Equiloc

Como as construtechs estão transformando o setor de construção?

produtos e equipamento homem segurando equipamentos

Você já ouviu falar das inovadoras construtechs? Se você está pesquisando as soluções mais eficientes para otimizar sua reforma, entenda essa novidade da construção civil!

Esse setor é o segundo pior do mundo em termos de modernização dos processos produtivos. Geralmente há resistência de muitas empresas tradicionais em unir novas tecnologias digitais à indústria da construção, mas esse cenário está mudando!

Só no Brasil, em 2018, há quase 400 startups inovando na construção para tornar o setor mais eficiente e digital. Quer saber mais sobre as construtechs? Então acompanhe este artigo e tenha uma visão completa sobre o assunto!

O que são construtechs?

As construtechs são empresas ou startups que visam solucionar e otimizar os processos produtivos da construção civil por meio da tecnologia. Elas observam os problemas e as demandas do setor para propor soluções inovadoras e tecnológicas.

Além de tentar solucionar os problemas já identificados nas obras e no mercado, as construtechs vão além da simples modernização de empresas tradicionais da construção civil. O movimento Tech gera novas demandas a partir da evolução do modo de encarar as atividades do setor, explorando um futuro ainda desconhecido. Com isso, são gerados negócios com alta capacidade de crescimento, ou seja, escaláveis e disruptivos.

Essa realidade não é tão distante de quem está lidando com obras pequenas, como uma reforma. Há soluções para diversos tipos de problemas, em seus mais variados tamanhos, custos e graus de complexidade.

Quais tipos de serviços prestam essas startups?

Veja alguns dos serviços prestados e soluções desenvolvidas pelas construtechs:

  •  realidade virtual para modelos 3D imersivos e maquetes interativas;
  •  compra e venda de imóveis e prospecção de lotes e terrenos;
  •  monitoramento dos sistemas prediais em tempo real;
  •  contratação e acompanhamento de trabalhadores;
  •  tecnologias para dosagem e preparo de concreto;
  •  gestão de canteiros de obra e almoxarifado;
  •  controle de solda, tubulações e fiações;
  •  logística de frota e equipamentos;
  •  testes de qualidade de materiais;
  •  plantio e recuperação ambiental;
  •  sondagens e análise de solo;
  •  gerenciamento de resíduos;
  •  locação de equipamentos;
  •  segurança do trabalho;
  •  orçamento de obras.

Quais são os exemplos de construtechs ?

Como já comentamos, o Brasil está entrando na disruptura no setor da construção civil e conta com cerca de 400 construtechs. Nesse contexto, vale entendermos melhor essas atividades a partir de exemplos reais de empresas do nicho. Confira!

Gerencia Obras

A plataforma online Gerencia Obras serve para a completa gestão da obra, reduzindo a quantidade enorme de planilhas e concentrando todos os dados em um só local. Oferece também controle de clientes e fornecedores, permitindo melhor planejamento e gestão das fases construtivas.

Traz ainda as seguintes funcionalidades:

  •  automatização de cotações;
  •  contratação de serviços;
  •  controle dos fluxos de compra de materiais.

Molegolar

A Molegolar é uma tecnologia que visa definir o tamanho ideal da planta do imóvel conforme as necessidades específicas do cliente em cada etapa da vida. As plantas arquitetônicas se adaptam às demandas dos usuários, como um lego da vida real, juntando módulos com metragens variadas.

Urban3D

O software Urban3D visa controlar a entrada e a saída de materiais e equipamentos, reduzindo desperdícios, erros humanos, retrabalhos e atrasos. A ferramenta permite que você acompanhe em tempo real o andamento da obra com dados precisos e atualizados, podendo identificar o que pode ser feito para otimizar os processos.

Sienge

O Sienge é um ERP (Enterprise Resource Planning, ou software de gestão, em português) usado para gerenciamento e integração das áreas de uma construtora. Serve para acompanhar e prever os passos do projeto, desde o orçamento até detalhes de compras de materiais e medições, descartando as planilhas feitas manualmente. Ele gerencia também as vendas do empreendimento após sua conclusão, dando suporte ao trabalho de pós-venda e assistência técnica.

Painel Predial

O Painel Predial é um sistema de sensores instalados no medidor de energia elétrica e água, que visa prever problemas de abastecimento. Funciona como uma central de coleta e armazenamento de dados integrado à nuvem, ou seja, um sistema online, que junta e interpreta os dados para emitir alertas quando for faltar água ou eletricidade.

O grande diferencial das edificações equipadas com esse sistema é torná-las referência de gestão inteligente e previsão de problemas.

ION Energia

A ION Energia oferece soluções em energias renováveis. Você pode adquirir kits para geração de energia solar fotovoltaica e produtos voltados para aumentar a eficiência energética, além de um sistema de backup para indústrias e residências. O monitoramento dos sistemas sustentáveis oferecidos pela startup é feito remotamente.

DivCAD

O software DivCAD expande e organiza os detalhes de projetos e orçamentos de paredes divisórias e forros. Ele permite ter todo o controle da execução do trabalho e o orçamento dessas obras em uma só tela. Com isso, facilita a visão de conjunto dos processos para reduzir, gerenciar e calcular custos da montagem.

Construtech Ventures

A Construtech Ventures é um venture builder focado nas construtechs, isto é, uma organização que cria, investe e colabora com startups no setor de construção e imobiliário. Apesar de não ser uma construtech a rigor, é peça-chave no desenvolvimento desse nicho, pois cria uma rede de empresas do tipo. Tem como missão resolver grandes problemas do setor por meio da tecnologia da informação.

Quais são as vantagens revolucionárias dessas startups?

Segundo Bruno Loreto, CEO da Construtech Ventures, “a revolução das construtechs já começou”. Essas startups estão transformando o mercado com o uso das tecnologias para organizar os dados da cadeia construtiva, reduzir as taxas de desperdício e aumentar a produtividade do trabalhador.

Tais startups trouxeram um movimento de mudança para o setor da construção, famoso por ser conservador e manter as mesmas práticas por décadas.

Assim, ao questionar hábitos arraigados, as construtechs trazem novas perspectivas, que melhoram esse segmento que ainda sofre com altas taxas de improdutividade. Elas oferecem as ferramentas para aumentar a eficiência, unindo as pessoas, os processos e as tecnologias.

Além disso, as construtechs têm um impacto social positivo. Sem mudanças na dinâmica atual dos mercados imobiliário e construtivo, estima-se que em 2050, 1,6 bilhão de pessoas não terão uma moradia digna para viver. Logo, repensar esse setor é fundamental, pois ele é responsável pela geração de moradias e infraestrutura básica.

O que você achou das construtechs? Está pronto para otimizar a gestão da sua reforma a partir de novas tecnologias? Então aproveite para se manter atualizado sobre as novidades assinando a nossa newsletter!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.