Equiloc

5 Dicas para Segurança na Utilização de Andaimes

manutenção preventiva homem trabalhando com equipamento de proteção

Os andaimes são equipamentos muito utilizados em obras devido à sua importância para o acesso a áreas mais elevadas. Dessa forma, sua utilização correta impacta diretamente na produtividade e também na segurança dos trabalhadores.

Neste post vamos abordar especificamente o tema segurança relacionado à preparação, montagem, manuseio e utilização dos andaimes. Assim como outros equipamentos, a utilização de andaimes requer treinamento e disciplina frente a regras de segurança.

A falta de cuidado na utilização desses equipamentos é, em grande maioria, a causa de acidentes que podem resultar em queda de pessoas, objetos, choque elétrico, colapso estrutural e, consequentemente, a morte de trabalhadores.

Para mais informações sobre esse tipo de equipamento, acesse também os posts que já publicamos anteriormente sobre Melhores Práticas na Locação de Andaimes, Um Guia Completo sobre Andaimes e Como Definir a Metragem e Tipo Ideal de Andaime para sua Obra.

Confira abaixo dicas valiosas que separamos para que você tenha mais segurança na montagem e utilização dos andaimes na sua obra:

  1. Prepare a área e o posicionamento do andaime

Antes de iniciar a instalação de qualquer andaime, é necessário planejar a área com um procedimento de nivelamento do solo para garantir a estabilidade da estrutura. Certifique-se de que o solo irá suportá-la e não possui falhas que possam causar movimentos inesperados. Outro ponto importante é certificar o travamento das rodas assim que as peças forem instaladas no local desejado.

  1. Não sobrecarregue a estrutura

O limite de carga definido pela estrutura deve ser sempre respeitado. Instrua os funcionários para que eles saibam o limite máximo e não utilizem o equipamento de forma irregular. A distribuição do peso sobre a estrutura também precisa ser respeitada para evitar desequilíbrios.

  1. Exija treinamento e preparo dos funcionários

É preciso que todos os funcionários que vão lidar com a estrutura saibam montar, desmontar e manusear corretamente o equipamento. Imponha limites e regras internas para a utilização do andaime. Isso vai evitar omissões por parte dos colaboradores e evitar que eles sofram com acidentes e imprevistos.

  1. Utilizem sempre os EPIs

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são indispensáveis para todos os funcionários, fique atento e exija sempre a utilização. Para que você possa se informar mais especificamente sobre os EPIs, preparamos anteriormente um artigo completo sobre esse assunto. Leia também o nosso artigo sobre a NR18 e o que a legislação define sobre a utilização desses equipamentos individuais.

  1. Evite instalações perto de redes elétricas

Devido ao risco de choques, evite instalar o equipamento próximo de redes elétricas ou pontos de energia. As peças da estrutura de um andaime conduzem eletricidade e podem oferecer risco se expostas a cabos ou condutores de energia.

Além disso, conforme a NBR 6494: “Devem ser tomadas precauções especiais durante a montagem, movimentação e utilização de andaimes próximos às redes elétricas. Toda a fiação elétrica para iluminação e força utilizada em andaimes deve ser em cabo isolado. Tais cuidados são importantes para se evitar riscos de choque elétrico pelo usuário, devido à matéria-prima usada na construção do andaime ser em material condutor (Metal). A operação de aterramento deve ser feita por profissional habilitado, com acompanhamento da Segurança do Trabalho”.

A Vantagem na Locação de Andaimes para a Construção Civil

A locação de andaimes é uma alternativa para redução de custos e aumento da produtividade. Em média, economiza-se mais da metade do preço da aquisição do equipamento, além dessa economia, evitam-se possíveis prejuízos com manutenções e logística do equipamento.

A locação também permite escolher um equipamento inspecionado, mais moderno e atualizado, bem como dispor de mais opções para o trabalho específico que será realizado.

Na Locadora Equiloc, localizada em Betim – MG, você terá todo o suporte com os consultores para a escolha do equipamento adequado, a garantia de utilizar andaimes inspecionados e a segurança de manutenção em caso de imprevistos. Garantimos um processo de locação rápido, seguro e econômico. Acesse o nosso site e faça um orçamento sem compromisso.

Quais outros procedimentos de segurança adicionais você adota no seu canteiro de obras? Utilize o campo dos comentários abaixo e deixe sua dica.

 

 

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.