Equiloc

Como manter o orçamento da obra sob controle?

Como manter o orçamento da obra sob controle?

Controlar e gerenciar o orçamento da obra não é tarefa simples, independentemente de ser a construção de um grande empreendimento ou apenas a reforma de uma casa. Por isso, é muito importante que os responsáveis tenham bastante atenção a todos os detalhes para evitar atrasos, gastos desnecessários e outros problemas.

O orçamento é uma ferramenta essencial para o sucesso de qualquer obra, independente do seu grau de complexidade. Ele está relacionado às áreas de finanças e economia, representando a quantia de dinheiro estimada que será necessária para a conclusão de todas as etapas e entrega da obra.

Elaborá-lo requer a contribuição de todas as áreas e executá-lo requer um comprometimento firme da equipe que só se consegue com boa liderança e comunicação.

O cálculo e a projeção do orçamento deve considerar todos os gastos, como: contratação de mão de obra, compra ou aluguel de ferramentas e equipamentos, aquisição de insumos e materiais, pagamento de fornecedores e serviços prestados, entre outros.

É de suma importância planejar a obra e orçá-la devidamente, já que qualquer erro pode prejudicá-la significativamente, resultando em atrasos na entrega e, principalmente, encarecendo o seu valor.

Para ajudá-lo a gerenciar sua obra, separamos neste post tudo o que deve ser feito para manter o orçamento sob controle. Confira!

Planeje a obra

Antes de qualquer coisa, para manter o orçamento da obra sob controle os construtores precisam planejar devidamente cada uma de suas etapas. O planejamento é essencial para que a construção não atrase, não tenha um custo elevado e principalmente, fique dentro do valor orçado.

Para planejar a obra, é necessário fazer um levantamento de todos os itens que serão necessários, dimensionar as compras e programar as entregas no momento certo. Além disso, deve-se também programar a contratação do número certo de funcionários, visto que pessoas demais trabalhando podem fazer com a obra custe mais, e trabalhar com poucos pedreiros e serventes pode acarretar atrasos e outros prejuízos.

É fundamental que os construtores considerem o planejamento como um dos principais fatores ao montar o orçamento da obra. Mantê-la dentro do programado mantém os gastos dentro do orçado e evita atrasos.

Tome ações para evitar atrasos

Obviamente, não basta simplesmente planejar a obra para que ela mantenha-se dentro dos valores orçados e não tenha seu prazo de entrega alterado. Por isso, é essencial que os construtores ou responsáveis pela construção estejam sempre preparados para surpresas e saibam lidar com os mais diferentes imprevistos.

É claro que não é simples prever detalhes que podem acarretar em atrasos na obra, mas existem diversos posicionamentos e atitudes que ajudam os construtores a absorver melhor os imprevistos e garantir que ela seja entregue no tempo certo.

Entre as principais ações para evitar atrasos na obra, podem-se destacar:

  • dimensionar a mão de obra, de forma que a equipe consiga absorver ausências;
  • não trabalhar apenas com um fornecedor, mas sim vários, garantindo que caso alguma empresa falhe na entrega, outras possam suprir;
  • considerar no orçamento uma quantia que seja destinada para a solução de problemas e pagamento de imprevistos;
  • manter um fluxograma para acompanhamento de todas as etapas da obra
  • realizar reuniões de briefing diárias para solucionar rapidamente problemas que possam interferir na obra e responder dúvidas dos funcionários.

É fundamental que os construtores estejam preparados tanto financeiramente, quanto na parte técnica da obra. Assim, é possível solucionar todos os imprevistos e evitar que os problemas enfrentados atrasem os prazos de entrega e, principalmente, aumentem o custo da obra fazendo com que o valor ultrapasse o orçado.

Contrate mão de obra qualificada

Para manter a obra dentro do orçado e garantir que sua entrega dentro do prazo, é fundamental que os construtores contem com um time qualificado e que consiga seguir o cronograma. Por isso, é de extrema importância que os responsáveis contratem pedreiros, serventes e outros funcionários que possuam experiência a consigam atender as demandas.

Todos os responsáveis por obras sabem que profissionais qualificados e experientes apresentam melhores resultados, por outro lado, são mais caros. Por isso, uma ótima dica é contratar líderes para direcionar as equipes. Isso ajuda a manter a obra dentro do planejado e garante que os seus custos fiquem dentro do orçamento.

Escolha bem os fornecedores

Para garantir que o valor da obra fique dentro do orçamento não basta apenas seguir o planejamento e estar preparado para as mais diversas situações, é preciso também contar com fornecedores de qualidade.

As empresas parceiras influenciam bastante no preço da obra, visto que grande parte do seu custo é devido à compra de materiais e insumos. Além disso, os fornecedores também possuem um papel de extrema importância no prazo de entrega, pois caso falhem no fornecimento, a construção pode ser comprometida.

Portanto, para manter o pleno controle sobre o orçamento da obra e garantir que ela seja entregue no prazo certo, é essencial que se tenha fornecedores de qualidade e empresas parceiras que cumpram com os acordos e entreguem serviços e itens em tempo hábil.

Tenha boa comunicação

Um fator que pode interferir na obra e prejudicar o orçamento é a falta de comunicação entre o time. A troca de informações entre os líderes de cada área, os pedreiros e serventes e o responsável pela obra é essencial para evitar a compra de itens de forma errada e gastos que não estejam dentro cronograma.

Por isso, é fundamental manter a boa comunicação em toda a obra. Realizar reuniões de briefing diárias, utilizar quadro de avisos, entre outras práticas, são fundamentais para garantir o correto andamento da obra, evitando atrasos e novos gastos que façam com que o orçamento seja ultrapassado.

Os construtores e responsáveis pela obra precisam ter muita atenção a todos esses detalhes: o correto gerenciamento dos fornecedores e dos funcionários, controle de compras e o planejamento a ser seguido são fundamentais para que a construção fique dentro do orçado. Além disso, o pleno controle sobre a obra garante com que ela seja entregue no prazo.

Aprendeu como manter o orçamento da obra sob controle? Caso tenha ficado alguma dúvida, não deixe de comentar abaixo, teremos o maior prazer em ajudá-lo!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.