Equiloc

Como funciona o alicate amperímetro? Aprenda agora!

gerenciamento de obras homens dando aperto de mãos

Toda área profissional envolve serviços que exigem o uso de instrumentos especiais. O mesmo ocorre com quem trabalha com eletricidade, como é o caso dos eletricistas. Por lidarem com a medição de amperagem, teste de componentes e outros processos, esses profissionais precisam saber o que é e como funciona o alicate amperímetro.

Você já ouviu falar desse tipo de ferramenta? Trata-se, basicamente, de um multímetro equipado com uma espécie de garra para poder medir a corrente elétrica em situações específicas.

Neste post listamos as principais características do alicate amperímetro, bem como suas utilidades e as formas de uso. Acompanhe!

Para que serve o alicate amperímetro?

Bastante conhecido por quem frequenta cursos de eletrônica ou trabalha no setor industrial, o alicate amperímetro (ou pinça amperimétrica) é um instrumento utilizado para medir amperes e para indicar o sentido da corrente (contínua e alternada).

É um dos equipamentos mais seguros e práticos para a obtenção de resultados precisos, já que permite medir voltagens moderadas (até 480 volts) por meio do campo magnético do cabo. Apesar do nome, não tem nenhuma semelhança com os alicates comuns. Suas pinças servem para prender o fio e fornecer dados em uma tela digital.

O diferencial do alicate amperímetro está na capacidade de medir o campo induzido por meio da corrente que passa no seu centro, sem contato direto com o circuito — não é à toa que a ferramenta sendo considerada um item indispensável na rotina dos eletricistas.

Como funciona o alicate amperímetro?

Esse instrumento desempenha a função de sensor de corrente em torno do cabo que será medido. Assim, quando o operador envolve o fio com as pinças, a corrente elétrica da carga gera um fluxo de corrente alternada, induzindo a parte metálica do alicate e gerando uma tensão. Essa tensão passa a ser representada no display do equipamento como o valor de corrente do circuito.

Existem diversos modelos de alicate amperímetro no mercado, sendo que boa parte das opções se concentra em comércios de materiais elétricos, do ramo da construção civil e até em grandes lojas de departamento. Algumas versões fazem medição da corrente contínua, outras da corrente alternada.

Por se tratar de um aparelho de aferição, é fundamental ler o manual do produto antes do uso, bem como regular a calibragem e, posteriormente, fazer a manutenção adequada.

Como utilizar esse instrumento corretamente?

Operar um alicate amperímetro é bastante simples para profissionais que têm familiaridade com a ferramenta. Para quem pretende utilizá-lo pela primeira vez, é necessário, além de conferir as instruções do manual, o cumprimento de alguns passos.

Veja, a seguir, os principais deles:

  1. remova a energia do circuito sempre que possível — esse cuidado aumenta a proteção do aparelho e a segurança do operador;

  2. isole o cabo que abriga a corrente elétrica a ser medida — é importante medir um fio por vez, pois, do contrário, o resultado será incorreto;

  3. abra as pinças do instrumento, coloque-as sobre o cabo escolhido e feche novamente — a medição deve ser feita em série para não haver curto-circuito;

  4. configura o alicate amperímetro para a leitura da corrente contínua ou alternada e verifique a faixa (em miliamperes ou amperes);

  5. ligue o circuito e observe a corrente elétrica apresentada no display do aparelho;

  6. desligue a energia do circuito e retire o equipamento da posição.

Atenção: você não precisa se preocupar com a polaridade do resultado na medição de corrente alternada. No caso da contínua, saber o sentido da corrente é importante. Por isso, o instrumento indica:

  • resultado positivo — quer dizer que a corrente está em sentido horário;

  • resultado negativo — quer dizer que a corrente está em sentido anti-horário.

Quais são os cuidados necessários?

Ninguém quer se arrepender da aquisição de um equipamento, certo? Por isso, avalie os diferentes tipos de alicate amperímetro para encontrar um modelo que atenda às suas necessidades. Antes da compra, verifique os seguintes aspectos:

  • a qualidade e a garantia do fabricante;

  • o tamanho da garra em relação ao uso;

  • a capacidade de medição quanto ao volume das cargas;

  • as grandezas que o instrumento mede.

Observar as condições do instrumento

Assim que você tiver um alicate amperímetro em mãos, é importante conferir seu estado de conservação antes do uso. Afinal, qualquer defeito pode prejudicar o desempenho da ferramenta e, em casos mais graves, provocar choques no momento da medição.

Observe, com frequência, se o fusível de proteção do instrumento está em perfeitas condições. Muitas das falhas e dos acidentes podem ser evitados com essa medida preventiva.

Ter atenção ao local e ao modo de armazenagem

Sempre que possível, ilumine bem o local em que o aparelho será utilizado para garantir eficiência na operação. Alguns modelos contam com display iluminado para facilitar a medição em áreas difíceis, como no interior de maquinários e em lugares escuros.

Além disso, tenha atenção ao modo como você guarda suas ferramentas. A maioria dos equipamentos não se dá bem com o calor excessivo, poeira e umidade. Portanto, procure proteger seu alicate amperímetro corretamente.

Mantenha-o longe de ambientes quentes ou que tenham contato com a água. Dessa forma, as chances de danificar o aparelho e de comprometer sua segurança serão mínimas.

Considerar as restrições de aplicação

O mercado sempre está desenvolvendo recursos e tecnologias inovadoras. A evolução é tão rápida que já existem alicates amperímetros capazes de realizar teste de diodo e de continuidade, medir frequência e temperatura, entre outros levantamentos.

Independentemente da quantidade de funções, é fundamental seguir as instruções do fabricante. Por ser projetado para medir voltagens moderadas, o alicate amperímetro não deve ser utilizado em componentes com alto nível de tensão ou frequência. Respeitar as restrições de aplicação prolonga a vida útil do aparelho e mantém o operador livre de riscos.

Conseguimos sanar suas principais dúvidas sobre o equipamento? Aproveite que você aprendeu como funciona o alicate amperímetro e vá em busca de modelos de boa qualidade para otimizar seus resultados. Caso não tenha a intenção de comprar, saiba que você sempre poderá contar com uma locadora de ferramentas para alugar os melhores produtos.

Se você acredita que essas informações podem ajudar outras pessoas, compartilhe este post nas redes sociais! Até a próxima!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.