Equiloc

Revestimento: os tipos, normas, cuidados e a instalação

revestimento de parede cozinha

No mercado, encontramos uma grande variedade de revestimentos. Seja para o piso, seja para a parede, não faltam opções para o consumidor.

Feitos com tecnologias diferentes, para ambientes diversos, em uma série de tamanhos, cores e texturas, os revestimentos exigem atenção de quem está fazendo uma obra. Afinal, ninguém quer se arrepender de uma escolha como essa, certo?

Ao longo deste texto, então, você vai ler um guia completo sobre revestimentos. Vai entender do que se trata, quais os principais tipos, como fazer a instalação e muito mais!

O que é considerado revestimento?

revestimento para cozinha

Revestimento nada mais é do que um acabamento de piso e de parede. Isto é, estamos falando de azulejos e porcelanatos, assim como de cerâmicas, pisos cimentícios, pastilhas, pedras, etc.

De modo geral, um revestimento é um material que reveste a alvenaria.

Normas regulamentadoras do revestimento

Com intuito de padronizar e direcionar os profissionais durante a tarefa de revestimento, surgiram algumas normas de regulamentação. Em outras palavras, ao aplicar revestimento cerâmico em uma parede ou piso, é preciso estar de acordo com algumas normas. São estas:

  • Edificações habitacionais, de desempenho (NBR 15.575);
  • Revestimento de piso interno ou externo com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante (NBR 13.753);
  • Placas cerâmicas para revestimento (NBR 13.818 e NBR 15.463);
  • Revestimento de paredes externas e fachadas com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante (NBR 13.755);
  • E revestimento de paredes internas com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante (NBR 13.754).​

Leia também: NR12: Entenda o que é, para que serve e qual a importância

Quais são os tipos de revestimentos e para onde são indicados?

revestimento porcelanato

Há diversos tipos de investimentos disponíveis no mercado. Mais caros ou mais baratos, para a parede ou para o piso, com uma variedade de características, eles são mais indicados, cada um, para determinados ambientes.

Conheça, então, os principais tipos de revestimentos!

Revestimentos cerâmicos

Bastante popular, o revestimento cerâmico pode estar tanto no piso quanto na parede. Trata-se de um material que permite limpezas simples e possui modelos para áreas internas e externas.

Uma dica para quem optar por esse revestimento é conferir o índice de resistência à abrasão. É ele que indica se uma uma cerâmica é útil para piso interno, externo ou só para paredes.

Além disso, o revestimento cerâmico possui uma série de opções. Há os acabamentos acetinados, por exemplo, além dos brilhantes e estampados. Do mesmo modo, os tamanhos são diversos, como 15 por 15, 30 por 30 e 50 por 50, entre outros.

Revestimento de porcelanato

O porcelanato, por sua vez, é mais resistente e homogêneo do que a cerâmica, embora se pareça com ela. Estamos falando de um acabamento que pode estar em casas e em locais de grande fluxo de pessoas, como shoppings.

Assim como o revestimento cerâmico, o porcelanato também possui fácil limpeza e conta com modelos para piso e parede. Com tamanhos diversos, há também uma variedade de texturas, cores e estampas.

Entre seus tipos, estão o acetinado, o polido, o natural e o externo.

Revestimento de mármore

Uma ótima opção para quem almeja embelezar o ambiente, o mármore se aplica tanto no revestimento de áreas externas quanto em áreas internas.

Vale destacar que as pedras possuem uma longa vida útil e resistência, mas podem sofrer danos em casos de usos incorretos, já que são delicadas.

Outro ponto que merece atenção é o seu armazenamento. Isso porque ele deve ocorrer, sempre, em locais limpos e sem umidade. Saiba que, quando em contato com outros materiais de construção, assim como sujeiras sólidas, o revestimento em mármore pode sofrer riscos e manchas que não saem mais.

Além disso, o revestimento em mármore é a melhor opção para lugares que possuem um baixo fluxo de pessoas. É o caso, por exemplo, de casas. Em geral, usa-se esse material em lavatórios e bordas de banheiro, bem como em rodapés e no revestimento de paredes internas; ou seja, aquelas que não estão expostas ao clima.

No entanto, saiba que não se pode evitar o desgaste do mármore. Afinal, trata-se de um material mais poroso, uma pedra mais mole. A boa notícia, contudo, é que algumas ações podem retardar esse processo.

Revestimentos de madeira e laminados

Outro revestimento bastante comum é o de madeira e laminados. As madeiras ipê, garapa, jatobá, cumaru e muiracatiara, aliás, são algumas das mais populares.

Há quatro principais formas de aplicação desse revestimento. O piso laminado, por exemplo, conta com bom custo benefício e pode ser produzido a partir de madeira aglomerada. Já o taco, muito comum no Brasil desde os anos 1950, oferece uma bela estética, mas possui uma instalação não muito simples.

Por outro lado, o assoalho ou tábua corrida é feito com madeira natural e custa um pouco mais. Do mesmo modo, sua instalação não é muito simples, já que demanda um contrapiso nivelado e deve ser lixado e envernizado.

Por fim, a madeira de demolição oferece um visual mais rústico e é bem resistente.

Revestimento vinílico

O revestimento vinílico é feito com PVC e tem um preço mais baixo. Em geral, é possível encontrá-lo em formatos de placas, réguas ou mantas.

A sua aplicação é muito simples e deve ser feita sobre contrapiso nivelado, em locais secos. Além disso, a sua limpeza é fácil.

Revestimento de pastilhas

O revestimento em pastilhas, por sua vez, é exclusivo para parede. Material cerâmico, ele é menor que um azulejo comum e está disponível em diversas cores, além de tipos, acabamentos e materiais.

Estamos falando de um revestimento com uma longa vida útil e que pode estar em lugares úmidos, como o banheiro. Além disso, há versões em vidro e porcelana, além de madeira, pedra, inox e até mesmo casca de coco.

Por fim, ele ainda está disponível em formatos menos convencionais, como retângulos e hexágonos.

Revestimento de Pedra Natural

Disponível para pisos, paredes e bancas, o revestimento de pedra natural também é uma opção muito popular. No entanto, é preciso conhecer bem as opções antes de escolher.

O granito, por exemplo, possui bom custo-benefício e é bastante resistente, servindo tanto em áreas internas quanto externas. Já a ardósia oferece um visual mais sóbrio e existe nas cores verde, cinza e preto. No entanto, trata-se de uma pedra escorregadia e, quando usada em pisos, é recomendável selar com resina.

O mármore é outra pedra com longa vida útil e resistente. É perfeita para pisos, paredes e bancadas em áreas internas, já que ela absorve água e gorduras.

Além disso, há o quartzito, ideal para áreas externas. Antiderrapante, essa pedra absorve a água e não propaga calor.

Revestimento ladrilho hidráulico

O revestimento de ladrilho hidráulico é uma opção mais antiga que vem ganhando uma sobrevida. Ele possui desenhos que dão a uma parede um estilo mais vintage.

Trata-se de um acabamento muito comum em cozinhas, embora também presente em varandas e banheiros. A sua produção é artesanal, o que contribui para o seu preço mais alto.

Revestimento de massa texturizada

O revestimento de massa texturizada lhe permite criar desenhos nas paredes. Trata-se de um material que não demanda reboco nem tinta, e sua aplicação se dá tanto por rolo, quanto por compressor e desempenadeira.

O ideal, no entanto, é contar com um profissional que tenha experiência com esse tipo de acabamento. Afinal, é preciso ter perícia para fazer os desenhos.

Revestimento monolítico

Por fim, há também o revestimento monolítico. Exclusivo para pisos, ele é um material único; ou seja, não conta com emendas.

Estamos falando de um acabamento em alta, que possui uma limpeza simples e uma aplicação rápida. Além disso, ele é resistente e oferece uma estética agradável.

Há três tipos mais comuns desse revestimento. O cimento queimado, com base em argamassa e com um visual mais rústico; o granilite, mais resistente e servindo também para paredes; e as resinas epóxi e poliuretano.

Qual é a diferença entre revestimento e acabamento?

revestimento externo

O acabamento diz respeito à superfície do revestimento. Isto é, se acaso o revestimento é acetinado, polido, natural, matte, resistente ao escorregamento ou brilhante.

O revestimento, por sua vez, é a camada externa que cobre a parede e o piso. São os porcelanatos e azulejos, cerâmicas e pedras, por exemplo.

Qual é a diferença entre piso e revestimento?

Como você já sabe, o revestimento é a camada externa que cobre o piso ou a parede. Já o piso, por sua vez, é a base de uma construção, o lugar onde se apoia o contrapiso.

Ou seja, tem-se o piso para, então, ter o revestimento. Simples, não?

Cuidados e recomendações com o revestimento

Para prolongar a durabilidade do revestimento, há uma série de medidas que você pode adotar no dia a dia. Afinal, com toda certeza, você não quer ter um revestimento com riscos e manchas, não é mesmo?

Então, fique atento às dicas a seguir!

Tomar cuidado com a primeira limpeza

Após instalar a pedra, é normal a presença de respingos de massa no mármore. No entanto, é preciso remover esses respingos, sempre usando uma lã de aço.

Tenha cuidado, então, para não arranhar ou manchar o piso. Saiba que movimentos ríspidos, assim como a limpeza da pedra na presença de água, podem causar alguns estragos no mármore.

Por isso, além de garantir a limpeza sempre a seco, você deve recolher os restos de lã sobre a pedra. Afinal, caso não faça isso, a lã de aço pode oxidar e, assim, manchar o mármore.

Evitar o uso de produtos químicos

Produtos como água sanitária ou que tenham princípio ativo forte não são bons para a limpeza. Afinal, eles podem acabar manchando a pedra, o que você deve evitar.

O ideal, então, é utilizar uma solução composta apenas por água e detergente neutro.

Como instalar os revestimentos?

revestimento parede

Antes de instalar um revestimento, você deve estar atento a alguns cuidados.

O primeiro deles é tirar as medidas do local que vai recebê-lo. Só assim, então, será possível comprar a quantidade necessária de material; o recomendável, aliás, é comprar 10% a mais, percentual suficiente para cobrir eventuais perdas.

Mas, enfim, vamos à instalação!

Em primeiro lugar, a parede deve estar limpa e nivelada. Só assim é possível aplicar uma mão de reboco. Depois, prepare a massa conforme as instruções da embalagem.

Aplique a argamassa e, então, faça sulcos com a parte dentada da desempenadeira. Em seguida, assente o revestimento corretamente e, se possível, conte com um martelo de borracha para fixar bem.

Logo depois, use espaçadores entre cada peça para nivelar a distância entre elas.

Em seguida, espalhe o rejunte com uma desempenadeira de borracha e espere entre 15 a 20 minutos. Ah, não se esqueça de limpar os excessos, de preferência com uma esponja ou um pano.

Para saber se a instalação correu bem, observe eventuais desajustes e desníveis. Da mesma forma, bata levemente com os dedos no revestimento e, se ouvir um barulho oco, saiba que é um sinal de que a argamassa não foi bem distribuída.

Procedimento correto para aplicação do revestimento de cerâmica

revestimento ceramico

Seguir os procedimentos corretos na hora de realizar o revestimento de cerâmica é crucial para evitar novos trabalhos na obra. Isto é, trata-se de um cuidado que pode poupar mais gastos.

Compra e estocagem do material

É prudente calcular a quantidade total de material para revestir, com acréscimo de 5% sobre a real área de trabalho. Afinal, podem haver imprevistos e perdas durante o assentamento. Nesse caso, faz-se necessário o uso de material além da quantidade que a área de revestimento em questão exige.

Essa prática permite a compra do material uma única vez. Assim, há mais economia de tempo e, ao mesmo tempo, possíveis descontos.

Após a compra, deve-se atentar às medidas corretas de armazenagem. Saiba que elas influenciam na qualidade do serviço de aplicação de revestimento cerâmico.

O estoque do material deve ser seco, além de limpo e, de preferência, dentro da embalagem de origem. Dessa maneira, garante-se a proteção do produto, além de agilizar o transporte.

Aplicação da massa

Antes de aplicar a massa no local, você deve limpar toda a área com cuidado. Ao mesmo tempo, esteja atento à paginação e ao ponto de início de aplicação, como deve constar no projeto.

O ideal, então, é dar início à aplicação com o auxílio da superfície lisa da desempenadeira. Visando, é claro, alcançar uma espessura entre quatro e cinco milímetros.

Depois, você deve usar a massa com a parte dentada da ferramenta, gerando camadas paralelas.

Assentamento das peças

Após colocar a peça sobre a massa, movimente-a com cuidado até chegar à posição ideal. Vale frisar, aliás, que essa etapa requer jeito, não força.

Logo depois, use um martelo de borracha para assentar a peça sobre a massa, deformando as camadas paralelas da massa com cuidado. Após posicionar a cerâmica em seu lugar, coloque os espaçadores e cheque o alinhamento do conjunto de cerâmicas.

Finalização do assentamento

Saiba que o tempo médio para que a massa esteja seca varia de acordo com as informações do fabricante. No entanto, em geral, 24 horas de espera são o suficiente.

Vale lembrar, no entanto, que não é uma boa ideia aplicar grandes cargas sobre a cerâmica.

Após analisar os procedimentos corretos para a aplicação do revestimento de cerâmica, é fácil perceber a importância de seguir cada um deles. Afinal, é possível evitar peças trincadas, cerâmicas mal assentadas e com impressão de piso oco, além de peças sem alinhamento.

Entenda como a Equiloc pode te ajudar na sua obra

Com toda certeza, a Equiloc é a melhor solução para locação de equipamentos de construção civil em Betim, Belo Horizonte, Contagem e região. Líder em preço, qualidade e agilidade, seus equipamentos contam com garantia de procedência e estão sempre atualizados.

O nosso catálogo de produtos é diverso e pode atender qualquer demanda. Nós temos, por exemplo, betoneiras, bombas, andaimes, compactadores, compressores, escoras, furadeiras, geradores, marteletes, máquinas de solda, lixadeiras e muito mais.

Além disso, contamos com um sistema totalmente online, para te ajudar a fazer o seu pedido. A locação de equipamentos com a Equiloc funciona em apenas quatro passos, aliás.

Em primeiro lugar, você deve acessar a nossa lista de equipamentos disponíveis. Logo depois, deve escolher o equipamento que você precisa para o seu projeto.

Em seguida, confirme o endereço de utilização do equipamento. Por fim, envie o seu pedido! Saiba que, na maioria dos casos, o prazo de entrega é imediato.

Os períodos de locações que oferecemos são diário, semanal, quinzenal e mensal. Do mesmo modo, a Equiloc entrega e busca os equipamentos nas obras, cobrando uma taxa mínima para isso. Isto é, conosco, você encontra economia, praticidade e conveniência!

Clique aqui e nos faça um contato!

Conclusão

revestimento piso

É muito provável que, neste momento, você já saiba qual revestimento usar em sua obra, certo? Afinal, agora você já conhece os principais tipos, o que eles oferecem e para quais ambientes são indicados.

De todo modo, pesquise bem antes de fazer suas compras. Compare preços, procure saber sobre a procedência dos materiais e, então, faça a melhor escolha.

Além disso, esteja atento à instalação do revestimento, para evitar quaisquer problemas e o retrabalho. Conte com bons profissionais, experientes, e desfrute de um ambiente bonito e agradável!

Acesse nosso Blog e confira os últimos artigos publicados sobre Construção Civil, Ferramentas e Produtividade no Canteiro de Obras. 

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.