Equiloc

Aedes aegypti: Cuidados no Canteiro de Obras para Evitar Problemas com o Mosquito Transmissor

nr 12 homem com tablet na mao

A Dengue é um assunto recorrente e de grande repercussão no país, que vive uma epidemia de quase 745 mil novos casos registrados em 2015. Além da Dengue, foram descobertos Chikungunya e Zika, vírus também transmitidos pelo mesmo mosquito. Não existe vacina para essa doenças, e as ações são todas dirigidas para o controle da proliferação dos mosquitos.

O país, pelos vários tipos de clima presentes, com a predominância dos quente e úmido, faz com que uma grande quantidade de insetos se estabeleçam em nosso território. Dessa forma, o controle dos mosquitos fica ainda mais difícil, e a epidemia se complica nas regiões mais úmidas.

Como já é amplamente conhecido, os mosquitos utilizam-se da água parada para a reprodução. Por esse motivo, o foco dos mutirões de limpeza é a eliminação de água parada de vasos de plantas, telhas, calhas, tubos de PVC, baldes, latas e outros lugares.

Outro modo conhecido é a utilização de água sanitária em lugares que possam ser foco de água parada, desse modo evita-se que as larvas do mosquito sobrevivam.

Todas as dúvidas sobre os sintomas de Dengue, Chikungunya e  Zika podem ser consultadas no próprio site do governo.

Veja no vídeo e no infográfico abaixo como é o ciclo de reprodução do mosquito:

A Dengue e o Aedes aegypti no Canteiro de Obras

O canteiro de obras é um lugar onde há muitos materiais que podem servir de meio para a água parada e, portanto, representar um perigo para a proliferação de mosquitos. De acordo com pesquisas realizadas pelo governo, os canteiros de obra contribuem para cerca de 20% na proliferação da Dengue.

Para evitar que a construção civil seja também foco de uma epidemia de Dengue e de outras doenças relacionadas, é necessário que uma rotina de monitoramento e limpeza seja aplicada ao planejamento do canteiro de obras. Todo esforço é pouco para combater a Dengue, e essa é uma tarefa de toda a sociedade.

Essa inspeção periódica no canteiro de obras pode incluir a rotina em carrinhos de mão, betoneiras, lajes, tonéis e fossos de elevadores. É comum também a realização de análises em locais de água parada e pontos suspeitos no canteiro de obras para auxiliar na detecção de focos do mosquito.

Algumas dicas para evitar o foco de Dengue e outras doenças no canteiro de obras

Separamos a seguir algumas dicas rápidas e procedimentos para evitar o acúmulo de água parada e consequentemente proliferação de mosquitos transmissores.

Antes de iniciar as tarefas de prevenção, conscientize toda a equipe envolvida na obra sobre a importância da participação de todos no combate à Dengue. Se for preciso, organize uma palestra que esclareça todas as dúvidas e informações sobre o combate à água parada e ao mosquito Aedes aegypit.

• Realize uma rotina diária de recolhimento do lixo do canteiro de obras.
• Não deixe acumular entulho ou materiais descartáveis pelo canteiro de obras.
• Drene a água diariamente dos poços de elevadores e sapatas.
• Tampe as caixas-d’água.
• Limpe as calhas com frequência para evitar o acúmulo de umidade.
• Estique bem as lonas para evitar também o acúmulo de água.
• Tampe buracos e lugares onde possam acumular água.
• Após a chuva, faça um trabalho de limpeza em todo o canteiro de obras.

Lembre-se, é dever de todos contribuir para o combate à Dengue. Faça sua parte e compartilhe esses cuidados em seu canteiro de obras.

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.