Equiloc

Como escolher o martelo demolidor para sua obra

manutenção preventiva homem sorrindo

Finalizar uma obra corretamente envolve parâmetros que não estão restritos à qualidade da construção (estrutural, acabamento final etc.). Respeitar o prazo de entrega é um importante quesito e também faz parte do planejamento. Nesse sentido, existem várias ferramentas/técnicas de engenharia que ajudam a acelerar as etapas de construção, sendo o martelo demolidor uma delas.

Muitas vezes é preciso derrubar construções para dar início a outra. Dessa forma, o processo inicial de limpar áreas e terrenos naturalmente demanda tempo e programação. É nessa etapa, por exemplo, que o papel do martelo demolidor se faz essencial, uma vez que destruir concreto sem ele (manualmente) requer mais mão de obra e obrigatoriamente mais tempo.

Qual é a função do martelo demolidor?

Como o próprio nome sugere, essa ferramenta tem a principal função de destruir/furar materiais de construção duros (principalmente o concreto) de forma automatizada, sob energia elétrica, hidráulica ou pneumática.

Suas funções englobam fazer grandes furos, demolir pavimentos e edificações, remover pisos, entre outras. Essa ferramenta geralmente é utilizada em pedras, alvenaria, asfalto e concreto.

Quais são os tipos de martelos demolidores para obra?

Martelo demolidor elétrico

Esse é o tipo mais comum de martelo demolidor, sendo facilmente encontrado no mercado — com grande variedade de pesos e níveis de potência. Sua aplicação pode ser dada tanto em superfícies horizontais quanto verticais, bastando ligá-lo em uma tomada para que o martelo receba a tensão elétrica adequada.

Os modelos mais usuais para aquisição e locação são:

5kg e 7kg

Indicados para pequenas demolições e remoções, atuando principalmente em pisos e azulejos. Por serem leves, possibilitam também o seu uso em paredes e superfícies verticais.

10kg

Recomendado para demolição de concreto, para acertar estacas e remover piso com mais eficácia.

16kg e 20kg

Também são utilizados para demolição de concreto e piso, mas oferecem mais agilidade devido à maior remoção de volume de material por tempo de trabalho.

30kg

O modelo de 30kg é indicado para demolições que demandam alta produtividade (grandes áreas de remoção de concreto ou asfalto somadas a muitas horas de trabalho), agilidade e precisão. Mesmo sendo mais robusto, cabe destacar que esse modelo de martelo demolidor requer pouco esforço físico do colaborador.

Por dispensarem o uso de um compressor, bem como por serem viáveis em todos os lugares (desde que tenha energia elétrica) e disponíveis em várias especificações, os martelos de demolição elétricos são largamente utilizados na construção civil.

Martelo demolidor pneumático

O martelo demolidor pneumático também é encontrado a partir de vários tipos (peso variando entre 5kg a 40kg), e as suas finalidades de acordo com o peso basicamente se assemelham às do martelo demolidor elétrico (descritas acima). Entretanto, há distinções que devem ser destacadas.

Esse tipo de martelo só funciona por meio de uma rede de ar comprimido, necessitando de um compressor na obra. Nesse sentido, vale enfatizar que o sistema pneumático trabalha com uma quantidade menor de peças se comparado ao demolidor elétrico, o que pode significar brocas mais leves e manutenções menos frequentes.

O demolidor pneumático é recomendado para locais onde é inviável a instalação de uma rede elétrica. Sendo assim, o colaborador pode usá-lo sem a preocupação tomar de choques elétricos. Entretanto, essa ferramenta não é indicada para muros e paredes (superfícies verticais em geral), uma vez que não é prática nessas ocasiões.

A sua aplicação é diversificada, e em seus modelos mais robustos (30kg e 40kg) realiza com elevada produtividade a demolição de vigas, sapatas, pisos de concreto, asfalto etc.

Martelo demolidor hidráulico

O martelo demolidor hidráulico tem o seu acionamento a partir da pressurização de um fluido especial, chamado de fluido hidráulico. Pelo motivo do sistema hidráulico atuar em maiores pressões de trabalho, esse tipo de demolidor é caracterizado principalmente por oferecer equipamentos bem maiores, capazes de realizar tarefas pesadas — que demandam maquinários de maior potência.

O demolidor hidráulico pode ser encontrado com peso e finalidade iguais aos dos martelos pneumático e elétrico, mas cabe destacar que são de grande porte. Alcançando algumas toneladas, o martelo demolidor hidráulico de grande porte geralmente é acoplado no braço hidráulico de um veículo, como uma escavadora.

Devido à elevada potência, esse tipo de martelo é comumente usado em grandes obras para a demolição de extensas áreas de concreto, para o rompimento de rochas de alta dureza, para a abertura de valas etc. Essa é a opção que consegue entregar a maior relação volume de material demolido por tempo de trabalho, e consequentemente requer mais investimento para sua aquisição ou locação.

Quais são as principais dicas de segurança?

Os martelos demolidores desempenham um importante papel na construção civil. Em sua maioria são facilmente manuseados e transportados, mas há cuidados que devem ser tomados.

Ao utilizar uma ferramenta de demolição, o colaborador deve atentar-se a algumas medidas de segurança, como:

  • utilizar todos os Equipamentos de Proteção Individual (luva, capacete, óculos de proteção e botas);

  • saber as especificações técnicas do demolidor (tensão elétrica para demolidor elétrico e pressão de trabalho para o pneumático e o hidráulico), bem como receber instruções de uso adequado;

  • não ligar o equipamento sem estar com o ponteiro apoiado na superfície que será demolida/furada;

  • ter atenção ao usar extensões para ligar o martelo demolidor elétrico, já que a relação comprimento-diâmetro da fiação deve ser adequada — evitando superaquecimento dos fios e riscos de choques;

  • não trabalhar sob chuva, presença de gases e líquidos inflamáveis (martelo elétrico);

  • realizar constantemente inspeção visual nas instalações e conexões para evitar o chicoteamento de mangueiras e o escapamento de fluido a alta pressão (demolidor hidráulico e pneumático).

Seja qual for o tipo de martelo demolidor, a sua aplicação no canteiro de obra é fundamental, essencialmente no que diz respeito à economia de tempo. Para definir qual é a melhor opção, é preciso analisar aspectos como a área a ser demolida, a fonte de energia disponível no local, a dureza do material removido e o tempo de remoção.

Gostou de saber um pouco mais sobre os martelos demolidores? Então entre em contato conosco e confira a nossa linha completa para locação de equipamentos para construção civil!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.