Equiloc

Conheça os 7 principais tipos de concreto usados no Brasil!

cortador de piso chão

Uma obra bem-acabada necessariamente precisa de mão de obra qualificada, máquinas eficientes e materiais resistentes. Nesse contexto, analisando os materiais essenciais para uma construção, o concreto tem o seu destaque, até porque, com a evolução do ramo da construção civil, vários tipos de concreto surgiram no mercado.

Hoje em dia é simplesmente inimaginável pensar em uma obra ou reforma e não associá-las com a necessidade do uso de concreto. Essa dependência é explicada pelo fato desse material agregar várias vantagens ao processo de construção.

Mas, você sabe qual é a definição de concreto e quais são os principais tipos existentes? Então leia este texto e confira!

O que é concreto?

Concreto nada mais é do que uma massa composta por uma mistura de agregados graúdos (popularmente chamados de pedras), água, agregados miúdos (popularmente chamados de areia), cimento e aditivos.

Em relação às proporções dessa mistura, cabe destacar que variam de acordo com as características do projeto em questão, isto é, há outros parâmetros a serem avaliados (principalmente a resistência mecânica).

Qual a sua importância para a construção civil?

Inicialmente, vale ressaltar que o concreto pode ser classificado como não estrutural e estrutural, sendo a compreensão dessa classificação importante para entendermos a relevância do concreto para a construção civil.

Concreto estrutural

É quando o concreto é usado como um elemento estrutural de uma construção, ou seja, em ocasiões nas quais ele tem como principal função entregar boa resistência à obra.

Concreto não estrutural

Como o próprio nome sugere, é o concreto que não faz parte dos elementos estruturais de uma obra. Em outras palavras, ele é utilizado basicamente como elemento de preenchimento, não tendo a função de entregar elevada resistência mecânica para manter a construção erguida.

Dessa forma, tanto o estrutural quanto o não estrutural são aplicações de vital importância para uma obra, pois a lógica de uma construção é ser constituída a partir da soma de elementos estruturais com não estruturais.

Além disso, seja qual for a classificação, o concreto é obtido de maneira muito simples e relativamente rápida e barata, o que viabiliza, e muito, sua utilização em larga escala.

Quais sãos os principais tipos de concreto?

Como já mencionado, há variações quanto aos tipos de concreto, as quais são ordenadas de acordo com a necessidade do projeto de engenharia. A seguir, conheça os 7 principais.

1. Concreto convencional

Certamente, é o tipo mais usado no ramo da construção civil. Como o próprio nome antecipa, seu processo de fabricação é o convencional, ou seja, requer apenas a mistura padrão: areia, brita, água e cimento (sem presença de aditivos). O concreto convencional pode ser aplicado tanto em fundações quanto lançado em fôrmas (pisos e lajes).

2. Concreto pré-fabricado

Por sua vez, esse tipo de concreto tem seu processo de fabricação caracterizado por ser industrial, isto é, ele já chega na obra pronto para ser utilizado na construção. Dessa maneira, sua aplicação é agilizada, na medida em que basta ir encaixando as peças na laje.

Esse modelo tem como vantagem simplificar o planejamento/andamento da construção, uma vez que ele chega no canteiro de obras em perfeitas condições de uso. Outra vantagem é na hora de calcular sua quantidade, porque as formas podem ser compradas de acordo com o ritmo preciso da necessidade de uso.

3. Concreto armado

O material concreto possui boa resistência à compressão — o que é essencial para qualquer obra. Contudo, há ocasiões em que ter resistência à tração também é necessário. Entretanto, essa não é uma propriedade natural do concreto, sendo preciso adicionar barras de ferro em seu interior para alcançá-la.

Dessa forma, com intuito de garantir outra propriedade mecânica, temos o concreto armado, o qual, além da mistura padrão, apresenta ferragens em sua composição.

4. Concreto bombeável

Também muito utilizado nas obras, o concreto bombeável assemelha-se ao convencional, mas apresenta características que tornam seu escoamento mais fácil, alcançando assim distâncias consideráveis quando bombeado.

Cabe destacar que essa maior fluidez adquirida pelo concreto bombeado está relacionada com o aumento da quantidade de água (pode ser também pela adição de aditivos químicos) em sua mistura, o que diminui a granulometria do agregado graúdo.

5. Concreto pesado

O nome “pesado” se refere à alta densidade dessa variação de concreto, viabilizada por meio do uso de agregados especiais (por exemplo, barita, magnetita e hematita). A utilização desses agregados é justificada para aumentar a resistência mecânica do concreto, bem como para propiciar boa durabilidade.

Outra característica importante do concreto pesado é a proteção contra radiação, o que possibilita sua aplicação em salas de raio X, usinas nucleares e outras construções que envolvam o trabalho com partículas radioativas.

6. Concreto leve

Ao contrário do pesado, o concreto leve é identificado pela baixa densidade, o que é ocasionado pela alteração da proporção entre agregados graúdos e leves. Por ser menos denso, naturalmente seu peso também será menor em um mesmo volume de comparação — o que pode ser uma vantagem, pois não sobrecarrega a construção.

7. Concreto protendido

O concreto protendido é aquele caracterizado por ter cabos de aço de alta resistência em seu interior. Essa técnica, chamada de ancoramento, é ideal em ocasiões nas quais é necessário ter boa resistência a grandes esforços de flexão. Uma vantagem desse tipo de concreto é seu custo-benefício, visto que, quando fabricado corretamente, o concreto protendido requer baixíssima manutenção no decorrer de sua vida útil.

Vale pautar que atualmente existem várias pesquisas ao redor do mundo em busca de um concreto resistente, menos denso e ecologicamente correto. Em outras palavras, é um material que constantemente é aperfeiçoado e beneficiado pelos avanços da tecnologia.

Sendo assim, após analisarmos os principais tipos de concreto, e considerando principalmente suas vantagens, é fácil perceber a importância desse material para toda e qualquer equipe que trabalhe no ramo da construção civil. Portanto, seja de grande porte, seja de pequeno, uma obra necessariamente contará com a aplicação desse engenhoso material.

Achou o conteúdo interessante? Então, siga as páginas da Equiloc nas redes sociais e confira também outros posts sobre obras e construção civil em geral. Estamos no Facebook e no LinkedIn.

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.