Equiloc

Andaime suspenso: qual sua função e como utilizar de forma correta?

andaime suspenso o que é

Quem trabalha com obras ou mesmo passa por uma frequentemente, já deve ter visto ou trabalhado em um andaime suspenso. Mais conhecido como “balancim”, essa estrutura é projetada para permitir que trabalhadores consigam executar suas principais tarefas cotidianas em alturas consideráveis, que boa parte dos suportes não alcançam. 

Não à toa, o andaime suspenso tornou-se uma armação chave para muitos processos de execução de tarefas em uma edificação. Porém, como não poderia deixar de ser, tem suas regras vigentes para garantir a segurança de quem ali trabalha ou trafega.

Neste conteúdo, iremos explicar tudo o que você deseja saber sobre andaimes suspensos, como funciona, quais as normas vigentes e como garantir a segurança sua e/ou de seus funcionários. Por isso, continue conosco. 

O que é um andaime suspenso?

andaime suspenso como utilizar

Andaime suspenso nada mais é do que uma estrutura temporária que é normalmente incluída em locais de grande altitude. 

Esse tipo de estrutura, como comentamos acima, é usado para situações em que os funcionários de uma determinada obra ou serviço precisam alcançar altitudes impossíveis de se chegar com outro tipo de equipamento.

Ou seja, com o andaime suspenso, você poderá subir e descer vários andares e executar tarefas como obras suspensas, lavagens de janelas, manutenção de edificações ou mesmo instalação de componentes.

Como funciona o andaime suspenso?

O andaime suspenso é uma estrutura na qual um funcionário ou grupo de trabalhadores estarão em uma plataforma elevada por estribos e cabos, que, aos poucos, é elevada ou abaixada, de acordo com a necessidade da tarefa desempenhada naquele momento. 

A movimentação deste tipo de andaime é feita manualmente, por meio de manivelas e roldanas, ou por força elétrica, utilizando guinchos elétricos. Este tipo de equipamento é bastante útil durante a etapa de revestimento externo, reboco e emboço das paredes, além de atender também a manutenção e limpeza após a obra. 

Abaixo, trataremos melhor sobre as questões de segurança que envolvem todo o funcionamento dessa estrutura.

Quais são os tipos de andaime suspenso?

andaime suspenso quais são os tipos

Na sequência trataremos de cada um dos quatro tipos de andaime suspenso. Como é de se imaginar, eles possuem algumas especificidades que os diferenciam uns dos outros. Vamos contar cada uma delas.

Andaime suspenso mecânico-pesado

O andaime suspenso mecânico-pesado é aquele que você, possivelmente, vê com mais frequência em grandes edificações. Afinal, ele é projetado para suportar uma carga de trabalho de até 4 kPa (ou 400 kg/m²). Ele costuma ter até 8 metros de comprimento, com plataformas de até 90 centímetros. 

O grande trunfo desse tipo de andaime é a possibilidade de movimentação vertical ao longo da edificação. Por isso, é comumente associado ao guincho (catraca) ou ao treck treck, que conseguem expandir a movimentação lateral ao longo da estrutura.

Andaime suspenso mecânico-leve

No caso do andaime suspenso mecânico leve, ele costuma ser usado através de cabos passantes alocados em um guincho, sejam eles motorizados (elétricos) ou por catraca (manuais). 

Sua estrutura pode variar entre 2 e 8 metros de comprimento, e pode ter largura entre 70cm e 90cm. 

Diferentemente do tipo antecessor, o andaime suspenso mecânico-leve suporta uma carga de até 3 kN (300 kgf).

Andaime suspenso mecânico-leve elétrico

O andaime suspenso mecânico-leve elétrico, como citado anteriormente, tem como grande trunfo ter motores para sua movimentação. 

Nesse tipo de estrutura, os motores agem para permitir que ela se movimente na vertical ao longo de toda a edificação. Os guinchos costumam ser os equipamentos utilizados para que essa operação tenha maior eficácia. 

Andaime suspenso individual

Já o andaime suspenso individual, tal qual diz seu nome, é uma estrutura que tem dimensão para suportar, no máximo, uma pessoa. Ou seja, foi projetado para funcionários trabalhadores de forma solitária, mas com maior precisão, em uma área que não costuma ultrapassar 1m².

Tal qual os anteriores, o andaime individual também é operado através de um motor elétrico para se movimentar verticalmente, mas também pode ser usado com uma catraca manual. 

Como é feita a instalação do andaime suspenso?

andaime suspenso intalação

Neste momento, você deve estar imaginando que, devido à altura, a instalação de um andaime suspenso deve ser das mais complicadas. Pois fique tranquilo, que não é bem assim. A instalação precisa apenas ser bem concretizada, seguindo algumas normas presentes na NBR 6494, da qual trataremos mais abaixo.

Nesse caso, o primeiro fator necessário é a escolha dos cabos, que, segundo as regras, precisam ter resistência verificada de suporte de, no mínimo, cinco vezes a carga permitida no andaime. Ou seja, se, por exemplo, seu andaime suspenso permite até 400 kg por metro quadrado, seus cabos devem estar assegurados para suportar, no mínimo, 2 toneladas. 

Além disso, os cabos de aço precisam ser protegidos contra atritos, o que evitará o desgaste dos mesmos. Com isso, também é preciso que sejam verificados com certa recorrência, buscando evitar fios deformados, oxidados ou quebrados. 

Outro item indispensável para a instalação desse andaime devem ser os ganchos. Uma das primeiras regras é que eles não podem ser fixados, de maneira alguma, em muretas de alvenaria, mas sim, em blocos de concreto ou colunas mais sólidas. Além disso, precisa sempre contar com dispositivos de segurança presentes para garantir a maior fixação dos ganchos.

Área de montagem adequada

Esse tipo de estrutura pode medir até 8m de comprimento, com até 90 cm de largura, quando são andaimes suspensos para uma ou mais pessoas. No caso de um andaime individual, geralmente tem até 1 metro quadrado.

Já o rodapé precisa ter, no mínimo, 20 cm de altura. Outra questão é que o piso deve ser de chapa metálica antiderrapante.

Sustentação

No caso da sustentação, ela deve ser feita através de ganchos, vigas, contra-pesos e qualquer outra estrutura metálica de resistência, e elas precisam ter, no mínimo, cinco vezes o maior esforço solicitado.

Quais normas regulamentam o uso do andaime suspenso?

andaime suspenso normas de regulamentação

Lembra das normas da ABNT NBR 6494 que comentamos acima? Pois bem, ela é a principal regra nesse quesito, pois determina quais são os critérios de segurança que precisam ser adotados para andaimes suspensos. 

Porém, também há outras normas importantes, que dispõem de tópicos específicos dentro do assunto. Abaixo, vamos listar cada uma delas. 

NR 18

A NR 18 trata do tamanho de andaimes e como sua fixação deve ocorrer. Ela abrange desde a administração até a organização do local de obras, passando também por tudo que envolve o planejamento e execução do projeto.

Com isso, traz regras específicas para:

  • Andaimes;
  • Andaimes suspensos;
  • Torres de elevadores.
  • Transporte de passageiros.

NR 35

Já a NR 35 também tem orientações relevantes para os trabalhos em andaimes suspensos por tratar especificamente de trabalhos em altura (aqueles que têm atividades acima de 2m). 

Entre os pontos abordados, podemos citar:

NBR 6494

Sobre a NBR 6494 especificamente, podemos falar que essa norma da ABNT dispõe de como andaimes suspensos podem ser projetados e fabricados. 

Por isso, ela traz condições específicas para estruturas e segurança nesse tipo de plataforma e:

  • Andaimes suspensos mecânicos, leves e pesados;
  • Andaimes em balanço;
  • Andaimes simplesmente apoiados.

Como garantir a segurança ao utilizar andaime suspenso?

andaime suspenso segurança

Como visto acima, para além da montagem, outros métodos de segurança precisam ser adotados ao utilizar um andaime suspenso. Veja abaixo quais são eles.

EPI’s de uso obrigatório em andaimes

Ainda que você instale o andaime com toda a segurança necessária, observando as normas acima descritas, você precisará sempre ter Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) presentes. 

Eles são de uso obrigatório, pois trarão proteção ao trabalhador em caso de queda ou pequenos acidentes em um andaime suspenso. Confira quais são:

  • Botas antiderrapantes;
  • Capacete;
  • Cinto de porta-objetos;
  • Cinto de segurança tipo paraquedista;
  • Luvas de raspa;
  • Macacão;
  • Óculos de proteção.

Altura máxima

A NBR 6494 não especifica a altura máxima que um andaime suspenso pode estar, apenas dos requisitos de segurança para sua fixação. Porém, no caso de andaimes de madeira, recomenda-se que sua altura não exceda 12 metros do chão. 

Excesso de peso

Para evitar excesso de peso, a NBR 6494 exige que todos os cabos de aço devem suportar uma carga cinco vezes maior que a permitida no andaime.  Ou seja, se, por exemplo, seu andaime suspenso permite até 400 kg por metro quadrado, seus cabos devem suportar, no mínimo, 2 toneladas para estar seguro.

Faça checagens regulares

Todos os itens de um andaime suspenso precisam ser checados com frequência. Uma das avaliações constantes é se estão protegidos contra atritos, o que evitará o desgaste dos mesmos e prevenirá acidentes. Outro ponto que deve ser verificado com certa recorrência, é se há fios deformados, oxidados ou quebrados.

Nunca improvise

A última e principal recomendação é simples: nunca improvise. Procure sempre seguir as normas e utilizar cabos novos ou em bom estado de conservação. Sabe aquela história de que “o barato sai caro?”. O caro, nessa questão pode ser a vida de um funcionário.

Como alugar na Locadora Equiloc?

aluguel de andaime suspenso em Betim

Caso você precise alugar um andaime suspenso, conte com os serviços da Locadora Equiloc. Temos uma série de equipamentos que passam por constantes revisões para garantir toda a segurança para você e sua equipe.

Você pode nos visitar na nossa sede e conversar com um de nossos consultores. Os endereços são:

  • Av. Edméia Mattos Lazzarotti, 3251 
  • Betim – Minas Gerais
  • CEP: 32604-555

Porém, caso queira optar pela comodidade, você pode entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp, onde daremos todas as explicações necessárias.

Nosso horário de funcionamento é:

  • De segunda a sexta: 7h30 às 17h30
  • Sábados: 8h às 12h00

Conclusão

aluguel de andaime suspenso em contagem

Como visto ao longo deste artigo, alugar um andaime suspenso pode ser de grande valia para sua obra, além de não ser nenhum bicho de sete cabeças.

Para isso, conte com a Locadora Equiloc, que tem profissionais competentes e preparados para ajudá-lo sempre que precisar, além de contar com expertise no assunto.

E, fique tranquilo, pois todos os nossos andaimes seguem as normas NBR 6494, NR 18 e a NR 35. Atendemos a todo o Brasil. Não arrisque a segurança da sua equipe e o prazo da sua obra!

Aproveite para conhecer todos os equipamentos disponíveis para tornar sua obra ainda mais ágil e segura.

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.