Equiloc

Construção civil e meio ambiente: como reduzir impacto ambiental

construcao civil e meio ambiente construcao civil e meio ambiente

Você sabe como podemos lidar com a relação entre construção civil e meio ambiente?

O dilema sobre como promover o desenvolvimento da sociedade sem causar danos ambientais é sempre uma grande questão.  No ramo da construção civil não é diferente; criar um modelo sustentável com avanço tecnológico e ganhos de produtividade reduzindo o impacto ambiental é um grande objetivo que pode ser alcançado, principalmente, com a adoção dos conceitos propostos pela obra sustentável.

Seja na etapa inicial de planejamento, seja na etapa de venda ao cliente, o respeito ao meio ambiente é um item que sempre está na pauta. Ao contrário do que muitos pensam, desenvolver uma obra sustentável não implica necessariamente em mais investimentos. Muitas vezes, a obra sustentável é mais vantajosa financeiramente se comparada aos modelos tradicionais.

Confira alguns dos principais aspectos referentes à obra sustentável que podem ser implementados nos mais diversos projetos e resultar em inúmeros benefícios.

Qual a relação entre a construção civil e o meio ambiente?

construcao civil e meio ambiente relacao
Qual a relação entre a construção civil e o meio ambiente?

Construção civil e meio ambiente se relacionam em várias cadeias, desde a produção para o canteiro de obras, passando pela terraplanagem de um solo, avançando pelos materiais que serão utilizados na obra e terminando nos gastos da energia elétrica. Ou seja, um impacta diretamente o outro.

Ainda que a indústria precise avançar, as obras podem ter seus impactos ambientais reduzidos desde que tenham avanços conscientes na exploração dos recursos e espaços utilizados.

Qual o conceito de meio ambiente?

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o meio ambiente é “o conjunto de elementos físicos, químicos, biológicos e sociais” que impactam diretamente ou indiretamente todas as atividades humanas e os seres vivos.

Ou seja, é o conjunto de propriedades que fazem com que o ecossistema funcione naturalmente, incluindo atmosferas, solos, água, reino animal e vegetal.

Ainda de acordo com a definição da ONU, fenômenos climáticos e atmosféricos fazem parte desse ecossistema.

Como a construção civil impacta o meio ambiente?

A partir do momento em que a construção civil se apropria dos recursos naturais e espaços do ecossistema para seu avanço, há um impacto direto no meio ambiente.

Ou seja, seja o solo utilizado por uma obra sendo terraplanado ou mesmo os recursos naturais que irão erguê-lo, tudo é uma apropriação ambiental e impacta diretamente no ecossistema.

Qual a importância de diminuir o impacto ambiental da sua obra?

O impacto ambiental da sua obra pode ser, de certa forma, mitigado. Ainda que tal área ou recurso seja explorado, ele pode ser apropriado de forma consciente, possibilitando que menos danos ambientais sejam causados e, até mesmo, que haja retornos ao ecossistema.

A partir do momento em que conseguimos diminuir o impacto ambiental, temos a possibilidade de permitir a preservação e perpetuação desses recursos e, até mesmo, auxiliar com que esses avanços tragam retornos, como na construção de usinas ou edificações que permitam aprimoramento dos mesmos.

Construção civil e meio ambiente X sustentabilidade

construcao civil e meio ambiente x sustentabilidade
Construção civil e meio ambiente X sustentabilidade.

É óbvio que quando pegamos por perspectiva, muito se imagina que a construção civil e sustentabilidade são antônimos. Porém, como mostraremos mais abaixo, ambas podem caminhar juntas, favorecendo o meio ambiente e a sociedade.

Confira abaixo o contexto e seus pilares de aplicação.

Qual o conceito de sustentabilidade?

Essa ideia de diminuição do impacto ambiental passa pela sustentabilidade, que é um conceito criado para explicar as ações humanas que têm como fim suprir as necessidades mundanas sem, de fato, comprometer o meio.

Ou seja, é algum tipo de ação planejada para evitar o desperdício de recursos e para a implementação de atividades que possam preservá-los ou mesmo renová-los para uma utilização futura.

Pilar social

A sustentabilidade na construção civil promove um melhor argumento de vendas, uma vez que mostra ao mercado que a obra não está em busca somente de retorno estrutural ou financeiro, mas tê-lo através de um convívio harmônico com a sociedade e meio ambiente que o cerca.

Pilar econômico

Como citado acima, um dos trunfos da construção civil aliada ao meio ambiente é que ela promove um avanço contínuo não só no aspecto social, mas também no pilar econômico.

No Brasil, por exemplo, há uma série de incentivos fiscais por parte do governo, tanto em âmbito federal, como estadual e municipal. Ou seja, uma construção que siga os pilares da sustentabilidade conta com descontos em impostos fiscais.

Esses estímulos a esse tipo de obra têm como objetivo promover o retorno econômico também à sociedade, uma vez que construções ou reformas dito ‘verdes”, ou seja, ecoeficientes, promovem:

Legislação ambiental

construcao civil e meio ambiente legislacao ambiental
Construção civil e meio ambiente.

Além das ações, as obras precisam seguir uma legislação ambiental. Abaixo, falaremos mais sobre ela.

Lei Federal nº 6.938/81

O Licenciamento Ambiental para obras é regido pela Lei 6.938/81, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, estabelecendo quais são as ações e procedimentos que empresas privadas, cooperativas e as três esferas da administração (federal, estadual e municipal) precisam tomar em busca da defesa do meio ambiente.

Ou seja, essa legislação, acima descrita, tem como propósito nortear e controlar empreendimentos e atividades efetivas em busca de um desenvolvimento econômico sustentável.

Licenciamento ambiental da obra

O licenciamento ambiental de uma obra certifica que essa construção tem condições para operar naquele local sem que traga danos ao meio ambiente. Assim, ao mesmo tempo que a legislação promove o equilíbrio das atividades em um local, consegue garantir o desenvolvimento social e econômico.

Principais certificações ambientais para a construção civil

construcao civil e meio ambiente certificacoes ambientais
Construção civil e meio ambiente.

Além da legislação, alguns selos também reconhecem algumas ações na construção civil. Veja abaixo quais são eles.

Selo AQUA-HQE

A AQUA-HQE é uma certificação internacional desenvolvida pela Démarche HQE que tem como objetivo reconhecer e premiar construções que adotem medidas plurais para evitar o desperdício e promover ações com retornos ambientais significativos.

Esse selo é um dos prêmios sustentáveis mais requisitados no mercado, promovendo às empresas a certificação de que seu consumo e ações buscam promover um pleno equilíbrio com o meio ambiente e a sociedade.

Selo LEED

O selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que na tradução livre significa Liderança em Energia e Design Ambiental, foi criado pela United States Green Building Council, em 1993, com o propósito de incentivar e premiar as práticas sustentáveis na construção.

Nesse aspecto, o selo é entregue às companhias que conseguem promover uma série de ações e trazer melhorias no consumo de luz, água, dentre outras. No Brasil, um dos maiores exemplos de edificações reconhecidas é o estádio Mineirão, onde toda água da chuva é reutilizada internamente. A construção ainda conta com painéis fotovoltaicos para geração de energia solar.

Selo Procel Edificações

Já o Selo Procel Edificações tem como objetivo designar quais são as construções que apresentam soluções com eficiência energética.

O selo tem como objetivo motivar o mercado consumidor a adquirir e utilizar imóveis mais eficientes nesse aspecto, diminuindo assim os impactos ambientais no consumo contínuo da matriz energética.

Selo Casa Azul

O Selo Casa Azul é uma classificação criada pela Caixa Econômica Federal com propósito de classificação ASG (Ambiental, Social e Governança).

Essa classificação tem como fim reconhecer empreendimentos que adotam soluções eficientes eficientes na ideia, execução, uso, ocupação e manutenção de construções civis.

7 pilares da redução do impacto ambiental na construção civil

construcao civil e meio ambiente 7 pilares
Construção civil e meio ambiente.

Pensar em uma construção civil mais harmônica com o meio ambiente passa por alguns pilares. Abaixo, listamos e explicamos cada um deles, o que lhe mostrará um caminho mais assertivo em busca do compromisso ambiental.

Projeto

Primeiramente, não existe sustentabilidade sem planejamento. Entender seu espaço e quais são os recursos que serão usados são os principais passos para conseguir um convívio harmônico entre sua obra e o ambiente ao redor.

Dessa forma, conseguirá diminuir a quantidade de lixos produzidos, a quebra inútil de materiais e o descarte indevido de resíduos.

E dentro dessa perspectiva, um conceito que pode ajudar a avançar alguns campos no projeto é a adoção da Arquitetura de Baixo Impacto, que é um conceito que busca incentivar a reutilização de materiais na construção e a necessidade de reduzir o impacto causado pela obra.

Através de um planejamento contínuo, esse conceito prioriza o desenvolvimento e utilização de técnicas e materiais de baixo custo, o que inclui a reutilização de resíduos de construção, como madeira de demolição, tijolos, fragmentos de cerâmica, etc.

Reciclagem

São muitos os insumos necessários para uma construção ser finalizada. E há de se ressaltar os inúmeros dejetos e materiais inutilizados gerados em uma obra. Um ponto de atenção é a origem desses insumos, geralmente derivados do petróleo e de outras fontes de energia não renováveis.

Como atualmente há a necessidade de preservação de fontes de energia não renováveis (principalmente devido a seu esgotamento e a impactos ambientais), reciclar materiais torna-se essencial. Isso evita a aquisição de mais insumos e, como consequência, mais uso de fontes nocivas de energia.

Além disso, os resíduos sólidos de concreto, madeira, aço, etc. podem ter um bom valor de mercado se separados e tratados corretamente.

Reaproveitamento

Quando pensamos em utilização de espaço e recursos de forma consciente, inevitavelmente falamos também do reaproveitamento de todos os recursos ou mesmo materiais.

Nessa lógica podemos entender que até mesmo o aluguel de materiais de construção, como os quais a Equiloc é especialista, promovem uma melhor relação da construção civil com o meio ambiente. Isso é possível pela utilização contínua e consciente dessas peças para seus fins, sem promover o desperdício ou mesmo subutilização.

Aproveitamento da água

construcao civil e meio ambiente aproveitamento agua
Construção civil e meio ambiente.

A demanda de recursos hídricos de uma construção (mesmo que de pequeno porte) já causa, de certa forma, um impacto ambiental, devido ao grande volume de água utilizado. Por isso, as obras modernas já estão sendo planejadas com sistemas de captação de água da chuva para utilização no canteiro.

Um bom exemplo foi a reforma do estádio de futebol Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, citado anteriormente, que desde seu planejamento já contava com um elaborado sistema de aproveitamento da água da chuva, podendo economizar cerca de 5 milhões de litros.

Descarte apropriado de rejeitos

E imagine só a utilização desses recursos de forma consciente sendo que seus rejeitos são descartados de forma inapropriada, atacando o mesmo meio ambiente que outrora tentaram preservar.

Ou seja, o descarte apropriado dos rejeitos é tão importante quanto a utilização dos recursos de forma contínua e condizente com o ambiente que a cerca.

Se você, por exemplo, for descartar materiais plásticos, procure separá-los para reciclagem. Caso seja resíduos sólidos de concreto, o descarte apropriado poderá fazer com que eles sejam reaproveitados futuramente em outras edificações.

Utilização de materiais com certificação ambiental

Pouco adianta uma construtora adotar todas as medidas possíveis no canteiro de obras para beneficiar o meio ambiente, mas adquirir madeira de uma empresa que extrai ilegalmente, por exemplo.

Uma obra sustentável é também caracterizada por utilizar materiais com certificação ambiental, isto é, um atestado de que aquele produto foi obtido de maneira legal e que a empresa responsável segue as normas ambientais do local específico. É importante ir além do canteiro de obras e expandir a exigência de sustentabilidade a seus fornecedores.

Organização do canteiro de Obras

Quando temos um canteiro de obras organizado e estruturado não impacta apenas no tempo de duração da construção. Ele promove a estocagem correta de material (evitando perdas e a necessidade de novas compras), a gestão devida dos resíduos, a proteção de galerias pluviais (utilização de filtro na boca de lobo) etc.

Parece evidente a importância de se planejar uma construção seguindo os conceitos de obra sustentável, tanto quanto reforçar que ela não é sinônimo de mais custos. E, sim, é viável garantir o desenvolvimento do setor sem necessariamente representar tão altos impactos ao meio ambiente.

Um sistema que pode ajudá-lo a conseguir avançar nesse campo e ter maior organização de seu canteiro de obras é a implementação do Sistema 5S. São cinco sensos (daí o nome) que o ajudam a progredir em vários campos, principalmente no controle e organização. São eles:

  • senso de utilidade;
  • senso de organização;
  • senso de limpeza;
  • senso de segurança;
  • senso de autodisciplina.

Conclusão

construcao civil e meio ambiente equilibrio
Construção civil e meio ambiente.

Viu só? Ainda que pareça que construção civil e meio ambiente estejam em mundos distantes, ambos podem andar juntos, promovendo avanço e equilíbrio à sociedade.

Ter um consumo consciente é fundamental não só para o avanço de sua obra, mas perpetuação de tudo que a cerca.

Nesse caminho, conte com a Equiloc. Nós temos como um de nossos pilares o equilíbrio contínuo entre promover o avanço dos nossos clientes e promover práticas de bem-estar com a sociedade.

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.