Equiloc

Como fazer o reaproveitamento da água da chuva em residências

cronograma de obra engenheiro

No Brasil, principalmente na zona rural, há uma forte tradição de reaproveitamento da água da chuva. Algumas casas têm sistemas próprios, principalmente por meio de cisternas.

Essa iniciativa possibilita o acesso à água de qualidade durante grande parte do ano. E a novidade é ela vale também para o âmbito urbano, principalmente no caso de condomínios.

O post de hoje vai ensinar a reaproveitar a água da chuva com a construção de uma cisterna e mostrar como isso influencia no agir ecologicamente correto. Acompanhe!

A construção da cisterna

Construir uma cisterna requer alguns conhecimentos técnicos, de modo que o serviço de um profissional capacitado deve ser requisitado. O empreendimento deve levar em consideração o número de habitantes da residência, para que seja possível calcular a quantidade de água utilizada diariamente.

Ela deve ser projetada levando-se em consideração a profundidade, o comprimento, a largura e a capacidade de armazenamento. Numa região em que chove o ano inteiro, não há necessidade de cisternas muito grandes, uma vez que haverá reabastecimentos contínuos.

Por outro lado, regiões que sofrem com a escassez de chuvas precisam de um espaço mais amplo. Basta escolher um lugar adequado, de acordo com as características do terreno e a distância das fontes de água, que, geralmente, são os telhados. 

Capacidade e melhor localização

A capacidade da cisterna depende do gasto médio diário. Para uma casa com 5 moradores, por exemplo, pode-se estabelecer o uso diário de um metro cúbico (mil litros). Assim, seria necessária uma cisterna com capacidade de 30 mil litros para um mês.

Isso supondo que a água utilizada fosse apenas proveniente da chuva, mas sabemos que ela pode ser usada de maneira complementar à rede principal. Se possível, não a construa completamente abaixo do nível do solo ou em uma altura muito grande, de modo que afete a captação da água proveniente das calhas do telhado.

E, quanto mais alto, menor é o custo de bombeamento da água. Isso também facilita na limpeza, pois uma saída deve ser colocada no fundo, como uma válvula para drenar a água. 

Material utilizado e segurança

O indicado é que o material de fabrico seja, de preferência, o concreto reforçado com aço — e, se possível, deve-se adicionar um impermeabilizante a ele. Deixe uma entrada na parte superior da cisterna, que servirá de acesso a ela quando for preciso limpá-la.

Essa entrada deve ser fechada com cadeado, para manter a segurança e evitar acidentes. Uma boia pode ser colocada no local, para que a cisterna pare de receber água assim que estiver cheia.

Vantagens e utilidades do reaproveitamento da água da chuva

Não há a necessidade de usar métodos muito sofisticados para que a água do telhado seja conduzida até a cisterna: basta fazer um sistema de calhas que dê conta de captar todo o volume. As calhas devem se mantidas limpas, para não afetarem a qualidade da água captada.

Outra questão importante é: quando o período de estiagem for muito longo, de modo que o telhado esteja com sujidades, a água das primeiras chuvas não deve ser armazenada. Portanto, espere passar as pancadas iniciais para entrar em ação.

Algumas vantagens do reaproveitamento da água da chuva são:

  • uso gratuito de uma água de boa qualidade;
  • redução do excesso de demandas de água da rede pública, facilitando a conservação dos reservatórios públicos para casos de escassez;
  • simplificação da rede de saneamento básico, pois a captação da água dos telhados não permite que ela vá para a rede, provocando inundação nas tubulações e o rompimento de bueiros;
  • diminuição do desperdício de água, já que se trata de um método ecológico;
  • recuperação dos lençóis subterrâneos em áreas urbanas.

A água da chuva pode ser usada para regar as plantas, lavar o carro, dar descarga em vasos sanitários, higienizar a residência etc. Por fim, ela é útil tanto no âmbito doméstico quanto no industrial.

E, se a água cai gratuitamente do céu, por que não se beneficiar disso? Para mantermos a cultura da sustentabilidade, é necessário que adotemos soluções ecologicamente corretas, como o reaproveitamento da água da chuva.

E então? Gostou do post de hoje? Que tal descobrir, agora, qual é o investimento necessário para a captação de água em condomínios?

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.