Equiloc

Como funciona o piso laminado? Aprenda a instalá-lo em 8 etapas

Como funciona o piso laminado? Aprenda a instalá-lo em 8 etapas

Fazer uma transformação em casa ou no escritório às vezes esbarra em obstáculos como o tempo gasto para a obra e, principalmente, o orçamento. Se este é o seu caso, que tal, além de manter o orçamento sob controle, transformar o espaço de forma mais simples, começando pelo piso?

Vamos explicar neste texto como colocar piso laminado nos mais diferentes ambientes. Ele é uma ótima opção para transformar espaços de forma rápida e mais em conta do que pisos de madeira natural. Além de ser mais prático, este material é ecologicamente correto e a instalação é bastante simples e rápida.

Pisos laminados são produzidos a base de aglomerados de fibras de madeira selecionadas, chamadas de HDF (High Density Fiberboard, ou Painel de Fibra de Alta Densidade). O material caracteriza-se por lâminas de madeira em comprimento e largura variados. Além de ser um bom isolante térmico, é também isolante acústico, o que faz desse tipo de piso uma opção muito funcional.

Continue a leitura e saiba tudo que você precisa para uma instalação eficiente, além de um passo a passo para não deixar escapar nenhum detalhe:

O que observar antes de instalar o piso

A instalação de pisos laminados é relativamente simples, mas deve ser feita por profissionais especializados para garantir uma correta aplicação do material. Além disso, fique atento ao que é necessário observar antes da aplicação:

 Análise do contrapiso

O contrapiso é a base onde o material será aplicado. O piso laminado tem a vantagem de poder ser aplicado por cima de um piso existente. Porém, antes é preciso verificar se há alguma irregularidade, como saliências ou depressões no contrapiso.

O ideal é fazer a medição de uma parede à outra, considerando tiras de piso de 1,5 metros. Saliências superiores a 3 mm devem ser removidas, assim como depressões superiores a 3 mm precisam ser corrigidas com argamassa. Vale lembrar que é necessário esperar a argamassa secar por completo antes de aplicar o piso.

Verificação da umidade no chão

Faça o teste de umidade antes de instalar o piso laminado. Para isso, corte quadrados de plástico e prenda no piso com fita adesiva, de forma a isolar partes do contrapiso. Aguarde 48 horas e observe o local.

Se o plástico apresentar gotas de água ou algum tipo de escurecimento, é indício de que há umidade. Corrija o problema utilizando uma barreira de filme plástico com 0,2 mm de espessura. Sobreponha as bordas de 20 cm e fixe até a altura do rodapé para, em seguida, aplicar uma manta de polietileno e garantir o isolamento.

Arremate do batente das portas

O acabamento do piso é um ponto de atenção na aplicação do laminado. Os batentes devem ser cortados, pois o piso laminado tem certa dilatação. Esta prática permite um acabamento mais refinado.

Materiais necessários para a instalação

Cola

Neste caso, é importante priorizar a qualidade em relação ao preço. Isso porque a cola deve ser resistente à água, para evitar que líquidos infiltrem com rapidez no piso em caso de queda acidental.

Manta

Observe que a manta que fica entre o piso e o contrapiso deve ter, no mínimo, 2 mm de espessura. Ela é essencial para garantir a efetividade do isolamento acústico do piso.

Há um tipo de manta para cada caso específico. Utilize a manta lisa, por exemplo, para contrapisos à base de cimento e pisos elevados (não térreos). O modelo ventilado é ideal para pisos térreos de madeira, vinil ou cerâmica, enquanto a manta acústica, como o nome já sugere, é ideal para redução de barulho, sendo indicado para apartamentos e pisos não térreos.

Ferramentas de encaixe

Cada marca de piso laminado tem o seu encaixe específico. Em alguns casos, é necessária a utilização de ferramentas para auxiliar na instalação das lâminas, como espaçadores, o ferro em S, o bloco batente e o martelo de borracha. Estas ferramentas evitam avarias no piso durante o calçamento.

Como colocar piso laminado

Observados os detalhes, é hora de, enfim, seguir as etapas para instalar o piso laminado:

1. Instalação da manta

Depois de nivelar e limpar a área, coloque a manta escolhida sobre o contrapiso. A aplicação deve ser feita no sentido oposto ao da colocação das réguas. Não se esqueça de deixar pelo menos 1 cm de sobra nos rodapés e cantos de parede. Para unir uma manta a outra, utilize fita adesiva.

2. Encaixe dos espaçadores

Os espaçadores são as peças que garantem o espaço para a dilatação do piso laminado. Aplique-os ao longo da parede.

3. Sentido da instalação

As réguas devem ser colocadas de forma a ficarem paralelas em relação à maior parede do ambiente. A primeira régua deve sempre ser aplicada com o lado macho voltado para a parede, assim seguindo até o fim da primeira fileira.

Por fim, observe a medida da última régua e faça os ajustes necessários no comprimento, sendo que a parte cortada deve sempre estar voltada para a parede.

Para fazer o desenho geométrico do piso, comece a segunda fileira cortando a régua pela metade. Para unir a peça à primeira fileira, disponha a régua em um ângulo de 30 graus e desça até efetuar o encaixe.

As fileiras serão dispostas assim: a terceira será igual à primeira, enquanto a quarta será igual à segunda. Prossiga alternando até o fim da instalação.

4. Fixação das réguas

Utilizando o martelo de borracha e o bloco batente, dê suaves marteladas na extremidade da régua, de forma que os encaixes se conectem. Na última régua, utilize o ferro em S. Para evitar avarias no piso e uma instalação correta, sempre utilize estas ferramentas.

5. Ajuste da última fileira

Como a metragem dos ambientes varia de local para local, é comum que seja necessário fazer ajustes na última fileira de réguas. Dessa forma, para ajustar a largura das peças, sobreponha uma régua na penúltima fileira, alinhando a peça de cima com a de baixo. Depois, pegue outra régua e arraste-a até a parede, marcando a sobra da largura da primeira régua. Esta será a medida das peças da última fileira. Por fim, corte a sobra com a serra.

6. Finalização e acabamento

Ao terminar a instalação das peças, retire os espaçadores. Para os acabamentos, os rodapés devem ser colados. Reforce também com pregos sem cabeça para garantir a fixação.

Pronto! Agora é só curtir o ambiente com um ar moderno e renovado. Lembrando que contar com ajuda profissional é sempre o melhor caminho para que seu projeto seja executado corretamente.

Gostou de saber como colocar piso laminado e já tem outro projeto em mente? Siga-nos no Facebook e LinkedIn para ficar por dentro de dicas e novidades sobre o mundo da construção! 

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.