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9 dicas na hora de alugar equipamentos para a sua obra

9 dicas na hora de alugar equipamentos para a sua obra

A locação de equipamentos em BH para construção civil é a opção mais viável quando o objetivo é fazer pouco uso do maquinário. Esse serviço pode ser utilizado tanto por pessoas que estejam reformando seu imóvel quanto por pequenas construtoras que não pretendem investir na compra de máquinas.

Se você está reformando a casa e contratou uma equipe de construção, pode ser necessário alugar alguns materiais básicos, como furadeiras e andaimes. Várias empresas trabalham com o aluguel desse tipo de equipamento.

Quer saber de alguns cuidados que é preciso tomar para evitar prejuízos? Então confira agora mesmo este post, pois separamos dicas imperdíveis! Acompanhe a leitura.

1. Entenda se a locação de equipamentos em BH compensa

Se você não tem muito conhecimento sobre a área, é fundamental entender quando vale ou não a pena alugar equipamentos antes de tomar qualquer decisão. Em certos casos, é mais interessante comprar a máquina, portanto, é necessário aprender como fazer a melhor escolha para suas necessidades.

Para obras de curta duração — concluídas em até 18 meses, em média — a locação de equipamentos é uma ótima alternativa. Tratando-se de reforma para casa, itens mais simples e menores, como ferramentas e furadeiras, tendem a valer mais a pena serem comprados. Já máquinas, andaimes, betoneiras e produtos mais caros que serão usados apenas na obra em questão, não valem o investimento na aquisição.

Desse modo, ao fazer o planejamento de sua obra, faça a análise da relação custo-benefício de cada máquina. Se a produtividade do serviço aumentar a ponto de compensar o investimento, compare em seguida o valor da compra e da locação dividido pela quantidade de meses de uso.

Conheça agora as vantagens da locação de equipamentos em BH:

  • contar com a assistência técnica especializada oferecida pelos locadores;
  • diminuir riscos de acidentes e prejuízos com máquinas quebradas;
  • pagar pelo equipamento alugado apenas no período em que usá-lo;
  • eliminar preocupações com depreciação ou obsolescência;
  • reduzir custos direcionados à aquisição de maquinário;
  • zerar gastos com a manutenção dos equipamentos;
  • aumentar a produtividade dos serviços da obra.

Veja agora as desvantagens da locação:

  • ter de obedecer às regras de utilização do equipamento;
  • poder usar a ferramenta apenas nos locais combinados;
  • pagar mais impostos na locação do que na compra;
  • gastar mais no aluguel a longo prazo.

2. Saiba se a máquina é realmente útil na obra

A primeira atenção que você precisa ter é entender a utilidade do equipamento para a sua obra. Um andaime, por exemplo, é um item básico para pinturas de fachadas ou reformas e manutenções feitas em altura. Ele oferece mais segurança e mobilidade para o trabalhador e também garante que o serviço tenha mais qualidade.

Se você tem dúvidas sobre a necessidade de determinada máquina ou material, converse com os responsáveis pela obra e esclareça esse assunto. É importante também entender qual a melhor opção de equipamento para realizar cada tarefa.

A empresa de locação pode tentar oferecer uma máquina mais moderna, sendo que um equipamento básico já atenderia às suas necessidades na reforma. Por isso, é fundamental saber o que a obra precisa e entender quais são as opções mais viáveis e econômicas.

Outra informação importante é em relação à produtividade da equipe. Você não precisa, por exemplo, alugar dois andaimes se não há mais de um trabalhador precisando desse equipamento ao mesmo tempo.

A necessidade real do aluguel está baseada na produtividade e no cronograma da equipe. Se alugar equipamentos mais eficientes ou em maior número for contribuir para tornar a reforma mais rápida, o investimento vale a pena. Mas é preciso analisar com cuidado todas as opções, para não basear sua decisão no cenário ideal e acabar perdendo dinheiro.

3. Compare os preços

Essa é uma dica ainda mais importante para quem não é da área. Profissionais que trabalham com construção ou pessoas que já tenham mais experiência com reformas podem conhecer bons fornecedores. Se você não conhece, é essencial comparar os preços e as condições de pagamento oferecidas pelas empresas.

Mesmo que haja urgência, não deixe de pegar vários orçamentos e comparar o valor cobrado por cada fornecedor. Pesquise as opções disponíveis no mercado de locação de equipamentos em BH e procure a melhor relação custo-benefício.

4. Saiba o tempo e as condições de locação

O preço não é o único fator relevante na hora de escolher onde alugar o maquinário. Procure também por fornecedores que prezam por um bom relacionamento com o cliente, proporcionando condições especiais e oferecendo flexibilidade caso você precise ampliar ou reduzir o tempo de aluguel ou o número de unidades alugadas durante a obra.

Imprevistos são muito comuns em uma reforma, por isso, esteja preparado para eles. Contar com a parceria da empresa de locação é um diferencial positivo para quem está enfrentando os desafios de uma obra.

Assim, ao comparar os fornecedores, atente também para as particularidades da locação e para o tempo contratado. Algumas empresas facilitam o pagamento para clientes que alugam equipamentos por um tempo maior — procure saber se é possível aproveitar esse tipo de vantagem.

Outro benefício que você deve checar é a questão do transporte do equipamento. Opte por uma empresa que ofereça o translado das máquinas até a sua obra, assim como o serviço de buscar no local no dia da devolução. Além de facilitar a logística, esse é um fator de economia, pois evita que você precise contratar um frete.

5. Verifique o estado dos equipamentos alugados

Ao decidir onde alugar equipamentos para uma obra, a qualidade também deve ser um dos fatores analisados. Às vezes, uma empresa oferece preço baixo e facilidade de pagamento porque não conta com máquinas em bom estado de uso. Fique atento!

É indispensável ir pessoalmente até o fornecedor e verificar a conservação e as condições de uso do equipamento. Se forem máquinas muito velhas, com aparência ou ruídos estranhos ou qualquer outro sinal de que elas não passam por manutenções periódicas, não feche o negócio. Além do risco de prejuízo financeiro, um equipamento ruim pode trazer consequências à saúde e até à vida dos trabalhadores.

Se você não tem conhecimento suficiente para analisar essa condição, vá acompanhado de um profissional em quem você confie. Ele vai poder julgar qual é a opção mais segura e eficiente para realizar o serviço.

6. Conheça o equipamento

Por mais que você não atue diretamente na obra, é interessante que conheça os equipamentos alugados e tire todas as suas dúvidas sobre eles. Ao contratar o serviço de aluguel, converse com os fornecedores e colha todas as informações que você considerar relevantes.

Ao fazer a locação de equipamentos em BH, procure conhecer os materiais disponíveis e identificar as particularidades de cada opção. Não deixe de fazer perguntas e esclarecer qualquer dúvida que surgir. A simpatia e o comprometimento do fornecedor nesse primeiro contato já podem ser sinais positivos para você fechar negócio.

7. Cheque se existem funcionários aptos a usar a máquina

Como se trata de um equipamento alugado, você deve se certificar de que há pessoas capacitadas para utilizar e cuidar dele. Acidentes de trabalho, prejuízos financeiros e avarias no maquinário podem ser consequências da falta de mão de obra qualificada para o serviço.

Na equipe da obra, certamente há profissionais com conhecimento e experiência para manusear os equipamentos necessários. Caso se trate de uma máquina mais específica ou moderna, cheque a possibilidade do próprio fornecedor oferecer as orientações de uso para os trabalhadores que você contratou.

8. Gerencie os equipamentos alugados

O custo da locação de equipamentos para a obra é proporcional ao tempo contratado, portanto, máquinas ociosas significam prejuízo. Assim, ao acompanhar o planejamento realizado pelo profissional de sua confiança, verifique a distribuição do serviço para alugar os equipamentos do modo mais otimizado para o trabalho e para seu bolso.

Além do planejamento, mantenha um controle detalhado da localização, uso e estado de conservação de cada um dos itens alugados. Esse tipo de monitoramento é fundamental para prevenir paradas inesperadas e problemas por má utilização. Alguns equipamentos têm um plano de manutenção preventiva e acompanhar essas datas ajudará a evitar danos e acidentes.

9. Escolha uma locadora com credibilidade na área

Mesmo realizando uma ampla pesquisa de mercado, comparando diversos orçamentos e visitando a sede da empresa para observar o estado dos equipamentos, leve em conta a credibilidade da locadora. Converse com o profissional que está acompanhando sua obra e com seus fornecedores de materiais, checando se a empresa é confiável.

Apesar de BH ser uma cidade grande e o setor da construção civil atrair muitas novas empresas, aquelas de maior confiança tendem a ser conhecidas pelos profissionais da área. As locadoras ruins também: veja com seus conhecidos do ramo quais empresas é melhor evitar.

Tocar uma reforma em casa é um grande desafio. Você precisa contratar e coordenar a equipe de trabalhadores, lidar com imprevistos e atrasos, resolver problemas e até alugar equipamentos de construção.

Seguindo nossas dicas, fica mais fácil saber o que fazer na hora de contratar esse serviço! A locação de equipamentos em BH deve ser feita de modo consciente e calculado, considerando o cronograma da reforma e a qualidade do serviço.

Você já conhece as vantagens e diferenciais de alugar equipamentos para construção na Equiloc? Nós somos uma locadora líder no mercado da região por oferecermos a nossos clientes equipamentos em perfeitas condições, com negociação flexível e maior agilidade na logística. Entre em contato conosco para saber mais!

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