Equiloc

Vai construir? 7 dicas para você economizar na sua obra ou reforma

Serra Tico Tico e o homem cortando madeira

Seja em uma reforma da sua casa, na reinauguração da sua loja ou em um grande projeto de construção civil, o planejamento prévio e uma execução devidamente orientada são dois fatores cruciais para prosseguir com economia e melhores resultados.

No intuito de tentar achar uma fórmula para a redução dos gastos, muitos profissionais acabam pecando na escolha de materiais de menor qualidade. Porém, este é um equivoco, já que estes materiais de baixo custo podem impactar no menor aproveitamento da matéria-prima. Em algumas obras, até 30% dos materiais podem ir para o lixo devido a este fato. Este é só um dos pontos ase observar.

Um projeto barato é aquele que confere o melhor custo benefício em todas as etapas. Separamos abaixo 7 dicas para que você consiga economizar sem perder a produtividade:

1 – Escolha um terreno que proporcione menos preparação e contenções

Dê sempre preferência para a escolha de terrenos planos. Isto representará muito economia com obras de terra, estrutura de concreto, fundações ou contenções de arrimo.

Avalie criteriosamente a resistência do solo, a solidez deste indicará a melhor estrutura a ser construída. O ideal é que os alicerces da casa fiquem em terra firme. Se esta etapa não for analisada de forma consistente, alterações futuras no plano poderão representar um impacto em custos não previstos da obra.

Não realize terraplanagens ou cortes antes do projeto arquitetônico estar devidamente definido ou sem a orientação de um engenheiro. Um profissional de arquitetura poderá tirar melhor proveito do estilo do terreno para propor soluções com maior custo benefício para o resultado final.

2 – Faça um planejamento consistente e tenha profissionais comprovadamente capacitados para orientar o projeto

Ao realizar uma obra, tenha sempre ao seu lado profissionais com experiência comprovada no mercado, e isto não significa gastar mais, mas sim se precaver de possíveis erros técnicos que podem sim representar um grande prejuízo. Cheque as referências e faça entrevistas antes de contratá-los. Se for uma construtora, realize reuniões periódicas para se informar do andamento da obra.

O arquiteto será responsável por definir detalhes hidráulicos e elétricos, além do projeto arquitetônico. Em seguida, o engenheiro entra em ação fazendo os devidos cálculos para certificar se tudo está sendo planejado em conformidade com as orientações do projeto.

Oriente estes profissionais para que as soluções sejam direcionadas afim de obter a melhor economia com os recursos disponíveis. Indique o valor disponível para realizar a empreitada. Defina um cronograma, as etapas da obra, peça indicações de profissionais para a mão de obra e lojas de material de construção.

3 – Economize mais comprando todos materiais de uma vez

Com todo o plano da obra definido em mãos, você pode criar uma planilha organizada dos materiais que a obra necessita e iniciar os orçamentos. Na maioria das vezes, fazer a compra de todo o material em um só lugar permitirá que você negocie melhores condições de pagamento e entrega. Caso não exista espaço para guardar todo o material, indique a necessidade de uma entrega parcial e agendada. Lembre-se também que a segurança de sua matéria prima é muito importante para evitar perdas.

4 – Pense de forma sustentável e gaste menos no futuro

Economizar na compra de materiais é seu objetivo, porém, tenha sempre em mente que investir um pouco mais pode representar mais economia no futuro em contas de água e energia.

Materiais sustentáveis podem custar um pouco mais, porém serão mais eficientes como: lâmpadas de LED, torneiras economizadoras, arejadores na ponta de torneiras e outros equipamentos.

Materiais usados também podem ser uma boa opção para se economizar. Vidros, espelhos e outros componentes de aço e metal.

5 – Construa somente o necessário da área do terreno ou faça um plano da obra em etapas

Quanto mais metragem quadrada é planejada, maior será o gasto. Antes de construir, pense no espaço que realmente precisa. Um projeto menor pode ser mais produtivo e funcional se realizado de forma inteligente. Seja racional para tomar este tipo de decisão e não haja por impulso para que os gastos não fujam do controle.

Se existe a real necessidade de construir ou reformar um ambiente maior, planeje a obra em etapas para que você não se arrisque com os custos de uma só vez, em um impulso.

6 – Economize com o acabamento combinando soluções alternativas disponíveis no mercado

O mercado de materiais de acabamento conta com uma infinidade de opções, modelos e soluções para cada tipo e objetivo de projeto. Utilize este recurso disponível para encontrar, de forma racional, as melhores opções que se encaixam nos custos do seu projeto. Existem várias opções simples e funcionais que atendem as necessidades técnicas sem pesar no seu bolso.

Existem também algumas técnicas utilizadas na pintura que podem, por exemplo, economizar a quantidade de material necessário. Consulte os profissionais envolvidos na obra para entender como isto pode ser realizado no seu projeto.

Materiais de acabamento precisam ser avaliados não somente pela aparência, mas principalmente, pela sua viabilidade, utilidade e na possível futura troca em caso de mudanças.

Atenção! Quando for utilizar equipamentos para sua obra, economize na locação de máquinas de boa procedência. A Locadora Equiloc possui a solução definitiva para que você potencialize a produtividade da sua obra.

Faça contato com a gente e solicite um atendimento para mais informações.

7 – Poupe também acompanhando a execução organizada e orientada da obra

Organize seu canteiro de obras para que a bagunça não influencie na produtividade da equipe, evitando acidentes e desperdícios.

É essencial que haja um acompanhamento da obra por um engenheiro ou arquiteto. Erros na execução dos serviços podem resultar em prejuízos posteriores. Fique atento, qualquer alteração no projeto precisa ser indicada aos profissionais responsáveis para não implicar em alterações não previstas.

Esquecemos de algo que você também adotou na sua obra para a maior economia? Já teve dor de cabeça com prejuízos na sua construção? Conte suas experiências pra a gente aqui nos comentários e nos ajude também a orientar sobre como reduzir os custos em obras, reformas e construções.

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.