Equiloc

7 ferramentas de medição preferidas de quem vai construir

terraplanagem máquinas

Antes de iniciar uma obra, há a etapa de aprovação da planta do empreendimento, em que são definidas especificações sobre o dimensionamento que a construção precisa ter. Nesse sentido, durante as diferentes fases da construção são necessárias várias ferramentas de medição para garantir que tudo esteja rigorosamente dentro do preestabelecido pela planta.

Existem diversos tipos de ferramentas de medição, mas no ramo da construção civil elas são especificadas basicamente de acordo com a precisão que o objeto a ser medido demanda. Não se mede, por exemplo, o diâmetro de um tarugo de aço com uma régua — é prudente usar um paquímetro ou um micrômetro.

Confira 7 importantes ferramentas de medição para quem vai construir, bem como alguns pontos relevantes sobre esse processo.

Ferramentas de medição para quem vai construir

1. Trena

Talvez uma das ferramentas de medição mais conhecidas seja a trena. Ela é tão funcional que o seu uso não se limita apenas ao ramo da construção. A trena pode ser utilizada para mensurar pequenos objetos, mas sua especialidade é medir grandes comprimentos sem a necessidade de entregar uma boa precisão.

Conhecida também por fita métrica, a trena manual comum tem seu alcance variando na faixa de 3 a 50 metros. Na versão digital, já é possível encontrar trenas a laser com um alcance de 100 metros.

2. Esquadro

Manter pisos, paredes e outras superfícies alinhadas é fundamental em qualquer construção, tanto no sentido estrutural quanto no visual. Dessa forma, o esquadro é o instrumento de medição responsável por averiguar o ângulo existente entre dois planos diferentes.

Garantir que uma parede esteja exatamente a 90° de um piso é fundamental, porque na fase de instalação de portas, janelas e do piso, o alinhamento perpendicular é um crucial critério de qualidade.

3. Escalímetro

O escalímetro é um instrumento de medição que é frequentemente manejado para a leitura de plantas. Como o próprio nome sugere, a especialidade do equipamento é realizar medidas sob diferentes escalas (milímetros, pés, polegadas etc.). No formato mais comum, é encontrado no mercado com alcance semelhante ao de uma régua: de 30cm.

4. Paquímetro

Possibilitando ao operador realizar medições em objetos com medidas internas, externas, ressaltos e canais, o paquímetro é uma espécie de régua mais precisa e funcional. Sua versão mais comum tem o alcance de 200mm, mas é possível encontrá-lo em formatos mais robustos, com alcance de até 1000mm.

Por oferecer uma precisão relativamente boa, ser extremamente prático e simples de utilizar, o paquímetro é uma ferramenta de medição que não está restrita à construção civil: é largamente usado por muitos segmentos que demandam medições.

5. Prumo

O prumo consegue realizar parte da funcionalidade de um esquadro — que é verificar a perpendicularidade de uma superfície —, mas sua forma de medir é diferente. Elaborado a partir de um formato extremamente simples e eficiente, o prumo é composto basicamente por uma corda, um peso em uma extremidade e uma base referencial na outra.

Para usá-lo, basta deixar o peso de uma extremidade livre e encostar a base de referência na parede, verificando o quão paralela a linha está da parede.

6. Medidor de umidade

Desempenhando importante papel de identificação e avaliação de problemas após o término das obras, esse medidor é capaz de averiguar as características térmicas de uma parede sem danificá-la.

Por meio de uma elaborada tecnologia, o equipamento detecta o quão úmido um local está, conseguindo especificar onde há vazamentos e infiltrações.

7. Taqueômetro

Os taqueômetros são usados na medição de ângulos (horizontais e verticais) e comprimentos lineares. Classificado como um instrumento de medição topográfico, ele ajuda na elaboração da planta topográfica, que auxilia a equipe de construção acerca do posicionamento da obra no terreno.

Realizando medições a partir de uma mira a laser (refletida no prisma e que retorna ao instrumento), cabe destacar que o taqueômetro deve ser posicionado em um ambiente isento de obstáculos para garantir a sua eficiência.

Elementos que acompanham o processo de medição

Por mais simples que possa parecer, realizar uma medição e garantir que os dados coletados estejam corretos não é um processo tão trivial. Há importantes pontos sobre a etapa de medição e que devem ser destacados.

Capacitação

Ser capacitado o suficiente para medir um objeto da forma certa e fazer a leitura adequada da escala do equipamento de medição é o básico para quem precisa mensurar corretamente. Não é raro encontrar erros na obra devido a falhas na medição cometidas por colaboradores, por isso, ser capacitado e saber executar o processo de medição correto é fundamental.

Calibração dos equipamentos

Não adianta saber manusear corretamente um instrumento de medição e fazer a interpretação exata da escala mas utilizá-lo descalibrado. Ferramentas de medição descalibradas podem ser responsáveis por erros grosseiros de execução.

Dessa forma, periodicamente todos os equipamentos que realizam medidas obrigatoriamente devem ser calibrados (preferencialmente por uma empresa profissional). Dessa forma é possível reduzir erros por falhas nas ferramentas de medição, o que infelizmente ainda hoje é bastante comum.

Temperatura

Verificar a temperatura durante o processo de medição (essencialmente quando se busca medidas precisas) é fundamental para a coleta de dados condizentes com a realidade. Isso porque, na presença de calor, tanto o objeto a ser mensurado quanto a ferramenta de medição naturalmente sofrem dilatação, o que certamente refletirá em medidas distorcidas.

Já em ambientes com baixas temperaturas ocorre o inverso: há a contração dos equipamentos, podendo igualmente gerar resultados de medição falhos. Sendo assim, é prudente observar esse aspecto térmico durante toda a etapa de medição.

Muitos se perguntam como os trabalhadores da construção civil conseguem reproduzir uma obra que está apenas representada na planta com tamanha precisão. Como vimos no post, uma das respostas é a partir das ferramentas de medição, sem as quais nenhum construtor consegue entregar um resultado de sucesso no canteiro de obra.

Gostou de saber mais sobre as ferramentas de medição preferidas de quem vai construir? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário no post e compartilhe conosco as suas experiências e questões em relação ao canteiro de obras!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.