Equiloc

Instalação elétrica residencial: quais são os passos para fazer?

instalacao eletrica residencial quanto custa

Você sabe quais são os passos para fazer uma instalação elétrica residencial? Sabemos que quando se vai construir uma casa, a instalação elétrica é um ponto muito importante a ser pensado.

Pois, a instalação elétrica tem como objetivo formar uma conexão entre a eletricidade vinda da concessionária de energia e os eletrodomésticos e demais eletrônicos da casa através de materiais intermediários como fios, interruptores e tomadas.

Mas engana-se quem acha que fazer a instalação elétrica residencial é tão simples assim! Para que a sua instalação elétrica residencial seja feita dentro dos padrões é importante ter um profissional capacitado para realizar uma análise do local e um projeto que viabilize a instalação adequada.

Além disso, esse profissional deve levar em conta a norma NBR 5410 da ABNT que trata sobre as condições mínimas necessárias para instalações elétricas de baixa tensão.

Por isso, nós da Equiloc trouxemos um artigo com tudo o que você precisa saber sobre instalação elétrica residencial.

Como funciona uma instalação elétrica residencial?

instalacao eletrica residencial qual fio usar

Uma instalação elétrica, ao se tratar de um ponto de referência, muitas das vezes funciona realizando processos que fazem com que a energia seja gerada.

No caso das instalações prediais ou residenciais, estamos nos referindo a esta instalação realizada nas nossas casas, que é mais básica e comum e que possui tomadas e interruptores, sendo basicamente isso.

Como é formada uma elétrica residencial básica?

A elétrica residencial básica é um modelo padrão elaborado para casas e estabelecimentos em geral de uma determinada localidade.

A elétrica residencial básica é constituída a partir de um estudo preciso, que considera as necessidades dos ambientes e visa a garantir qualidade e satisfação para quem usará estes espaços.

Para chegar neste padrão, são realizados diversos cálculos para a definição dos circuitos e dos fatores de potência.

Também são determinadas as posições dos quadros de distribuição, simbologias, convenções e materiais a serem utilizados em toda a instalação elétrica.

Além disso, são distribuídos os pontos de iluminação e de tomada que receberão, respectivamente, as luminárias e os aparelhos elétricos.

A partir desses pontos de iluminação e tomada, são formados os circuitos e definidos os eletrodutos e sua forma de passagem.

O que é necessário para fazer uma instalação elétrica em casa?

Podemos citar como exemplos do que não se deve fazer em uma instalação elétrica, colocar interruptores longe das portas de acesso ou até mesmo um baixo número de tomadas bem como além de poucas, mal distribuídas.

Quando uma casa apresenta esse problema certamente, um dos motivos é a não realização de um projeto elétrico antes da execução do serviço.

Mas o que é esse projeto? É basicamente um esboço das instalações elétricas presentes na casa, porém, com todos os dispositivos ou equipamentos elétricos corretamente distribuídos.

E, ao realizar esse esboço são levados em conta o número de moradores e as necessidades de cada ambiente.

Dentre os principais itens que compõem uma instalação elétrica podemos citar por exemplo, tomadas, pontos de iluminação, disjuntores, interruptores e circuitos elétricos.

Ou seja, ao realizar o planejamento da estrutura elétrica, você passa a ter uma maior segurança tanto para residência quanto para os moradores.

Itens considerados essenciais para instalações elétricas em uma residência

Um sistema elétrico é composto por diversos itens, não só apenas interruptores como muitos acham! Por isso, listamos abaixo todos os materiais que compõem esse sistema na sua residência.

Disjuntores

O disjuntor atua em função dos níveis da corrente elétrica que atravessa o sistema: quando ocorre alguma sobrecarga, o aparelho desarma e interrompe o funcionamento de toda a rede, impedindo danos ao próprio circuito e aos eletrônicos nele conectados.

Interruptores

Trata-se de um dispositivo que é acionado pelo toque dos dedos, modificando a sua posição de comutação.

Sua principal função é bloquear a passagem da energia elétrica de um ponto ao outro.

Quadro de distribuição

O quadro de distribuição é instalado no interior de uma casa. Trata-se de um conjunto de disjuntores e fusíveis dispostos em uma caixa com revestimento de metal ou plástico.

Além disso, é um componente agregado ao sistema de fornecimento de energia responsável por concentrar todos os cabos referentes à fiação elétrica e por distribuir energia em subcircuitos para todos os ambientes da residência.

Fios e cabos

Os fios e cabos tem sua principal função como condutores de eletricidade, protegidos em eletrodutos, destinados à distribuição de luz, força motriz, aquecimento, sinalização e campainha.

Em instalações fixas, embutidas ou aparentes.

Lâmpadas

Esses itens provavelmente são os primeiros lembrados por quem é mais leigo. Sejam lustres, luminárias ou simples lâmpadas são eles que transmitem a luz provenientes da energia elétrica.

Além de iluminar os ambientes, agregam na decoração dependendo do modelo escolhido. E, quando falamos em lâmpadas, temos as seguintes categorias:

  • Incandescentes: foi o primeiro tipo de lâmpada a ser inventado por Thomas Edison em 1802, porém, atualmente, já não é mais utilizado devido ao seu alto gasto energético.
  • Fluorescentes: são lâmpadas de descarga em baixa pressão, onde o tubo de vidro é preenchido com gases inertes e uma pequena quantidade de mercúrio. Um detalhe importante sobre elas é que são super econômicas, chegando a produzir cerca de 5x mais energia do que as incandescentes.
  • LED: são as mais procuradas dos últimos anos, e tem substituído as incandescentes e fluorescentes aos poucos devido ao longo tempo de tudo bem como sua economia. Em relação ao consumo, segundo dados elas consomem 80% energia a menos que as incandescentes.
Tomadas

Entre os materiais para instalação elétrica, estes itens também são constantemente lembrados. Afinal, são elas que permitem a conexão dos aparelhos elétricos à rede de energia.

Vale a pena destacar ainda que os padrões de voltagem utilizados no Brasil são de 110 e 220 volts, variando conforme a região.

Adaptadores

Os adaptadores são encontrados em diferentes formatos para proporcionar a oportunidade de conexão entre os aparelhos e tomadas.

Além de serem práticos e funcionais, são peças essenciais para garantir que, independente do encaixe da tomada, seus eletrônicos irão funcionar perfeitamente e com segurança.

Qual fio usar para rede elétrica residencial?

Você deve escolher os fios e cabos ideais para cada instalação, baseado na especificidade de cada uso. A fiação elétrica precisa ser segura e adequada.

Alguns critérios que ajudam na hora da compra dizem respeito ao tipo de instalação, tensão, tamanho da extensão do fio ou cabo e espessura (seção/bitola).

Certifique-se de que os materiais estão de acordo com a norma brasileira de instalações elétricas de baixa tensão, na qual a seção mínima para fios e cabos em circuito de iluminação é de 1,5 mm². Já para circuitos de força, como tomadas, é 2,5 mm².

Como começar uma instalação elétrica residencial?

instalacao eletrica residencial erros comuns

O primeiro passo para realizar uma instalação elétrica é fazer o projeto, pois mediante ele será realizado o dimensionamento dos cabos e dispositivos de proteção através de cálculos.

Ao projetar a instalação é importante realizar de acordo com a norma NBR 5410, pois é uma norma padrão, dessa forma qualquer eletricista que saiba interpretar um diagrama elétrico consiga realizar a instalação.

Importância de um projeto elétrico residencial

Realizar o projeto elétrico residencial traz aos moradores a garantia de prevenção contra acidentes, como circuitos curtos, por exemplo.

Além disso, o correto dimensionamento de todo o sistema, logo, permite que não haja desperdícios na compra dos materiais necessários à instalação elétrica.

Outro ponto relevante é assegurar que sejam seguidas as normas técnicas e legislações pertinentes, além da eficiência energética do projeto.

Como fazer um projeto elétrico residencial?

Para que o projeto elétrico residencial obtenha um alto índice de satisfação do cliente, é importante estabelecer uma sequência lógica de etapas, visando não apenas reduzir o tempo gasto bem como reduzir também os possíveis erros.

Vamos entender cada uma das etapas a seguir.

Arquitetura e demanda do projeto 

É de grande importância estudar a arquitetura e compatibilizar o projeto elétrico em relação à estrutura bem como as instalações do imóvel.

Isso ajuda a definir a localização dos pontos de tomada de acordo com o layout do projeto.

Previsão de cargas

Definimos como carga a soma das potências dos equipamentos elétricos previstos no projeto, onde a NBR 5410 estabelece critérios para definir o número mínimo de tomadas e cargas de iluminação de cada um dos ambientes do seu projeto.

O critério da norma estabelece um número mínimo de tomadas, mas no decorrer do projeto é comum perceber necessidade de uma quantidade maior.

Principalmente em ambientes como salas e cozinhas esta necessidade é mais perceptível, visto o maior acesso das famílias a equipamentos eletroeletrônicos.

A iluminação também deve ser dimensionada seguindo os critérios da NBR 5410.

Ao fazer esta previsão de cargas, você já pode considerar pontos adicionais que serão necessários.

Circuitos elétricos 

Por questão de segurança, a NBR 5410 determina que os circuitos elétricos  possuam em média 10A de corrente elétrica.

Dessa forma, sua corrente máxima, pode possuir apenas mais um circuito com um aparelho de potência alta. No mais, recomenda-se a separação dos circuitos de iluminação dos circuitos de tomadas.

Distribuição dos pontos e simbologia 

A simbologia elétrica residencial existe justamente para representar os componentes elétricos através de diferentes símbolos dentro de um projeto.

Ou seja, trata-se de uma representação gráfica e escrita dos elementos que compõem o projeto elétrico residencial.

Ela é necessária porque, tendo em vista que uma planta baixa de um projeto encontra-se sempre em uma escala de representação reduzida, seria impossível retratar os componentes reais de uma instalação elétrica.

Diagrama unifilar

O diagrama unifilar é um desenho que adota simbologia específica, representando como será a instalação elétrica em cima de uma planta arquitetônica.

O diagrama unifilar apresenta o esquema geral de entrada de energia, indicação de aterramento, esquema para a separação dos circuitos, disjuntores, fiações e demais itens presentes no projeto elétrico.

Quem pode assinar um projeto elétrico residencial?

A verdade é que somente técnicos e engenheiros registrados no conselho competente de classe que é o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) podem efetivamente se responsabilizar tecnicamente por um projeto elétrico.

Quanto custa em média uma instalação elétrica residencial?

instalacao eletrica residencial tomadas e interruptores

Ao pesar no orçamento para fazer instalação elétrica residencial para casa, é preciso incluir todos os valores envolvidos, como projeto elétrico, mão de obra e materiais.

Fazem parte disso o projeto elétrico, a colocação da fiação elétrica, instalação de interruptores e pontos de luz e a até a instalação das lâmpadas.

O preço médio da instalação elétrica residencial para casa fica entre R$ 3.700 e R$ 4.500.

6 cuidados que você precisa ter na instalação elétrica residencial

Um ponto a se considerar na hora da sua construção ou até mesmo reforma é a qualidade tanto do serviço quanto do material para que o trabalho seja executado com toda a segurança necessária.

Com isso, são necessários alguns cuidados primordiais para que possíveis acidentes de trabalho sejam evitados, assim como também os chamados retrabalhos.

Por isso, planejamento e cautela são considerados essenciais para quem busca um alto índice de sucesso na hora de realizar a instalação elétrica residencial.

Por isso, listamos abaixo 6 cuidados que você precisa tomar na hora da sua instalação!

Detalhar o projeto

Todos os componentes de uma construção são pensados na fase do projeto, que deve descrever os processos necessários para transformar um ambiente.

Por isso, tanto obras novas quanto espaços antigos demandam uma análise prévia para identificar o que será instalado ou substituído no local.

Dessa forma, nos projetos elétricos o responsável pela execução, geralmente um eletricista, possui todas as informações necessárias para fazer corretamente as instalações elétricas da obra.

Sabe o porquê não se deve desprezar o projeto elétrico? Um dos grandes pontos é que com eletricidade não se brinca,além de que, economizar no projeto pode lhe custar caro mais pra frente.

Pois, o projeto elétrico determina a quantidade e a especificação exata de cada material a ser comprado para sua obra.

Evitar o famoso improviso

De improviso todo mundo entende e até já fez algum tipo, não é mesmo? Então para que isso seja evitado na sua obra é necessário realizar o projeto e o detalhamento do mesmo, que é primordial como já havíamos citado.

Numa instalação o improviso pode se tornar extremamente problemático num futuro bem próximo, afinal, eles podem trazer a você pequenos transtornos ou até mesmo acidentes bem graves.

Um exemplo de pequeno transtorno seria o interruptor longe da porta de entrada do quarto. Já como exemplo de problema grave poderíamos citar uma sala com tomadas insuficientes que demandaria o uso de adaptadores, podendo causar sobrecarga e, como resultado disso, aparelhos queimados ou até mesmo um incêndio.

Em outras palavras, não economize com materiais, respeite a voltagem dos equipamentos e, sempre que necessário, faça a inspeção da rede com um profissional.

Priorizar materiais de qualidade

Seguir normas, ter materiais de qualidade em sua composição e seguir controle de qualidade tem um custo, sendo assim, o que é muito barato pode estar faltando algum fator importante.

Você nunca deve sucumbir à tentação de comprar materiais mais baratos que geralmente não atendem a todos ou alguns dos requisitos dos padrões de qualidade.

Sempre compre produtos de fornecedores que tenham reputação no mercado ou, pelo menos, não tenham nomes e marcas relacionados a reclamações sobre irregularidades de qualquer tipo.

Aptar por objetos muito baratos para economizar dinheiro pode não ser uma boa alternativa, pois essa sensação de economia inicial pode gerar muitos gastos no futuro com manutenção e reparos.

Ademais, o uso de materiais ruins coloca em risco a segurança do imóvel e das pessoas que utilizam o espaço.

Trabalhar com equipamentos modernos

Em todo tipo de trabalho é sempre importante utilizar equipamentos modernos que oferecem uma maior segurança bem como uma maior eficiência no serviço.

Dessa forma, os recursos utilizados para realizar uma instalação elétrica além de terem qualidade também devem estar em boas condições de uso.

Seguir as normas de segurança

Atividades que envolvem eletricidade são regulamentadas pela Norma Regulamentadora NR10.

Que aborda a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos. Assim como a NBR 5410, ela também visa a segurança, mas, desta vez, foca na saúde dos trabalhadores que atuam em serviços com eletricidade, direta ou indiretamente.

A NR10 traz todas as informações necessárias de ações que devem ser tomadas para proteger a saúde e a integridade física de profissionais que atuam com eletricidade, como, por exemplo, uso de equipamento de proteção individual e coletiva, a importância da segurança em projetos, etc.

Já em relação a NBR-5410, temos que ela aborda diretamente a segurança do projeto pronto e de quem vai usar a edificação. Dentre os principais pontos a se destacar sobre ela, temos:

  1. Separação dos circuitos;
  2. Potência mínima relacionada a iluminação;
  3. Potência mínima e dimensionamento das tomadas;
  4. Tipo de aterramento.

A importância de seguir tanto a NR quanto a NBR está no fato de se conseguir entregar uma obra de forma correta e segura, além de conseguir garantir que os colaboradores envolvidos atuem sob os menores riscos possíveis de sofrerem um acidente elétrico.

Investir em serviço especializado

Toda e qualquer instalação elétrica deve ser feita por um profissional qualificado na área.

Pois, somente uma empresa ou um profissional especializado pode garantir o bom planejamento e execução de um projeto elétrico, sobretudo, pela familiaridade com o trabalho que realiza.

E, principalmente, devido a certeza que o serviço será feito com precisão e de acordo com todas as exigências legais e normas de segurança.

Quais são os erros mais comuns ao fazer uma instalação elétrica na residência?

Na hora da instalação elétrica, alguns erros são comuns e podem influenciar na qualidade do serviço e na segurança do imóvel.

É importante ter conhecimento para evitar problemas e proporcionar mais tranquilidade para as pessoas que irão desfrutar do ambiente. Entre os principais, podemos destacar:

  1. Sobrecarga dos disjuntores;
  2. Utilização de disjuntores incompatíveis com cabos elétricos;
  3. Não instalação do diferencial residual;
  4. Não utilização de bitolas corretas;
  5. Aquisição de materiais de baixa qualidade.

Entenda como a Equiloc pode ajudar na sua instalação elétrica

instalacao eletrica residencial como funciona

A Locadora Equiloc pode te ajudar com sua instalação elétrica, desde o aluguel de andaimes para puxar a fiação bem como as furadeiras para fixar tomadas.

A Equiloc vem investindo num sistema crescente na construção civil: a locação de equipamentos.

Dessa forma, por um custo bem reduzido você tem a capacidade de possuir todos os itens que deseja pelo tempo que quiser para realizar suas construções. Com a Equiloc, a burocracia e os preços são baixos, dando conforto às escolhas do cliente.

O atendimento é personalizado para cada usuário, buscando sempre atender as necessidades de maneira mais rápida e efetiva possível.

Portanto, ao necessitar de equipamentos para conseguir realizar a sua instalação elétrica residencial, confia na Locadora Equiloc que é negócio certo!

Conclusão

instalacao eletrica residencial cuidados necessarios

Para que uma casa seja confortável e segura, diversos são os fatores necessários. A execução de um bom projeto elétrico é um deles.

E, pensar sobre a importância das instalações elétricas é uma tarefa importante em qualquer construção. Afinal, você não deseja ter futuros problemas elétricos na residência e gastos extras por conta do mau funcionamento das instalações elétricas.

Além disso, a praticidade, assim como os outros fatores citados, é um grande benefício de um bom projeto elétrico. Outra dica importante é a contratação de uma empresa especializada em projeto elétrico residencial, pois empresas completas, que realizam outros tipos de serviços tendem a ser mais confiáveis.

Acesse nosso Blog e leia conteúdos sobre Construção Civil, Ferramentas e Produtividade no Canteiro de Obras.

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.