Equiloc

Como garantir os melhores fornecedores para a minha obra?

Como garantir os melhores fornecedores para a minha obra?

O setor da construção civil é um dos mais dependentes da eficácia da sua supply chain e a escolha de bons fornecedores para obras é imprescindível para o sucesso destas. Afinal, estamos tratando, primeiramente, da vida humana, então qualquer empreendimento que não oferece segurança para os seus moradores é extremamente perigoso.

Devido aos trágicos acidentes que vimos recentemente, esse não é um aspecto que um projeto pode ignorar. Além disso, muitas pessoas depositam todos os seus sonhos na casa em que escolhem morar e, assim, qualquer erro pode significar uma frustração muito grande e perdas inestimáveis para o cliente.

Então, temos responsabilidades muito grandes e não podemos assumi-las sozinhos. Por isso, devemos escolher excelentes fornecedores para dividir esse fardo conosco. Afinal, um bom vendedor não vai oferecer só um preço camarada ou garantir entregas rápidas. Ele será um parceiro e indicará para você o melhor caminho em relação à matéria-prima.

Nesse sentido, uma relação ruim com um fornecedor pode arruinar a obra, uma vez que a troca de materiais pode ser dificultada, o transporte demorado e o produto falsificado. Essas práticas são bem comuns no Brasil e, acredite, tem um grande potencial de afetar você. Portanto, todo o cuidado será pouco.

Por esse motivo, elaboramos algumas dicas para que você saiba quais são os principais critérios para a escolha de um bom fornecedor atualmente. No final, ainda oferecemos uma matriz para que você saiba como priorizar objetivamente as suas escolhas para definir aquele fornecedor que melhor atende aos requisitos de sua obra. Confira!

Preze pela credibilidade dos fornecedores para obras

Você já entende a importância da credibilidade para a sua própria empresa, não é mesmo? Você sabe que nenhum cliente contrata seus serviços ou compra um empreendimento se ele não confia no seu negócio. Por outro lado, nas relações entre empresas (B2B), nós incrivelmente abandonamos alguns critérios essenciais como verificar a credibilidade.

Ficamos tão focados em diminuir os custos para aumentar a nossa lucratividade que simplesmente nos esquecemos completamente de checar a visão que nossos colegas têm dessa empresa. Portanto, agora devemos levar esse mandamento como uma lei: o principal ponto a ser avaliado em um fornecedor é a credibilidade.

Vamos esquecer, por um momento, dos preços tentadores e das condições facilitadas. Afinal, a credibilidade é o principal indicativo da qualidade. Se um fornecedor é respeitado pelos demais agentes do mercado financeiro, isso é praticamente um atestado de que ele atende às demandas de seus clientes.

As empresas não continuariam a negociar com alguém cujo resultado do serviço é instável. Por isso, desapegue de critérios como o tamanho da empresa ou a fama do produto.

Há empresas pequenas que são extremamente credíveis e há gigantes do mercado que falham constantemente. Também existem produtos novos com uma qualidade tão elevada quanto alguns produtos famosos, mas que possuem um marketing mais forte.

Converse com pessoas experientes da construção civil

O mercado consumidor é extremamente seletivo com aqueles que não cumprem o combinado. Então, seus concorrentes serão seus aliados no momento de escolher um fornecedor. Não tenha medo de perguntar detalhes como se o fornecedor cumpriu integralmente o contrato em relação a prazos, preços e qualidade.

Segmente os fornecedores

Nem todo bom fornecedor para construção civil pesada será bom para construção civil residencial. Então, para cada tipo de obra, você deve buscar um fornecedor especializado naquilo.

  • Em uma obra residencial as empresas especializadas têm acesso às últimas tendências em decoração e podem ser aliadas importantes para aumentar a qualidade dos seus empreendimentos.
  • Em obras de grande porte as empresas devem ter uma capacidade ampla para conseguir uma grande carga de materiais. Além disso, elas devem ser capazes de suprir demandas emergenciais volumosas, que empresas de pequeno porte não são capazes de atender.
  • Obras comerciais: atualmente, existem diversas novidades de materiais para construções comerciais, como as lãs de isolamento acústico e térmico e o Drywall. Os fornecedores recebem essas novidades em primeira mão e podem ajudar você a impressionar o cliente no projeto final.
  • Obras industriais: o volume de trânsito de cargas, a pressão exercida pelo maquinário, a produção de poluição sonora e química são fatores que influenciam bastante uma construção. Por isso, você deve procurar os fornecedores certos para garantir materiais adequados ao projeto do cliente. Caso contrário, a insatisfação do cliente é garantida.

Preste atenção ao prazo de entrega

Uma das etapas básicas do projeto de qualquer obra é o cronograma e o planejamento, que devem ser seguidos à risca. A obra é como o corpo humano: tudo deve funcionar no momento e no local certo para atingir a máxima eficiência. Assim, se uma tarefa é realizada fora do prazo previsto, todas as etapas subsequentes estarão em risco.

Nesse caso, podem ocorrer atrasos no projeto como um todo e o cliente pode não receber o seu produto no prazo estipulado. Além de gerar má fama para a empresa, isso pode ter como consequência multas contratuais pesadas.

Por isso, muitos gestores de obras têm buscado diferenciar seus serviços enfatizando um controle melhor do prazo, reduzindo-o em relação aos concorrentes e desburocratizando diversas relações dentro do canteiro de obras e no escritório da empreiteira.

Encontre o melhor preço

Certamente, o preço é o principal critério que guia a escolha de muitos gerentes de obra na escolha dos fornecedores. Porém, conforme indicamos e vamos continuar enfatizando, esse não é o melhor parâmetro e não deve ser analisado isoladamente.

Os produtos baratos devem ser vistos com cautela, pois um preço muito abaixo do mercado pode significar o uso de matérias-primas inadequadas e um controle de qualidade ruim. Tudo deve ser ponderado, assim como o respeito às normas regulamentadoras, o prazo de entrega menor e o relacionamento de longo prazo.

Então, caso encontre uma oferta milagrosa, desconfie. Provavelmente é uma armadilha. No entanto, esteja atento: com isso, não queremos dizer que o produto mais caro é o de maior qualidade. Você deverá ter sempre em mente os requisitos do seu projeto e nada mais.

Por isso, a maior parte dos itens pode ser escolhida com calma antes da tomada de qualquer decisão. Tome um tempo exclusivo para a pesquisa de mercado e para a conversa com os fornecedores. É melhor adiar o início das obras em algumas semanas do que passar meses consertando os erros cometidos.

Como garantir materiais sustentáveis que atendam à demanda do público atual

Atualmente, a sustentabilidade é um dos grandes valores nutridos por seus clientes e você precisa incluí-la como diferencial do seu produto. Para isso, tudo começa com a escolha de fornecedores confiáveis, os quais produzem e distribuem matérias-primas em conformidade com os padrões internacionais e nacionais de desenvolvimento sustentável.

Os passos são simples e têm início com a verificação da licença ambiental do empreendimento. Depois, os requisitos são bem intuitivos conforme você pode conferir a seguir:

1. Formalidade

O primeiro passo para garantir a qualidade do seu fornecedor é bem simples: basta que você verifique os registros das empresas fabricantes e fornecedoras no Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas por meio do número do CNPJ.

Para isso, basta acessar o site da Receita Federal e conferir a existência legal do estabelecimento, bem como seu histórico recente de recolhimento de impostos. Afinal, a empresa pode estar com o CNPJ ativo, mas funcionando somente de fachada para realizar golpes.

A partir de um CNPJ ativo e válido, você será capaz de chegar à licença ambiental dos empreendimentos. Essa é uma informação pode ser checada junto aos órgãos ambientais estaduais.

Infelizmente, como não há uniformização de regras entre os entes federados brasileiros, a consulta pode ser bem simples em algumas localidades, bastando apenas o nome completo da empresa. Porém, em outros, a burocracia é maior e você necessitará do número do processo de licenciamento.

Por isso, não fique tímido em exigir do fabricante ou do fornecedor uma cópia do número da licença ou do protocolo de pedido para verificar a validade das informações prestadas por ele. Lembre-se: você é um cliente e é seu direito pedir todas as informações necessárias para te deixar mais seguro no momento da compra.

2. Origem e distância

A origem do produto e a distância do centro distribuidor são aspectos essenciais a observar para garantir um produto mais sustentável. Afinal, a distância entre o transportador e a sua empresa é proporcional também ao consumo de combustível fóssil utilizado no transporte.

Por isso, se seu objetivo é reduzir o impacto ambiental da obra, vale a pena procurar fornecedores mais próximos mesmo que o preço de comercialização seja um pouco mais elevado. Assim, sua empresa garante que a fase de transporte emitirá menos gases que contribuem para o efeito estufa.

3. Responsabilidade social

Muitas pessoas se esquecem que a sustentabilidade é um tripé, composto pelos seguintes aspectos:

  • responsabilidade social: toda atividade econômica tem algum impacto na comunidade e na sociedade em que atua. As ações sustentáveis devem buscar interferir, no mínimo, no modo de vida local, assim como proporcionar condições de trabalho dignas, saudáveis e recompensadoras;

  • economia sustentável: o uso dos materiais deve ser racional. As matérias-primas devem ser tratadas como um recurso finito e, portanto, manejadas para produzir a menor taxa de desperdício. Além disso, as práticas em geral devem contribuir para um mercado saudável;

  • por fim, a sustentabilidade ambiental, que deve levar toda a empresa a um pensamento otimizador cuja base é produzir o suficiente com os insumos suficientes.

Relações de trabalho saudáveis

Em relação à responsabilidade social, é importante escolher fornecedores que vão além de dar benefícios extras a seus funcionários. Apesar de ser uma ação extremamente legítima, ela não é suficiente para manter o bem-estar dos funcionários.

Procure empresas que estimulem a criação de relações de trabalho saudáveis e legítimas que forneçam, assim, oportunidades de desenvolvimento tanto individual quanto em grupo.

Impacto social positivo

Além disso, busque empresas que sejam renomadas por suas ações de manutenção e pelo incentivo das culturas locais. Assim, você garante que seu fornecedor não estará simplesmente buscando os lucros de forma predatória. Em casos de escândalos, sua empresa pode ser diretamente afetada e perder muitos clientes.

Outro aspecto importante é verificar a preocupação da empresa com o bem-estar da comunidade em geral. Grandes empresas como a Gerdau e a Tim têm espaços culturais ativos, além de buscar constantemente o patrocínio de atividades artísticas.

Utilizar os serviços e as matérias-primas de fornecedores que promovem esse tipo de ações pode ser um ótimo marketing indireto a para sua empresa.

Trabalho escravo e infantil

Esse é um ponto muito delicado, pois, infelizmente, no Brasil, a prática da exploração do trabalho infantil é muito comum. Apesar das idas e vindas das decisões governamentais, é possível identificar caso o fornecedor já tenha sido autuado oficialmente por alguma questão relacionada ao trabalho infantil, trabalho em condições precárias de salubridade, trabalho escravo, trabalhos em jornadas excessivas e trabalho sem alimentação adequada.

No site da CBCS (Conselho Brasileiro de Construção Sustentável) há uma lista muito completa e confiável de quem já foi autuado por trabalho infantil. Há, ainda, outra listagem que indica todos os empregadores que mantiveram condições de trabalho degradantes.

Essa fonte é essencial para que você não deixe seus clientes insatisfeitos com a irresponsabilidade social da sua empresa. Afinal, eles estão cada vez mais exigentes nesse sentido.

4. Normas técnicas

Felizmente, o nosso setor tem evoluído bastante em relação à conformidade com as normas técnicas da ABNT. A fiscalização pelo Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), do Ministério das Cidades, tem fornecido certificações que dão segurança para o comprador.

Então, caso um produto não esteja ainda listado nesse programa, você deverá exigir do fornecedor os laudos que garantam a qualidade de acordo com os testes laboratoriais de entidades reconhecidas como o InMetro e o IPT-SP.

Com isso, além de um produto sustentável, você garante uma boa economia ao final da obra, pois evita a compra de produtos com desempenho insatisfatório. Como consequência, há menos resíduos, custos e refações contribuindo para que você realize com sucesso todo o tripé da sustentabilidade, como explicamos acima.

5. Responsabilidade empresarial

Como já explicamos, a empresa deve cuidar tanto da sociedade quanto do próprio mercado em que se insere. Desse modo, o ponto mais importante é verificar a sua prática comercial diante da concorrência, dos clientes e dos demais atores da economia.

Os principais valores que podemos verificar nesse sentido são a transparência e a governança. Saiba mais sobre isso:

Governança

A governança é o conjunto de costumes, processos, políticas, regulamentos e instituições que uma empresa assume para garantir uma direção e uma administração ótima e confiável. Em outras palavras, são as atitudes concretas a partir das quais uma empresa garante que sua missão, suas metas e seus objetivos sejam cumpridos integralmente.

Para isso, ela se orienta em códigos de condutas éticas prévios, que garantem a previsibilidade das ações de cada um dos seus colaboradores. Desse modo, busca-se reduzir os conflitos de interesse, eliminar os inadimplementos de obrigações de dar, fazer e não-fazer, aumentar a eficiência econômica e aumentar a credibilidade no mercado.

Transparência

Em suma, tudo o que você deve buscar em um fornecedor é a transparência. Afinal, ela diz respeito à acessibilidade às informações mais importantes da empresa ou seja, aquelas que podem potencialmente afetar todos aqueles que negociam ou dependem da empresa.

No campo da construção isso é muito óbvio. Afinal, muitos fornecedores escondem as dificuldades financeiras e tratam com você como se a empresa estivesse extremamente saudável. Então, diante de uma grande remessa, eles te deixam na mão. Além do grande prejuízo, você ainda terá de buscar em regime de urgência um novo fornecedor.

Por isso, verifique se a empresa divulga seus balanços e os indicadores financeiros mais importantes publicamente ou para seus clientes. Isso demonstra que ela está preocupada em garantir um serviço completo e em cumprir com tudo o que foi combinado com a sua construtora.

Você pode estar se perguntando por que deve saber e ficar atento a todos esses aspectos para escolher um fornecedor. Bem, a resposta é simples: se você estiver procurando fornecedores esporádicos e não está muito preocupado em relação à confiança dos serviços, as nossas dicas são realmente excessivas.

Porém, para quem procura uma relação duradoura e confiável para ter bons fornecedores por toda a vida da empresa, essas dicas são essenciais e não podem deixar de ser seguidas.

Afinal, uma simples conversa pode te passar toda a segurança e, no início, sua relação pode ser uma maravilha. Entretanto, depois que já te impressionou e conquistou a sua confiança, esse fornecedor pode começar a te deixar na mão.

Matriz de fornecimento

Depois de estabelecermos tantos critérios, é hora de elaborar um modelo de pontuação para termos uma base de comparação objetiva entre os fornecedores. No topo devem estar os objetivos principais da obra e do fornecimento. Eles serão valorados com uma pontuação muito maior do que os demais aspectos.

Se você precisa de um projeto rápido e barato, por exemplo, e está disposto a sacrificar a qualidade para tal, então, na sua análise, você pode distribuir 100 pontos no total e valorar a rapidez em 30 pontos e o preço também em 30.

Desse modo, cerca de 60% da sua decisão estará baseada nos seus objetivos principais. O interessante é que você defina a pontuação de acordo com as necessidades do projeto.

Exemplo 1

A Cleo Construtora pequena empresa deseja construir um edifício residencial com um padrão médio de qualidade, e quer aproveitar as recentes entradas de dinheiro para construir rapidamente, pois tem medo de que precise gastar os recursos.

Ela está disposta a pagar um pouco mais por um empreendimento de maior qualidade. A construtora é bastante preocupada com os valores da sustentabilidade e quer ter certeza de que o seu fornecedor tem a capacidade financeira suficiente para cuidar bem da obra durante todo o projeto.

Então, podemos construir a seguinte matriz:

Fornecedor

Critério

Pontuação máxima

Pontuação atribuída

Qualidade

30

 

Rapidez

20

 

Preço

15

 

Sustentabilidade

10

 

Credibilidade

10

 

Capacidade financeira

8

 

Responsabilidade empresarial

7

 

Exemplo 2

A Intercall Empreendimentos imobiliários é uma grande empresa do setor e deseja construir uma série de edifícios de altíssimo padrão. Seu público é capaz de pagar o que for.

Porém, ela sabe que a concorrência é muito grande e, por isso, deve lançar empreendimentos rapidamente. Assim, ela busca um fornecedor com uma ampla capacidade de fornecimento rápido. Além disso, ela precisa garantir produtos de altíssima qualidade, mesmo que custem caro.

A sustentabilidade é um valor essencial para seu público. Por fim, a empresa busca, ainda, fornecedores com uma capacidade financeira sólida, pois pretende firmar uma parceria de longo prazo. Por isso, a transparência e a governança são critérios essenciais.

Fornecedor

Critério

Pontuação máxima

Pontuação atribuída

Qualidade

20

 

Rapidez

20

 

Responsabilidade empresarial

15

 

Sustentabilidade

15

 

Capacidade financeira

15

 

Credibilidade

10

 

Preço

5

 

 

Com essa matriz, você terá um parâmetro racional e objetivo para auxiliar na sua decisão. Obviamente, não queremos dizer que a maior pontuação deve ser a escolhida, pois, junto à matriz, você deverá fazer diversas outras anotações a respeito do fornecedor.

A matriz é somente um norte para que você consiga ponderar quais empresas se destacam em um ponto, mas deixam a desejar em outro. A gestão de obras não é uma ciência exata: devemos fazer sempre a escolha mais racional, mas todas as previsões podem eventualmente falhar.

Com essas dicas, escolher um fornecedor se tornará uma tarefa muito mais simples e eficiente. Lembre-se que o êxito do seu projeto depende diretamente dessa escolha e, por isso, ela não deve ser tomada impulsivamente, baseada em somente um único critério.

A escolha de fornecedores para obras pode ser considerada uma arte de equilibrar diversos fatores para garantir a satisfação do cliente. Afinal, o nosso dever é entregar um sonho e concretizar uma expectativa para que a pessoa possa desfrutar por muitos anos daquele imóvel. Mesmo em projetos comerciais e industriais, a mesma responsabilidade permanece.

E então? Gostou dessas sugestões? Quer compreender quais são as melhores formas de economizar na sua obra sem ter de sacrificar a qualidade dos materiais e o resultado final? Não deixe de ler nossas 5 dicas valiosas para economizar na sua obra!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.