Equiloc

Tipos de porcelanato: entenda a diferença

Tipos de porcelanato: entenda a diferença

A escolha correta de itens como material de acabamento, ferramentas e equipamentos pode garantir a satisfação total de quem vai construir ou reformar imóveis. Uma das maiores dificuldades das pessoas é escolher entre os diversos tipos de porcelanato ofertados no mercado.

O porcelanato é um tipo de revestimento produzido com uma mistura composta por minerais. Entre esses elementos podemos destacar a argila, o feldspato e a caulim. Esse tipo de revestimento surgiu na Itália na década de 80, e começou a ser fabricado no Brasil na segunda metade da década de 90.

O grande sucesso do porcelanato se deve principalmente à sua coloração uniforme — que agrega beleza às peças — e à sua resistência. Além disso, esse revestimento é de fácil manutenção e limpeza.

Quer conhecer os diversos tipos de porcelanato para deixar a sua casa linda e funcional sem gastar muito com o material de acabamento? Então confira as informações que separamos para você!

Tipos de porcelanato

tipos de porcelanato polido

Com tantas vantagens, esse tipo de revestimento virou uma tendência que cresce a cada dia. Sendo assim, os fabricantes investem cada vez mais para disponibilizar os mais variados tipos de porcelanato e atender a todos os gostos e necessidades dos consumidores.

Com o propósito de facilitar a escolha do revestimento ideal para a sua obra, separamos 7 tipos de porcelanato comercializados no mercado. Confira!

Porcelanato estruturado

A superfície do porcelanato estruturado tem textura levemente abrasiva (antiderrapante), que o torna menos escorregadio. Portanto, o uso desse tipo de revestimento é indicado especialmente para áreas sujeitas a quedas devido à umidade, como box, piscina, área de lazer e varandas.

Porcelanato esmaltado

A superfície desse tipo de porcelanato pode ser fosca ou cintilante, áspera ou lisa, e recebe uma camada decorativa de esmalte. As peças mais brilhantes proporcionam menos abrasividade e devem ser evitadas nas áreas molhadas, como banheiros e cozinhas.

O porcelanato esmaltado tem a vantagem de apresentar várias possibilidades de escolha quanto à sua resistência, decoração e textura. No entanto, é preciso ficar atento e escolher o modelo cuja resistência seja adequada ao uso no local onde ele será instalado.

Porcelanato polido

As peças desse tipo de porcelanato recebem uma camada protetora e polimento após a finalização. Esse trabalho deixa a sua superfície bem lisa e brilhante. Portanto, o uso desse modelo é recomendado somente para as áreas secas do imóvel, como quartos, salas e corredores.

Entre as vantagens do porcelanato polido, podemos citar o brilho, a facilidade de limpeza, a alta resistência e a impermeabilidade. Essas características, entretanto, além de deixarem o piso escorregadio, aumentam a possibilidade de riscos e danificação por produtos de limpeza corrosivos.

Porcelanato natural

A superfície do porcelanato natural é mais rústica e fosca. Por ser mais resistente e menos liso, esse tipo de revestimento é muito utilizado em ambientes externos e garagens.

Porcelanato lapado

A superfície do porcelanato lapado se assemelha às pedras naturais e tem um leve brilho. Por esse motivo ele é muito utilizado em quartos, sala de estar e paredes, para deixar o ambiente confortável e aconchegante.

Porcelanato líquido

O porcelanato líquido é produzido utilizando-se uma mistura de plástico e uma resina epóxi — que são unidos ainda na forma líquida. Ao ser aplicada e nivelada sobre um local, essa massa endurece e resulta em um piso liso, sem rejunte e brilhante. Esse modelo pode apresentar vários tipos de cores, inclusive a translúcida.

Porcelanato acetinado

O acabamento do porcelanato acetinado é ideal para quem deseja dar um ar leve e relaxante a ambientes como banheiros, salas e quartos.

Esse tipo de piso é bem resistente a riscos e manchas, além de ser menos escorregadio. No entanto, a mão de obra para a sua colocação costuma ser mais cara do que a dos outros tipos de piso frio.

Tipos de acabamento do porcelanato

Além de escolher o tipo de porcelanato mais adequado, é preciso decidir ainda sobre o acabamento da borda da peça que é disponibilizado em dois modelos:

Modelo bold

Esse tipo de borda apresenta forma arredondada, o que exige que as peças sejam assentadas mais distantes umas das outras. Dessa forma, o rejunte fica mais aparente;

Modelo retificado

Nesse modelo, a borda tem as laterais retas e possibilita a colocação das peças mais próximas umas das outras, o que resulta em acabamento com aparência mais uniforme.

Qual o melhor tipo de porcelanato para quarto?

tipos de porcelanato sala vazia

O melhor tipo de porcelanato para quarto é aquele que possui uma textura confortável, como o porcelanato acetinado.

Outra opção muito buscada é o porcelanato tipo madeira, já que traz a sensação de aconchego e aquecimento do ambiente. Você consegue encontrar esse piso em diferentes cores e texturas.

Qual o melhor tipo de porcelanato para residência?

tipos de porcelanato para sala

Na hora de escolher o melhor porcelanato para cada ambiente da sua residência, você deve considerar o tipo de acabamento e se ele é para um local interno ou externo. Dessa maneira você consegue garantir a sua durabilidade, a segurança e resistência, que cada ambiente da casa pede.

Também é importante pensar nos fatores estéticos e sensoriais. Isso porque o porcelanato que reproduz a madeira traz a sensação de aconchego em salas e quartos, e o mármore, a amplidão e elegância.

Sendo assim, para a sala, o ideal é porcelanato amadeirado ou ainda o porcelanato no tom de cinza, polido (com brilho) ou acetinado (sem brilho), e em grandes formatos.

Para áreas molhadas, como a cozinha, o porcelanato mais indicado é acetinado, pois minimiza o risco de quedas, visto que não possuem superfície lisa e brilhante.

Já para as áreas externas da casa podem ser utilizados porcelanatos esmaltados, pois são menos escorregadios e, a cor escura apresenta menos sujeira.

Como escolher os tipos de porcelanato para sua obra

tipos de porcelanato polido (3)

Na hora de escolher os tipos de porcelanato para sua obra, muitos pontos contam. Podemos citar entre os principais deles: o preço, a porosidade, a cor, a versatilidade, a manutenção e a resistência.

Cuidados com o porcelanato durante o assentamento

Na hora de assentar o porcelanato é importante tomar alguns cuidados simples, mas que fazem toda a diferença.

Abaixo listamos algumas dicas para que o assentamento ocorra da melhor forma possível e que não gere problemas futuros.

Escolha o ambiente que receberá o porcelanato

O primeiro passo é definir se o porcelanato vai ser aplicado na área interna ou externa, a fim de escolher a argamassa ideal, que pode ser encontrada na versão em pó ou em pasta, que já é pronta para aplicação.

Antes de realizar o assentamento, você deve conferir se a superfície e as peças estão limpas e secas, livres de qualquer resíduo que prejudique a aplicação da argamassa.

Adquira os materiais corretos e cuide da armazenagem

Antes de pensar no assentamento do porcelanato, você precisa adquirir todo o material. Procure comprar um pouco a mais do que o necessário para fazer reposições e resolver problemas com quebras.

Também é importante comprar os revestimentos de uma vez, pois em lotes diferentes eles podem apresentar diferenças de cores e tamanhos.

Lembre-se de guardar os produtos adquiridos em local fresco e arejado, seguindo as recomendações do fabricante. Algumas orientações básicas são:

  • Manter as embalagens em local coberto;
  • Separar caixas de acordo com nome do produto, calibre e tonalidade;
  • Empilhar as caixas na vertical sobre estrados de madeira;
  • Manter a etiqueta das caixas de forma visível.

Prepare a argamassa de acordo com as orientações do fabricante

Misture o conteúdo da argamassa com a quantidade indicada de água. Mexa com uma furadeira lenta ou misturadora elétrica até obter uma consistência firme e pastosa. Deixe-a descansar por 15 minutos e misture antes de usar.

Esteja atento para o tempo de uso do produto, já que a argamassa tem duração de duas horas e 30 minutos em temperatura igual ou inferior a 20°C. Quando não utilizada até esse período, ela deve ser descartada.

Aplique a argamassa para assentar o porcelanato

Na hora de aplicar a argamassa, você deve usar o lado liso da desempenadeira para espalhá-la e depois o lado denteado, formando cordões.

Na hora de assentar assentar o porcelanato, é necessário colocar a peça sobre a superfície desejada e pressionar com as mãos, batendo com o martelo de borracha até que fique bem colada.

O tamanho das placas interfere na maneira de assentar o porcelanato. Em modelos maiores, com dimensões iguais ou superiores a 30×30cm (900cm²), é aconselhável passar a argamassa também na parte de trás da placa.

Limpe as peças após o assentamento

Na mesma hora em que as peças são aplicadas, é importante eliminar o excesso de argamassa com auxílio de uma esponja ou pano de algodão úmido. Isso serve para evitar o endurecimento da argamassa, que pode danificar o piso.

Use o rejunte certo para cada piso

O rejunte é importante, pois ele vai garantir o bom acabamento e evitar fissuras ou infiltrações que causam mofo, bolor e descolamento de peças. A sua principal função é vedar o revestimento, mas também ajuda a compensar possíveis irregularidades, facilitando o alinhamento das placas.

Existem três tipos de rejunte no mercado:

  • Cimentício: com acabamento áspero, é composto por cimento e agregados minerais. Pode ser usado no lado interno e externo, bem como em áreas molháveis. Na aplicação, a distância entre peças deve ser de 3 a 10mm;
  • Acrílico: com acabamento mais liso, é composto por cimento, resina acrílica, agregados minerais, pigmentos, aditivos e polímeros. Na aplicação, a distância entre peças deve ser de 1 a 3mm;
  • Epóxi: é um bicomponente à base de resina que garante acabamento de excelente qualidade. Apresenta elevada resistência química e mecânica, é impermeável e resistente a fungos e manchas. Permite manter distâncias menores que 3mm entre as peças.

Avalie os resultados

Uma vez realizado todo o processo de assentamento de porcelanato, é chegada a hora de avaliar os resultados. Dentre as principais atitudes a serem tomadas estão:

  • Conferir a aderência dando leves batidas em regiões de recortes ou locais próximos de tomadas;
  • Observar se existem peças fora do plano;
  • Verifique o nivelamento das peças.

É válido lembrar que a passagem de pessoas nos ambientes internos só deve acontecer depois de sete dias do processo de assentamento. Para o uso dos profissionais na obra, está liberado o tráfego após 72 horas, com os devidos cuidados.

Conclusão

tipos de porcelanato polido (2)

Com tanta versatilidade de uso, o porcelanato pode ser uma ótima opção de piso frio para os mais diversos tipos de imóveis. Afinal, esse material pode imprimir frescor, conforto e funcionalidade a todos os recintos da casa.

Vale lembrar ainda a importância do uso de materiais de boa qualidade e da utilização de ferramentas adequadas para a instalação do piso como régua vibratória, serras elétricas e desempenadeiras. Dessa maneira, será possível promover economia de material, realçar a beleza do acabamento e ainda potencializar a durabilidade do produto.

Você gostou de conhecer os diversos tipos de porcelanato e quer saber mais sobre insumos e equipamentos para a construção civil? Então siga-nos no Facebook e no LinkedIn para acompanhar muitos outros conteúdos sobre reforma e construção!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.