Equiloc

5 passos para instalar de parede de gesso (drywall)!

5 passos para instalar de parede de gesso (drywall)!

As paredes drywall estão mesmo se popularizando no mercado da construção. Elas se baseiam, basicamente, em placas de gesso fixadas em uma estrutura metálica, geralmente preenchida com algum material para proporcionar conforto térmico e acústico.

Entre as vantagens da sua utilização, podemos citar a versatilidade arquitetônica, o bom isolamento acústico e térmico, a resistência ao fogo e a facilidade de limpeza. Para garantir tudo isso, no entanto, sua montagem deve seguir alguns passos essenciais.

Vejamos, então, quais são as 6 etapas desse procedimento para instalar parede de gesso!

1. Demarcação das paredes, janelas e portas

O primeiro passo para instalar a parede drywall é delimitar os perímetros do ambiente que se deseja vedar e estabelecer em quais lugares deverá haver janelas e portas. Nessa fase, é muito importante ter em mãos o projeto arquitetônico e demarcar as medidas conforme previsto no projeto da parede.

Trace no chão as posições dos elementos que formarão a parede, identificando a projeção dos vãos. Certifique-se também de que não há nenhuma interferência construtiva que não tenha sido considerada no projeto, capaz de atrapalhar a execução da técnica.

2. Instalação da estrutura metálica

Tendo demarcado o espaço da estrutura, chegou a hora de fixá-la. Para isso, utiliza-se a furadeira para colocar as buchas e os parafusos na instalação das guias metálicas. Recomenda-se aqui utilizar materiais apropriados à parede drywall, para evitar a corrosão.

Após instalar as guias, inicie a fixação dos montantes, ou colunas, por uma extremidade e termine na outra. Tanto para as guias quanto para os montantes, o espaçamento dependerá das dimensões da placa de gesso. Aconselha-se, porém, respeitar o distanciamento máximo de 50 cm entre os montantes, e 60 cm entre as guias.

3. Fixação das placas de gesso de um lado

Com a estrutura pronta, inicie a fixação das placas de gesso de um lado da parede. Parafuse as peças de cima para baixo, deixando um espaçamento de 1 cm entre o parafuso e a borda da chapa. Entre os parafusos, a distância pode ficar entre 25 a 30 cm.

Caso a altura da placa seja menor que o pé direito, será necessário realizar o corte de outra chapa para completar. Nesse caso, as juntas devem ser alternadas, ou seja, entre dois conjuntos longitudinais de placas, não podendo ser posicionadas continuamente.

4. Instalações elétricas, hidráulicas e isolamentos

A fixação de apenas um lado das placas serve como apoio para preenchimento do espaço interno com os isolamentos e a execução das instalações elétricas e hidráulicas, conforme previsto no projeto. Esse deve ser, portanto, o próximo passo.

O isolamento costuma ser realizado utilizando-se placas de lã mineral ou de vidro, cortadas para se encaixar nos espaços de cada placa de gesso.

5. Fixação das chapas restantes e rejuntamento

Por fim, deve-se realizar a fixação do restante das chapas de gesso, seguindo as orientações do passo 3. No caso de o pé direito ser maior que a altura da placa, aconselha-se também posicionar as juntas alternadamente com as placas do fundo. Então, rejunte os espaços entre as placas, utilizando uma fita microperfurada entre duas demãos de massa.

E aí, gostou deste passo a passo para instalar parede de gesso? Como vimos, há alguns detalhes que precisam ser considerados para garantir total segurança e acabamento. Mas agora que já os conhece, você pode aproveitar todas as vantagens do drywall!

Se achou este conteúdo interessante, aproveite também para assinar a nossa newsletter e receba nossos próximos conteúdos diretamente na sua caixa de entrada!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.