Equiloc

Acerte no seu jardim: conheça 8 dicas incríveis de paisagismo!

Acerte no seu jardim: conheça 8 dicas incríveis de paisagismo!

Para quem está pensando em transformar a fachada ou o quintal de casa, mas não sabe como trazer mais charme e vida para esses ambientes, uma excelente opção é basear-se em dicas de paisagismo. De fato, alguns aspectos, como a escolha das diferentes espécies de plantas, adaptação e iluminação do local pretendido, são procedimentos que precisam ser realizados de maneira correta para conseguir o resultado desejado.

No entanto, esses detalhes não precisam se tornar dificuldades ou serem executados somente por profissionais renomados, já que o próprio morador pode dar o seu toque, desde que certas orientações básicas sejam consideradas.

Por isso, no artigo de hoje listamos algumas dicas de paisagismo para ajudar você a decorar a sua própria área verde de maneira simples e prática. Continue lendo e confira!

1. Planeje o que pretende para o jardim

Realizar um bom planejamento de tudo o que se pretende para o jardim e de acordo com o espaço disponível pode ser uma boa maneira de evitar gastos desnecessários. Se desejar inserir pomares, muitas ou poucas plantas, deve se atentar para a qualidade da terra, tamanho do ambiente e incidência solar.

E se a intenção posteriormente é colocar iluminação, não se esqueça de providenciar a passagem dos fios e ligações elétricas nos pontos pretendidos, pois esses fatores podem influenciar na hora da compra.

2. Faça um canteiro

Plantas e flores espalhadas pelo quintal podem trazer um efeito contrário ao desejado, pois algumas podem ficar escondidas ou perder o destaque. Nesse caso, recomenda-se fazer um canteiro e concentrá-las em uma área sem sobrecarregar o local, delimitando-as com pedras decorativas ou seixos brancos, que vão oferecer sofisticação para o ambiente.

3. Escolha as plantas e flores

Optar por uma jardinagem com variedade de espécies de plantas e flores pode deixar o ambiente interessante. Em pequenos espaços, por exemplo, um jardim vertical em apenas uma parede com trapoeraba e samambaias pode ser uma boa opção. Já em lugares maiores a jardinagem poderá ter mais variedades, incluindo as flores, e contar com itens na decoração.

No entanto, antes de optar por qual planta comprar, é preciso saber se o tipo escolhido é o mais indicado para o ambiente em que se deseja inseri-la, pois cada espécie requer condições específicas para se desenvolver. Algumas precisam receber luz, enquanto outras ficam mais vistosas na sombra.

Vale ressaltar que a escolha das plantas deve ser feita conforme as características do ambiente e disposição de quem vai cuidar do jardim. Isso porque algumas espécies exigem podas regulares e regas com frequência, e se o morador não tem tempo disponível para essas ações, a jardinagem poderá ser uma obrigação e não uma tarefa prazerosa.

Nesse caso, o ideal para quem está começando é optar pelas plantas suculentas e as cactáceas e montar um jardim desértico, por exemplo, pois elas são mais fáceis de cultivar e não requerem regas diárias e ambientes muito iluminados.

4. Coloque gramas

A grama também conta com uma diversidade de espécies que tende a se desenvolver melhor em determinados tipos de clima e ambientes. Por isso, se pretende ter um jardim gramado, é preciso pesquisar qual tipo de grama poderá ser utilizado conforme as caraterísticas do solo, clima e luminosidade às quais ela será exposta.

No Brasil, a mais recomendada nas dicas de paisagismo é a grama esmeralda, que além de se adaptar muito bem ao clima tropical e suportar o tráfego de pessoas, ainda oferece uma aparência mais uniforme para o jardim.

5. Utilize fonte de água

Para quem tem um bom espaço no jardim não pode deixar de investir em fonte de água, como os modelos no estilo chafariz, cascata ou feitos de pedras.

No entanto, um ambiente for menor não será motivo para desistir do projeto, já que é possível utilizar as fontes verticais de madeira e obter o mesmo sucesso.

6. Escolha os móveis para o jardim

Além de contemplar o visual de um ambiente, a utilização de móveis no jardim é uma ótima dica de paisagismo. Algumas peças, como poltronas, espreguiçadeiras e pufes, são confortáveis e podem combinar com a decoração do jardim, além de promover um espaço para descanso, leitura e conversa com os amigos. Para isso, deve-se investir em mobílias leves que vão oferecer harmonia para o ambiente sem desfocar a atenção para o jardim.

Além disso, para maior durabilidade e conservação dos móveis recomenda-se colocá-los em áreas revestidas, para que as peças não retenham a umidade que possa vir do solo. Se for utilizar superfície estofada, escolha os tecidos de fibras naturais, como o algodão cru e o linho.

Em materiais de madeira deve realizar a impermeabilização ou selagem para evitar a deterioração, assim como as peças de metal também deverão ser tratadas para que não enferrujem.

7. Instale iluminação

Com a claridade do dia toda a beleza do jardim poderá ser admirada, mas se durante a noite não houver uma iluminação adequada, esse encanto ficará escondido.

Por isso, aposte em uma iluminação que traga toda a diferença na decoração do jardim, como spots de luz e luminárias que sejam resistentes ao sol e à chuva. Assim, mesmo durante a noite, além de o jardim poder continuar sendo apreciado, ele manterá a luminosidade do ambiente, deixando-o mais seguro.

8. Cuide do jardim

Um belo jardim tem o potencial de proporcionar aconchego aos moradores e trazer vida para a casa. Porém, se ele não estiver bem cuidado e faltar manutenção, como a grama alta, plantas e árvores mal podadas e caminhos deteriorados, o ambiente poderá apresentar desleixo.

Nesse caso, é importante chamar um profissional tanto para planejar, quanto para cuidar do jardim, pois se estiver tendo dificuldades ou falta de tempo, ele poderá dar dicas de paisagismo e ajudar a alcançar a área verde que sempre sonhou.

Dessa forma, além de poder ter um jardim sempre elegante e bonito, você poderá ter a natureza mais perto, que proporciona maior qualidade de vida e bem-estar.

E você, tem mais algumas dicas de paisagismo? Então deixe seu comentário e divida conosco a sua opinião!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.