Equiloc

Concreto Colorido: a mesma resistência com um toque de inovação

Concreto Colorido: a mesma resistência com um toque de inovação

O concreto é uma das melhores invenções da construção. Sua versatilidade permite o uso em praticamente todas as obras, independentemente do tamanho da estrutura. Quanto à aparência do concreto, o mais comum é encontrarmos o material em seus tons naturais de cinza. Mas já existem no mercado outras alternativas para inovar e dar um toque especial de cor à sua obra.

Ainda pouco utilizado pelos profissionais brasileiros, o concreto colorido ou pigmentado é ideal para pisos, calçadas, marcações de áreas específicas e fachadas. Atualmente, são os projetos de reurbanização que mais fazem uso do material. As cores mais vistas são o ocre, o vermelho e o marrom, mas os corantes em verde e azul já começam a aparecer também.

Por ser uma técnica complexa e envolver custos mais altos de produção, a decisão pelos diferentes tons depende de diversos fatores de composição para alcançar o pigmento necessário. O fato é que a combinação adequada da técnica à estratégia visual garante resultados incríveis para o projeto.

Como é feita a pigmentação?

O processo deve ser realizado diretamente na betoneira, um equipamento que você pode conhecer em detalhes neste artigo. O indicado é misturar de um a um quilo e meio de corante a cada cinquenta quilos de cimento, mas é muito importante contar com especialistas para definir essa dosagem e evitar problemas como a eflorescência, caracterizada pelos cristais brancos que surgem na mistura. Os tipos de cimento mais indicados são o ARI e o Pozolânico.

Teoricamente, o concreto pigmentado tem o mesmo desempenho do convencional, mas sua qualidade depende de um maior controle técnico, desde a produção da massa até a execução da estrutura, a fim de garantir que a resistência do material não seja comprometida pela aplicação da cor.

Outro ponto de atenção fundamental é a homogeneidade. O pigmento precisa ser agregado à massa por inteiro para depois começar o processo de vibração. O tempo de cura indicado gira em torno de sete dias, umedecendo, pelo menos em dois deles, com quantidade de água suficiente para cristalizar totalmente o cimento. Ao final, pode-se aplicar um verniz incolor ou acrílico como proteção mecânica.

Usar ou não usar?

Antes de optar pela utilização do concreto pigmentado, é importante conhecer suas vantagens e desvantagens. Pra começar, seu custo pode ser até três vezes maior em relação ao convencional e sua elaboração é bem mais difícil porque exige dosagens precisas, sem diferenciação de tons.

A composição incorreta de pigmentos, água ou cimento pode alterar as propriedades do concreto e aumentar a chance de eflorescência, que se torna mais comum quanto o material fica poroso e mal compactado. Nesses casos, o efeito fica comprometido, mostrando coloração apagada ou esbranquiçada na superfície da peça.

Vencidos os desafios técnicos, a beleza estética do material é apenas uma das vantagens. O uso do concreto colorido pode reduzir uma das etapas da obra: o revestimento.

O que diminuiria o tempo de execução do projeto e amenizaria a diferença nos custos finais. Sem revestimentos, como pastilhas ou a própria pintura, a estrutura apresenta maior durabilidade e diminui a necessidade de manutenção. Outros diferenciais são a boa resistência contra a poluição, ação solar e demais intempéries.

E então, gostou da novidade que pode transformar nossas grandes cidades, conhecidas como selvas de concreto, em espaços cheios de cor?

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.