Equiloc

Como organizar a rotina de trabalho do seu pedreiro?

Como organizar a rotina de trabalho do seu pedreiro?

Uma obra depende de uma equipe completa para realizar os serviços com o máximo de eficiência. Quando se trata de reforma ou construção, é trabalho do pedreiro tirar do papel todos os detalhes dos projetos elaborados pelo arquiteto ou engenheiro responsável.

Apesar de ser conhecido como um profissional que faz um pouco de tudo, o pedreiro precisa demonstrar que tem habilidade e experiência nos processos que realiza. Tal condição é crucial para o desenvolvimento de trabalhos mais eficientes e que tragam resultados.

Cabe ao contratante, portanto, verificar o nível de capacitação dos possíveis candidatos antes de montar um time para tocar a obra. Planejamento e organização também são aspectos que fazem a diferença na rotina do canteiro e devem ser valorizados.

Quer saber como otimizar as tarefas do pedreiro e atingir seus objetivos, sem dor de cabeça? Veja algumas dicas que podem ajudar!

Tenha um cronograma detalhado

Não basta determinar o que será feito, é preciso definir prazos e orientar processos para que sejam cumpridos no tempo certo. Tenha em mente que muitos pedreiros se responsabilizam por vários trabalhos e tendem a realizá-los no mesmo período. Logo, se os serviços não forem intercalados de forma equilibrada, você poderá se incomodar com atrasos nas entregas.

Um bom recurso para facilitar a visualização das tarefas e seus devidos prazos é o cronograma de obras. Trata-se de um documento que contempla descrições de todas as atividades, incluindo o máximo de detalhes que são relevantes para a execução de cada uma delas.

A montagem do cronograma trará maior controle para verificar se tudo tem saído como o esperado. Além disso, estipulará o ritmo de trabalho do pedreiro para que ele se organize e comece a lidar com a nova rotina. Trata-se de um incentivo a mais para que o profissional mantenha o foco e aumente a produtividade.

Outro cuidado importante para garantir que os prazos sejam cumpridos e evitar problemas, é a elaboração de um contrato de prestação de serviços. Esse tipo de acordo deve ser registrado, assinado e emitido em duas vias (uma para cada parte) para oficializar a negociação.

Ofereça os recursos adequados

Muitas pessoas se preocupam com a procedência dos materiais empregados em uma obra de construção ou de reforma. Afinal, parte do sucesso do projeto depende do uso de insumos de qualidade, ou seja, de recursos fornecidos por empresas idôneas.

Assim, ao conversar com o pedreiro, certifique-se de que todos os itens necessários foram inclusos na lista de materiais. Esse profissional já tem certa experiência em determinar quantias, portanto, pode orientar o processo para que você adquira o volume ideal de cada produto.

Garantir a quantidade exata dos recursos evita tanto o prejuízo com excessos — que gera desperdícios — quanto a frustração por falta de material. Consequentemente, isso melhora o desempenho do pedreiro, visto que permite a continuidade do seu trabalho sem interferências.

Outro aspecto importante tem a ver com a oferta de maquinário e de ferramentas adequadas para cada tipo de serviço. Esses instrumentos precisam estar em boas condições de uso para que não causem acidentes e permitam a execução de funções corretamente.

Uma ótima alternativa é investir na locação de equipamentos, para não se preocupar com a manutenção das máquinas. A vantagem é que as locadoras especializadas cuidam dessa parte e inspecionam seus produtos com frequência, garantindo itens de alta qualidade para você usar em qualquer tipo de obra.

Avalie as competências do profissional

É comum que a procura por um profissional comece a partir de indicações, feitas por amigos ou conhecidos. Embora seja uma boa prática, tenha cuidado para não se contentar com apenas uma opção. Em vez disso, avalie diferentes perfis para encontrar alguém capaz de executar as funções delegadas.

Pesquise sobre o trabalho do pedreiro, pergunte se ele tem alguma especialidade e avalie os serviços que já fez. Isso permitirá ter uma noção do nível de conhecimento do profissional e, inclusive, identificar se há algum processo que ele não domina muito bem.

Contratar uma pessoa especializada naquilo que você procura não só garante maior qualidade nos resultados, como também permite a otimização da rotina na obra. Afinal, uma pessoa que conhece os processos e não tem dúvidas sobre as etapas envolvidas tende a ser mais produtiva para finalizar tudo no tempo previsto.

Se a reforma ou construção for mais complexa, o que demanda maior planejamento e controle, a dica é incluir outros profissionais na equipe. Um servente, por exemplo, pode participar de várias tarefas no canteiro e auxiliar o pedreiro em uma série de processos.

Assim, sempre que possível, contrate um ajudante para facilitar a rotina das pessoas envolvidas com a obra. Quanto mais mão de obra houver para dar uma agilizada nas atividades, mais perto da entrega estará o projeto.

Acompanhe as etapas da obra

Demonstrar interesse pelas atividades envolvidas em uma construção ou reforma é uma boa maneira de estimular o pedreiro a dar o seu melhor. Por isso, antes de focar nos resultados, participe do processo e mostre que você está disposto a ajudar com o que for preciso.

Muitas pessoas têm pavor só de pensar em gerenciar uma obra, por considerarem essa prática exaustiva. No entanto, mesmo que você não entenda muito do assunto, pode aprender muita coisa ao acompanhar as etapas e, o mais importante, estabelecer uma relação de confiança com os profissionais contratados.

Se achar necessário, saiba que sempre há a possibilidade de contar com o suporte de um arquiteto ou engenheiro para monitorar os serviços. Como estão acostumados com visitas ao canteiro, eles conseguem monitorar os trabalhos com mais eficiência e fornecer novas orientações.

Agora, cabe a você aplicar essas dicas para organizar o trabalho do pedreiro e, dessa forma, melhorar os resultados da sua reforma ou construção. Não esqueça de providenciar os recursos adequados para cada serviço, visto que são a base para um projeto que alie qualidade e segurança.

E já que o assunto do artigo tem a ver com organização, que tal conferir 7 práticas para evitar os temidos atrasos em obras? Acompanhe e saiba como se livrar desse tipo de preocupação!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.