Equiloc

Descubra como fazer um gerenciamento de obras eficiente

aluguel de betoneira em obra de casa

Concluir uma grande construção ou até mesmo pequenas reformas dentro do prazo estabelecido, mantendo a boa qualidade, respeitando o orçamento inicial e, acima de tudo, sem acidentes de trabalho é o contexto ideal para qualquer equipe construtora. Com intuito de alcançar esses padrões de qualidade presentes no ramo da construção civil, falar de gerenciamento de obras torna-se obrigatório.

Desde o início do planejamento até o processo de finalização de um projeto de construção, seja de grande ou de pequeno porte, aplicar conceitos de gerenciamento no canteiro de obras favorece consideravelmente no andamento do trabalho.

Podemos citar importantes vantagens como:

  • redução de custos;

  • maior controle de materiais/matéria-prima;

  • antecipação de problemas;

  • execução fiel ao projeto;

  • término da obra dentro do prazo.

Etapas fundamentais para o gerenciamento de obras

Para assegurar as vantagens provenientes de conceitos de gerenciamento, é importante destacar algumas etapas que necessariamente fazem parte do processo de gerir uma construção.

Estudo de viabilidade

Bem antes de executar um projeto, a viabilidade do negócio deve ser cuidadosamente analisada e estudada. Questões como o número mínimo de trabalhadores necessários, a logística de abastecimento da obra, as características geográficas da área, as leis municipais de construção civil, as condições de deslocamento de mão de obra e os insumos são extremamente relevantes na hora de fazer o estudo prévio da viabilidade do projeto.

Dessa forma, ao realizar um bom estudo de viabilidade, a equipe construtora saberá com precisão se o investimento será justificado pelo futuro retorno financeiro. Entretanto, após esse estudo prévio, caso ainda haja dúvidas quanto ao possível retorno econômico da obra, o mais prudente é não iniciá-la.

Orçamento

É impossível falar de gerenciamento de obras sem mencionar o orçamento. Essa etapa requer entendimento de mercado, saber identificar as variações de oferta e procura de insumos em diferentes localidades, acompanhar a inflação e suas consequências no preço de materiais e aluguel de maquinário, estimar gastos com a mão de obra qualificada na região da construção, entre outros aspectos.

É importante destacar também que é natural que valores orçados há dias sofram oscilações de acordo com a oferta e a procura do mercado. Ou seja, é fundamental a revisão orçamentária periódica para levar em consideração preços defasados — essa é uma forma de não estourar o orçamento inicial e a contração de gastos não planejados.

Planejamento

O planejamento da obra guiará o andamento das tarefas e fará com que seja mais fácil analisar a evolução do serviço de acordo com o tempo. Além disso, ele funciona basicamente como uma espécie de referência.

Fazer a divisão da obra completa em tarefas menores, ou seja, estipular prazos para cada pequeno processo de construção é fundamental para que a equipe nunca se perca e caminhe de maneira gradativa, respeitando as etapas previamente estipuladas.

Cronograma

O grande problema durante a elaboração de um cronograma de obras é garantir que as etapas contidas nele sejam compatíveis com a realidade presente no canteiro de obras. Desse modo, essa não é uma tarefa que deve ser feita por profissionais que não conhecem com exatidão a rotina de trabalho no canteiro de obras.

Saber quais são as qualidades e limitações da equipe de trabalho, as características climáticas da região, o tempo médio de abastecimento e reposição de insumos e levar em consideração atrasos por fatos imprevistos são alguns dos principais parâmetros que caracterizam um cronograma alinhado com a realidade da empresa.

Gestão da equipe de construção

Implementar os conceitos de gestão no canteiro de obras baseando-se nas etapas do ciclo PDCA é um passo essencial para obter o controle eficiente dos métodos e das atividades realizadas por uma construtora.

Dessa forma é possível conquistar a padronização de processos, minimizando as possibilidades de equívocos na tomada de decisões e naturalmente auxiliando no gerenciamento da obra.

Análise de desempenho

Gerenciamento e gestão requerem melhoria contínua. Sendo assim, é prudente mencionar a necessidade da empresa de realizar avaliações de desempenho periódicas.

Com o intuito de coletar bons resultados de avaliação, é importante a construtora oferecer aos seus funcionários cursos e treinamentos constantes, melhorando a capacitação profissional deles.

Gerenciamento além do canteiro de obras

Quando discutimos a implementação de conceitos de gerenciamento no dia a dia de uma equipe de construção, é importante destacarmos também que essa prática alcança ainda melhores resultados quando adotada em todas as camadas e fluxos de uma empresa. Em outras palavras, esses conceitos devem exceder o canteiro de obras, incorporando-os na mentalidade da companhia.

Nesse sentido, atualmente alguns recursos tecnológicos auxiliam muitas construtoras no processo de gestão e gerenciamento de obras. O uso de softwares com plataformas interativas e dinâmicas se faz cada vez mais presente na metodologia de trabalho dessas equipes de construção, trazendo as seguintes vantagens:

Rápida comunicação interna e com o cliente

Assegurar uma comunicação rápida, clara, de maneira objetiva e constante é fundamental para que a empresa mantenha o total controle do andamento de suas tarefas. Dessa forma é possível garantir tanto ao cliente quanto à equipe de construção um contato direto com a qualidade dos processos e produtos envolvidos no serviço.

Gestão de indicadores

A coleta de indicadores no canteiro de obras é relevante porque sinaliza tanto a velocidade da evolução do trabalho quanto a necessidade de abastecimento e reposição de insumos para a continuidade das tarefas. Muitas vezes essa coleta é realizada manualmente, mas por meio de recursos tecnológicos é possível fazê-la de maneira automatizada, oferecendo os seguintes benefícios:

  • padronização de processos;

  • ganho de tempo;

  • rapidez e segurança na distribuição de informações.

Estimativa de gastos

Com o auxílio tecnológico, dá para realizar estimativas de materiais mais fiéis à real necessidade. Isso acontece porque com a padronização da coleta de indicadores, automaticamente o orçamento é realizado de maneira mais exata, reduzindo gastos e desperdícios.

Conseguiu perceber todas as vantagens alcançadas devido a um bom gerenciamento de obras, evidenciadas não somente no canteiro de obras, mas em todos os fluxos operacionais da empresa? Vale destacar também como uma boa medida de gestão a relevância de desenvolver uma cultura organizacional em todos os níveis hierárquicos da empresa.

Gostou do conteúdo? Então assine a nossa newsletter e tenha acesso a outras informações sobre construção civil e aluguel de equipamentos.

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.