balde no equipamento enquanto ele está girando. Coloque, então, metade do balde de areia e adicione um pouco de água, para facilitar a homogeneização dos elementos. Por fim, despeje o resto da areia do primeiro balde. E mais água.

Aliás, a adição de água será recorrente, sempre em pequenas quantidades para melhorar a mistura.

Quando já tiverem sido despejados 2 baldes de brita e 3 baldes de areia, é hora de adicionar o cimento, que pode ser lançado de duas vezes. Em seguida, despeje também o último balde de areia. E, de novo: sempre adicione um pouco de água à mistura.

Se for necessário, incline mais a betoneira para cima, para que a massa não caia. Finalmente, despeje o último balde de brita e deixe o equipamento girar por cerca de 1 minuto. Depois, incline a betoneira e despeje o concreto no local apropriado.

Aqui, pode ser feito o uso de um ancinho, para ir espalhando o concreto sobre a superfície que está sendo tratada. Caso seja necessário, adicione um pouco mais de brita à mistura que ainda resta na betoneira, para dar suporte e consistência ao material que já está sendo utilizado.

Bom, se houver qualquer dúvida sobre o processo, vale a pena conferir este vídeo do “99 dicas”, postado no YouTube.

Terceira forma: betoneira de 400 L

Para realizar a mistura utilizando uma betoneira de 400 litros, você deverá usar:

  • padiola de 18 litros, como medidor padrão para a areia;
  • 14 padiolas de areia;
  • 1 1/5 de cimento;
  • 25 litros de água, aproximadamente, — o volume de água está associado à quantidade de areia.

Para garantir a segurança no trabalho, deixe a betoneira posicionada em um local nivelado e firme. Quanto às medidas, o aconselhável é colocar 1/3 de água e 5 padiolas de areia enquanto a betoneira está funcionando. Depois, desligue a betoneira e coloque todo o cimento no equipamento.

Ligue-o novamente, em seguida, e coloque o resto das padiolas de areia, despejando também a quantidade de água necessária para alcançar o ponto ideal da mistura. Então, misture tudo até ficar bem homogêneo e, com a betoneira ainda ligada, despeje a mistura no recipiente para iniciar seu trabalho.

Para não sobrar dúvidas, confira o processo completo neste vídeo.

Quarta forma: concreto pronto

Vale ressaltar, por fim, que o concreto também pode ser adquirido já pronto. Nesse caso, é necessário misturá-lo no traço desejado e fazer a entrega no local da obra por caminhões-betoneira.

De fato, essa é uma opção muito eficiente, porque evita erros na composição e economiza muitas horas de trabalho no momento de despejar.

Contudo, só se faz recomendável para quantidades superiores a 3 m³, e para obras de construção civil que estejam sendo realizadas não muito distante das usinas e das concreteiras — se estiverem muito longe, implicarão em custos altos, que não compensam.

Se for mesmo o caso de usar o concreto pronto, confira, antes de qualquer outra coisa, se as especificações de concreto contidas na nota de entrega são aquelas que foram solicitadas.

10. Use a betoneira adaptada à NR12

Agora, falaremos de outra norma importante: a NR12. A Norma Regulamentadora nº 12 fala sobre “segurança no trabalho em máquinas e equipamentos”.

A betoneira adaptada à NR12 ajusta-se, portanto, às exigências dessa norma que define requisitos mínimos para prevenir acidentes e possibilidades de doenças no trabalho enquanto se utilizam máquinas e equipamentos.

A NR12, por exemplo, proíbe: o uso de chave geral como dispositivo de partida ou de parada; o uso de chave tipo faca em circuitos elétricos; partes energizadas expostas de circuitos elétricos.

Os dispositivos de acionamento e parada dos equipamentos e máquinas devem ser planejados e instalados de forma que:

  • Possam ser acionados ou desligados por qualquer pessoa (que não seja o operador) em casos de emergência;
  • Não se situem em zonas perigosas;
  • Não favoreçam o acionamento/desligamento involuntário;
  • Não provoquem riscos adicionais;
  • Sinalização de segurança: amarelo (proteções fixas e móveis), azul (comunicação de bloqueio de segurança para realizar manutenção);
  • Proteção fixa, como a da betoneira, deve ser mantida fechada sempre por solda ou fixadores (parafusos, porcas), tornando a remoção impossível (a não ser com o uso de ferramentas).

A betoneira adaptada à NR12 também deve apresentar em locais visíveis informações como: razão social, CNPJ, endereço do fabricante/importador; tipo, modelo e capacidade da betoneira; nº de série ou identificação e ano de fabricação; nº de registro do fabricante/importador no CREA; peso da betoneira.

Essas são algumas características do equipamento adaptado, que confere mais eficiência e segurança ao equipamento e ao operador.

11. Fique atento a algumas recomendações finais

Seja qual for a opção de concreto, ainda podemos dar algumas recomendações finais para você efetuar um trabalho eficiente e seguro com o seu equipamento:

  • verifique a estabilidade da betoneira, levando em conta o peso e o movimento constante que ela realiza ao misturar o concreto;
  • lembre-se de que o concreto deve ser virado e misturado sempre com a betoneira em um ângulo de 45º;
  • nunca despeje o cimento sem que haja água no interior da betoneira — caso contrário, ele poderá ficar grudado no fundo do equipamento;
  • saiba que o protetor auricular é o equipamento de proteção individual mais importante que o profissional que trabalha com a betoneira deve utilizar.

12. Veja algumas dicas para alugar corretamente a sua betoneira

Sabemos que a crise econômica também afetou bastante o mercado de construção civil. Como boa parte do capital dessas empresas se encontra fragilizada pela crise financeira, muitas delas não têm capacidade para investir, sendo preciso locar equipamentos para concluir suas obras.

Se for esse o caso, antes de tudo, é preciso analisar que tipo de equipamento você precisa. Considere suas particularidades, e peça orientação ao atendente para que ele possa oferecer as melhores opções.

Além disso, é fundamental comparar preços e produtos antes de escolher uma locadora de betoneiras. Isso permitirá que você faça a escolha certa, não tendo problemas com manutenção, prazos de entrega e de pagamento. Sempre confira as marcas de betoneira que são oferecidas pela empresa!

Por fim, como já apontamos, a betoneira é um equipamento indispensável para qualquer tipo de obra. Por outro lado, qualquer dor de cabeça com o mau funcionamento dessa máquina também poderá comprometer a produtividade da sua obra ou reforma.

Então, não corra este risco: alugue a sua betoneira com a Locadora Equiloc!

Mantemos nossos equipamentos sempre revisados, e oferecemos um serviço de total segurança e eficiência, com equipamentos de qualidade, atendimento preparado e logística ágil. Acesse agora nosso site e faça seu orçamento!

Enfim, gostou deste post? Há alguma dica ou observação que você gostaria de nos sugerir, ou quer saber mais coisas sobre a betoneira e outros utensílios? Para receber, em primeira mão, mais novidades sobre equipamentos de construção civil, assine agora a nossa newsletter!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.