Equiloc

Afinal, o que faz um engenheiro civil?

Afinal, o que faz um engenheiro civil?

A engenharia civil foi fundamental no desenvolvimento de nossa sociedade. Sem ela, não teríamos o conforto e a comodidade existentes hoje em dia.

Com o passar dos anos, suas técnicas e ferramentas foram aprimoradas, sempre visando a melhoria da qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.

Em meio a esse cenário, um engenheiro civil é um profissional imprescindível para o sucesso de várias outras atividades de uma cidade. Seja para reformar uma residência ou construir um arranha-céu, como o Burj Khalifa em Dubai, é necessário contar com a atuação de um engenheiro civil preparado e bem capacitado.

Mas e você, sabe o que faz um engenheiro civil? No nosso post de hoje, respondemos a essa pergunta mostrando suas funções e como ele pode impactar na conclusão de uma obra. Continue sua leitura e aproveite.

O que faz um engenheiro civil

Um engenheiro civil é um dos profissionais mais completos que existem atualmente. Por ter uma formação muito ampla, ele pode atuar em diversas áreas. Agora, descubra algumas de suas funções.

Execução de projetos

Para que uma obra não tenha gastos exagerados, respeite as normas técnicas e preze pela sustentabilidade, ela deve seguir à risca os projetos que foram criados. Assim, um engenheiro civil pode trabalhar no dimensionamento e na criação dos projetos de estruturas e de instalações prediais.

Portanto, ele deve atuar em conjunto com o arquiteto responsável para tornar a construção adequada às necessidades de seus futuros usuários. É muito importante solucionar todos os problemas antes de liberar o início da obra, pois assim quem for executá-la não enfrentará dificuldades.

Execução de obras

A engenharia construtiva é uma das principais áreas de atuação de um engenheiro civil. Quando se pensa nessa profissão, o estereótipo de um engenheiro com um capacete em sua cabeça surge naturalmente na mente das pessoas.

Um engenheiro civil executa e gerencia todas as etapas de uma reforma ou construção. Lembre-se também de que, em um canteiro, existem vários profissionais que precisam ser coordenados e supervisionados, dando ainda mais responsabilidade para um engenheiro civil.

Gestão de projetos

A gestão de projetos é um conceito que está ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho atualmente. Como uma obra tem várias características e informações necessárias para o seu sucesso, deve-se planejá-la e orçá-la com muito cuidado e atenção.

Desse modo, um engenheiro civil que trabalha nessa área precisa analisar todos os fatores que envolvem seus projetos, a fim de criar um planejamento e um orçamento adequado à situação socioeconômica de sua gestão e aos desejos de seus clientes.

É aqui que os cronogramas de entrega e de execução são definidos e podem nortear a execução de todas as atividades de uma obra.

O que ele estuda

Durante sua formação profissional, um engenheiro civil deve estudar matérias de diversas áreas, correlacionando-as em seus projetos e trabalhos interdisciplinares.

No início do curso, as matérias do ciclo básico, como física e cálculo, são seus primeiros desafios e servem de preparação para o que está por vir.

Com o passar dos períodos, a teoria das estruturas, a gestão de projetos, o saneamento básico e a infraestrutura de estradas são algumas das disciplinas que trazem um caráter técnico à sua formação.

Não se esqueça também que algumas áreas financeiras e empresariais são contempladas nesse curso, o que permite que um engenheiro civil possa atuar na administração e no gerenciamento de empresas.

Como o mercado está cada vez mais exigente e competitivo, ter o diploma da graduação não é garantia de sucesso e estabilidade. Por isso, os cursos de especialização, mestrado e até mesmo doutorado são ótimas oportunidades para aprofundar seus conhecimentos, aumentar sua lista de contatos e conhecer novas áreas de atuação.

Um engenheiro civil precisa se manter em constante atualização, já que as tecnologias construtivas são aprimoradas a todo momento. Então, as exigências de seus clientes podem ser atendidas com facilidade. Além disso, as normas que regulamentam a prestação de serviços também são sempre atualizadas, e um profissional deve respeitá-las e segui-las à risca.

Quais são as habilidades que um engenheiro civil precisa ter

Agora que você já sabe como esse profissional atua e como ele é formado, chegou o momento de você descobrir quais características são fundamentais para seu êxito.

Liderança

A liderança é um fator que não pode faltar em um engenheiro civil. Independentemente de sua área de atuação, ele sempre terá uma posição de destaque em sua empresa, tomando decisões extremamente importantes para um desempenho correto das tarefas.

Para ser um bom líder, ele deve transmitir confiança e inspirar seus colegas de trabalho, mostrando o caminho correto a ser trilhado.

Diálogo

O diálogo é algo essencial em nossas vidas, e não poderia ser diferente para um engenheiro civil. Em um canteiro de obras, existem inúmeros colaboradores, fornecedores e clientes, exigindo dele jogo de cintura para conversar com todos de maneira correta.

Então, ele deve utilizar uma linguagem adequada a cada situação que ele vivencia, tentando esclarecer dúvidas, passando o conhecimento adiante e cobrando qualidade e produtividade de sua equipe de trabalho.

Por mais que essa profissão seja baseada em cálculos e algoritmos numéricos, a comunicação é uma peça-chave para promover a sustentabilidade e o sucesso de uma obra.

Raciocínio lógico

O raciocínio lógico é uma habilidade que faz a diferença na performance de um engenheiro civil. Ao utilizá-lo em seu dia a dia de trabalho, ele pode encontrar respostas rápidas e certeiras para os problemas que surgem.

Por mais organizado que um canteiro de obras seja, imprevistos podem ocorrer e precisam ser solucionados rapidamente. Nesses momentos, qualquer demora ou hesitação pode colocar em risco a vida de um colaborador e atrasar o cronograma de entrega.

Dessa forma, um engenheiro civil deve analisar todos os fatores existentes para descobrir a resposta adequada às suas necessidades.

Além disso, um engenheiro civil tem um importante papel na formação e construção de uma cidade. Assim, todas as suas atividades devem ser pensadas considerando o progresso sustentável da sociedade.

Como esse profissional pode atuar em várias áreas, seu conhecimento deve ser fundamentado em conceitos corretos e eficientes. Seja para construir uma casa ou para dimensionar uma barragem, ele deve prezar pela ética e pelo consumo consciente dos recursos naturais.

Agora que você já sabe o que faz um engenheiro civil, compartilhe este texto em suas redes sociais para que mais pessoas também possam aprender sobre o assunto!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.