Equiloc

Andaimes ou plataformas: qual a melhor solução?

escoras metálicas engenheira

Fazer uso de uma ferramenta adequada e segura para acessar áreas de elevadas alturas é uma necessidade muito comum atualmente. Com a evidente verticalidade das construções nos grandes centros, executar obras, bem como fazer a manutenção predial e industrial, é algo corriqueiro.

Para efeito, algumas soluções são oferecidas pelo mercado de locação de ferramentas. Conhecer o que pode ser ofertado por cada uma delas é necessário para ajudá-lo a fazer a escolha certa. Andaimes ou plataformas: qual equipamento responde mais adequadamente aos seus anseios?

O post de hoje faz uma comparação entre andaimes e plataformas para oferecer a melhor solução para trabalhos em altura. Boa leitura!

Quais as funcionalidades dos andaimes?

O nome pode soar familiar, inclusive, você já deve ter tido contato com alguma obra que faz uso de andaimes. O andaime é uma estrutura montada para fornecer acesso a lugares de altura elevada. Não só acesso, mas, principalmente, segurança na execução de tarefas.

Os andaimes são de variados tipos e feitos de diversos materiais. No entanto, o material mais comum na confecção desse equipamento é o aço, que logicamente é a composição metálica mais indicada devido à sua resistência. E trabalhar em um local seguro, com o suporte necessário, é tudo que o setor de segurança do trabalho das empresas de construção enfatiza.

Os modelos de andaimes também são muitos. Porém, os tubulares são os mais tradicionais e comuns. Mas existem os fachadeiros, os independentes (gaiolas), os multidirecionais, os suspensos motorizados e os de tubos equipados.

Há a necessidade deles em todas as obras, desde que os trabalhos não possam ser executados com segurança a partir do chão. De modo geral, são compostos por painéis de metal, escada, guardacorpo, pisos, rodízios e sapatas.

Os andaimes são requeridos em funções que exigem muita atenção por parte dos trabalhadores. Assim, são bastante comuns em serviços de pintura e acabamento. Servem, ainda, como base de apoio para diversos materiais de construção.

É importante conhecer bem a empresa que oferece o serviço de locação de andaimes. Assim, você fica sabendo sobre a certificação do material, de modo a garantir a segurança dos trabalhadores. Uma empresa séria tem o compromisso de oferecer conforto aos seus clientes.

Pensando em conforto, é útil saber que o avanço da tecnologia proporcionou ao setor de trabalhos em alturas outras modalidades, além do andaime — as plataformas. É o assunto que discutiremos no tópico seguinte. Conhecendo melhor cada equipamento, suas dúvidas sobre andaimes ou plataformas serão esclarecidas.

Quais as funcionalidades das plataformas?

As plataformas elevatórias são equipamentos que já têm o seu lugar garantido no mercado. As articuladas podem ser a diesel ou elétricas e são capazes de atingir alturas de até 20 metros. Vale lembrar que os modelos a diesel são mais indicados para ambientes externos e os modelos elétricos para interiores de obras. Elas precisam trabalhar a partir de um piso totalmente nivelado. São as mais populares vias de acesso às alturas nas indústrias e empresas de todos os segmentos.

A razão de tanto sucesso é porque elas são bastante maleáveis em relação a vencer obstáculos. O fato de elas serem articuladas faz com que possam atuar em locais em que, entre sua base de apoio e o local de trabalho, exista algum obstáculo. As plataformas conseguem acessar tais lugares e executam o serviço com agilidade e precisão.

No entanto, para operar ferramentas como essas, é necessário um treinamento aprofundado. Isso se justifica pois elas apresentam muitas articulações. Assim, o operador precisa saber quais são as lanças que se elevam primeiro em cada estágio.

São equipamentos que não necessitam de muito espaço para serem operados porque conseguem trabalhar facilmente paralelo a paredes ou frentes de trabalho. Com isso, o trabalhador consegue estar mais próximo ao local do serviço para operar o equipamento com maior facilidade.

Além de conhecer muito bem a estrutura do equipamento, o operador precisa ter um conhecimento global do ambiente de trabalho. Isso inclui saber sobre mapas de riscos, condições climáticas e sinalização para pedestres que transitam próximo à obra. Isto é, ter uma boa noção do ambiente é importante para conseguir o máximo de eficácia do instrumento operado.

O equipamento foi projetado para responder às necessidades específicas do mercado de trabalho em alturas. As mais utilizadas são as plataformas de 12 a 18 metros, nas linhas elétrica e a diesel, para que o trabalho possa ser feito dentro de uma indústria, por exemplo.

Entre andaimes ou plataformas, qual escolher?

Logicamente que vai depender do trabalho a ser executado. Porém, as plataformas, por serem um estágio tecnológico mais avançado em relação aos andaimes, já incorporam quase todas as suas funcionalidades. Assim, é mais provável que uma plataforma substitua um andaime do que o contrário.

Para uma escolha mais consciente, veja quais são as aplicações de cada um desses equipamentos.

Os andaimes são comumente usados para:

  • realizar serviços em fachadas, como pintura, revestimento e colocações em paredes;
  • fazer reforma e manutenção, tanto predial quanto industrial;
  • realizar reparos, pinturas, limpeza e manutenção de ambientes internos;
  • fazer trabalhos maiores, como construção de passarelas, escadas, escoramentos, projetos diversos e palcos.

As aplicações mais comuns das plataformas articuladas são:

  • acessar locais de trabalho sobre obstáculos terrestres;
  • construir e fazer a manutenção predial;
  • acessar locais de trabalhos com base terrena regular;
  • executar trabalhos para empreiteiras de serviços elétricos, mecânicos, de pintura e de utilidades em geral;
  • fazer instalações esportivas, estúdios de telecomunicações ou cinema e parques temáticos;
  • executar instalações industriais e de manufatura de grande porte;
  • construir indústrias químicas e refinarias de petróleo;
  • fazer plantas de indústrias de alimentos e produção têxtil.

As plataformas são mais indicadas em quase todas as situações. Inclusive para ambientes internos, desde que tomadas as devidas precauções de não utilizar modelos a diesel nesses lugares. Ocorre que os gases poluentes liberados pela queima do combustível podem intoxicar pessoas e outros animais em locais fechados. Por outro lado, são muito úteis externamente.

Outro ponto a favor das plataformas é a sua facilidade de instalação, uma vez que costumam ser peças únicas, enquanto os andaimes são desarticulados e requerem muito mais tempo e habilidade para montagem. A desvantagem de alguns tipos de plataformas pode ser a inclinação do terreno em que será instalada, mas nada que uma motoniveladora não resolva.

Por fim, escolher entre andaimes ou plataformas vai depender de uma análise do lugar e do tamanho da obra a ser executada. Uma vez que as plataformas apresentam funcionalidades de andaimes, mas nem sempre o inverso é verdadeiro, elas são as mais indicadas. Tudo isso com a finalidade de executar uma obra com o máximo de conforto e segurança.

E aí? O nosso texto foi útil para você escolher andaime ou plataforma? Conheça mais sobre os nossos produtos ao entrar em contato com a nossa empresa. Estamos à sua disposição!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.