Equiloc

Afinal, como escolher o melhor equipamento de elevação para usar na construção civil?

Afinal, como escolher o melhor equipamento de elevação para usar na construção civil?

Um equipamento de elevação é o grande diferencial para bons índices de produtividade na obra. Em suas pesquisas sobre as melhores opções para uma reforma, já considerou o que usar para a movimentação rápida e segura de cargas e pessoas?

Se ainda não pensou sobre essa possibilidade ou tem dúvidas sobre o assunto, está no lugar certo! Neste post vamos explicar o papel dessas ferramentas, as mais usadas em obras de pequeno e médio porte, e como escolher o melhor equipamento de elevação. Confira!

Qual a importância dos equipamentos de elevação na obra?

Do tempo total gasto no canteiro de obras, cerca de um terço corresponde ao transporte de materiais e pessoas. Nesse contexto, os equipamentos de elevação e movimentação de cargas otimizam esse tempo, resultando em grande aumento da produtividade da construção.

Algumas vantagens do uso desses equipamentos:

  • maior segurança nos trabalhos;
  • aceleração no desenvolvimento da obra;
  • economia de gastos pelo menor tempo de obra;
  • melhoria das condições de trabalho da equipe.

O que são esses equipamentos?

Equipamentos de elevação são estruturas, mecanizadas ou não, que auxiliam o transporte e a suspensão de materiais, ferramentas e trabalhadores. Existem inúmeras variedades, desde objetos fixos até maquinários móveis.

Conheça alguns exemplos para auxiliar na escolha da melhor opção:

Andaimes

São estruturas fixas e provisórias, montadas para facilitar o acesso de operários e equipamentos a locais de trabalho em altura. São compostos por plataformas elevadas sustentadas por barras metálicas ou de madeira. Sua função é suportar, com segurança, os esforços a que serão submetidos.

Mas, atenção: é fundamental o projeto técnico detalhando os encaixes, posicionamento e dimensionamento das peças, as cargas adotadas e a sequência de montagem da estrutura.

Guinchos

O guincho de construção civil é um equipamento compostos por um cabo de aço acoplado a um motor elétrico. É montado no canteiro de obras e capaz de elevar cargas a 20 m por minuto, em média. Não se trata daqueles usados em caminhões para carregar veículos, ok?

Alguns tipos mais comuns de guincho são o de coluna, o fixado entre lajes e de tripé e o guincho pórtico.

Minigrua

É um equipamento montado na laje, que sustenta até 500 kg e pode alcançar alturas de até 120 m. Trata-se de uma máquina elétrica com freio eletromagnético que confere mais precisão e segurança aos trabalhos, além de contar com capacidade de giro de 360 graus.

Há, ainda, maquinários maiores, aplicados em obra de grande porte. São úteis para trabalhar em alturas elevadas e implicam maior custo, por isso não valem a pena para pequenas e médias reformas. Veja alguns exemplos:

Como escolher o melhor equipamento de elevação para cada caso?

Para fazer uma boa escolha do equipamento de elevação, a decisão deve ser feita em conjunto com o profissional responsável pela obra. É essencial considerar as seguintes questões:

  • leiaute do canteiro de obras;
  • itens a serem transportados;
  • cargas e alturas máximas necessárias;
  • orçamento máximo da obra;
  • normas de segurança, destacando-se a NR 18.

A decisão de alugar ou comprar esses equipamentos depende da quantidade de trabalho. Para reformas de pequeno e médio porte, não compensa o investimento na aquisição. A opção de compra é válida para construtoras que farão vários serviços semelhantes.

Para o aluguel de ferramentas, pesquise e compare os fornecedores e confira as vantagens do contrato de locação. É importante que a locadora ofereça assessoria e manutenção técnica dos equipamentos.

E aí, qual o melhor equipamento de elevação para o seu caso? O próximo passo, após decidir as melhores ferramentas para a reforma, é saber como alugá-las. Então, aproveite e leia também um post do blog sobre como funciona a locação de equipamentos para obras.

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.