Equiloc

Compactação do solo: dicas para fazer com eficiência em sua obra 

produtos e equipamento homem com capacete de proteção fazendo limpeza

O que desejamos quando enfrentamos o desafio de começar a construção de uma obra? Que ela seja concluída com qualidade, dentro do prazo com o menor custo possível, certo?

Independentemente do tipo ― seja ela de pequeno, médio ou grande porte ―, o objetivo final é sempre uma construção que atenda a esses três quesitos.

Só que o caminho a ser percorrido desde o início até a sua conclusão propriamente dita é longo e exige uma série de cuidados dos pontos de vista econômico, técnico e operacional.

A compactação do solo é um dos itens que merecem todo cuidado e atenção.

Descuidos na execução desse tipo de serviço podem resultar em toda sorte de prejuízos, desde atrasos e descumprimento do prazo final previsto até problemas maiores, de ordem financeira e estrutural, que comprometem a qualidade e a resistência final da edificação.

Está pensando em iniciar sua construção? Este post é perfeito para você!

Nele, vamos abordar a atividade de compactação do solo para que você possa tirar suas dúvidas sobre o tema e tocar a obra com segurança e tranquilidade. Confira!

O que é compactação do solo?

homem fazendo compactação do solo

Toda e qualquer obra precisa estar assentada em um determinado terreno. Acontece que, às vezes, o tipo de solo do qual ele é composto não é capaz de aguentar o peso da futura edificação.

Nesse caso, é necessário que o solo seja melhorado de forma a suportar adequadamente a obra. Uma das etapas desse processo é a compactação.

O melhoramento pode ser feito tanto com a utilização do próprio solo local quanto de outros.

Qual a importância da compactação do solo para a obra?

Como o próprio nome sugere, a compactação compreende a atividade de exercer uma determinada energia sobre o solo (por meio de vibração, compressão ou impacto) a fim de que ele fique mais firme e coeso. Esse serviço deve ser feito por intermédio de processos manuais ou mecânicos.

O essencial mesmo é saber que, nesse procedimento, o objetivo é adensar e compactar o solo de modo a extrair os vazios que ficam entre os grãos, aumentando, assim, sua capacidade de suporte.

A essa altura, você já deve ter compreendido que a sua importância está justamente no fato de que seu objetivo é o melhoramento da resistência do solo.

Nesse caso, se o serviço não for realizado de forma satisfatória, a meta final não será alcançada. E isso certamente é tudo o que você não vai querer que aconteça na sua obra, não é mesmo?

Tipos de compactação do solo

máquina em obra compactação do solo

Existem alguns tipos de compactação do solo. Veja abaixo quais são elas!

Compactação estática

A compactação estática é aquela onde os instrumentos utilizam apenas o próprio peso para realizar a compactação. Vale destacar que a profundidade máxima de influência desse tipo de compactação é cerca de 10 cm.

Compactação vibratória

A compactação vibratória é aquela em que são utilizados além do próprio peso, sistemas vibratórios que proporcionam impactos ao solo. Esse método possui um alto grau de interferência nas partículas do solo.

Compactadores de percussão

É um exemplo de compactação vibratória e é popularmente conhecido como sapos mecânicos, são muitas vezes movidos a gasolina. Possuem um sistema de pistão que aplica impactos no solo.

Rolos compactadores

Os rolos compactadores são exemplos de compactação estática e podem ser de vários tipos, mas de forma geral se dividem em rolos tripulados e não tripulados ou manuais.

Placas compactadoras

As placas compactadoras são exemplos de compactação vibratória, possuem uma alta taxa de vibração por minuto e aplicam pequenos impactos no solo.

Como é feita a compactação do solo?

A compactação de solo é o método de estabilização de solos, através da aplicação de alguma forma de energia (impacto, vibração, compressão estática ou dinâmica).

Ou seja, é o processo de aumentar mecanicamente a densidade do solo, tornando-o mais estável e garantindo baixos índices de erosão. Ela ainda aumenta a resistência a rupturas, sob a ação de cargas externas.

Para este tipo de serviço, o mais indicado é utilizar equipamentos como compactadores (ideais para a compactação de solos em áreas confinadas, como obras de saneamento, instalações hidráulicas, elétricas, telefônicas, galerias e compactação de solos em valetas, entre outras) e placas vibratórias.

Como fazer uma boa compactação?

como fazer compactação do solo

Agora que você já sabe o que é a compactação do solo e qual a importância desse tipo de serviço para a execução de uma obra de qualidade, chegou a hora de conhecer algumas dicas práticas para executar essa atividade de forma rápida e segura. Veja nossas dicas:

Escolha os equipamentos adequados

O sucesso de um serviço de escavação depende de diversos fatores. Um deles é o equipamento escolhido.

Para obras de grande porte, costumam-se utilizar máquinas pesadas, como rolos compactadores lisos ou pé de carneiro.

Tratando-se de obras de menor porte, como as residenciais, é mais aplicável o uso de equipamentos portáteis ― placas compactadoras vibratórias e compactadores de percussão (usualmente denominados como “sapo”), por exemplo.

Mais simples de transportar e fáceis de operar, são ideais para assegurar que a compactação vai ser feita até mesmo em locais de difícil acesso, como valas estreitas e cantos de paredes.

Considere os custos envolvidos

Além de conhecer os tipos de máquinas, é preciso analisar também os custos envolvidos com a operação do equipamento selecionado.

Isso porque as máquinas de compactação costumam demandar gastos com manutenção e depreciação, que impactam muito no custo final do serviço.

Nesse caso, uma boa opção para agilizar os serviços em campo e reduzir os custos é a locação das máquinas e equipamentos de compactação do solo.

Contrate mão de obra qualificada

Outro ponto que não pode ser relegado é a qualificação dos funcionários. De nada vai adiantar escolher a máquina mais adequada se você não possuir profissionais treinados para executar o serviço.

Por isso, fique atento na hora de contratar a mão de obra para executar o seu serviço de compactação. Veja algumas dicas:

  • Tenha certeza de que o trabalhador sabe operar a máquina adquirida ou alugada para a execução da compactação;
  • Confira se ele está usando o equipamento seguindo as recomendações do fabricante e os equipamentos de segurança requeridos. Afinal, esse tipo de serviço demanda muito esforço e pode comprometer a saúde do operador.

Obedeça às especificações de projeto

Mais um fator que não pode passar despercebido é seguir à risca as especificações técnicas para a execução da compactação.

O serviço deve ser realizado de acordo com o tipo de solo que será compactado. A definição de como os serviços serão executados deverá ser prevista em projeto por profissional técnico devidamente habilitado.

O importante mesmo é assegurar que as especificações calculadas pelo profissional (número de passadas, por exemplo) sejam obedecidas na íntegra.

Isso vai assegurar que o solo seja compactado adequadamente e, assim, adquirir a resistência e a coesão definidas em projeto.

Tenha cuidado com o terreno

A nossa última dica refere-se à execução do serviço propriamente dita. Na hora de iniciar os serviços de compactação, algumas recomendações devem ser observadas. Fique atento!

  • Mantenha o local limpo e acessível antes de iniciar a compactação;
  • Verifique se não há peças soltas ou danificadas. Veja também o nível do óleo de percussão;
  • Durante a execução, faça o isolamento do local, impedindo o acesso de pessoas não autorizadas;
  • Posicione o equipamento em local plano;
  • Evite fazer a compactação perto de superfícies pontiagudas.

Como saber se o solo está compactado?

Quando o solo está compactado, ele apresenta alguns sinais clássicos e também existem alguns indicadores que podem ser acompanhados a fim de auxiliar na identificação da compactação.

Os sintomas visuais mais comuns notados em plantas cultivadas em solos compactados são:

  • Emergência lenta da plântula;
  • Plantas com tamanhos variados, tendo mais plantas pequenas que normais;
  • Plantas de coloração deficiente;
  • Sistema radicular raso;
  • Raízes mal formadas com maior incidência de pelos absorventes.

Já sobre os sintomas no solo, podem ser observados os seguintes:

  • Formação de crosta superficial;
  • Fendas nas marcas das rodas do trator;
  • Zonas compactadas de subsuperfície;
  • Empoçamento de água;
  • Erosão excessiva pela água;
  • Aumento da necessidade de potência de máquinas para cultivos;
  • Presença de restos de resíduos não decompostos meses após a incorporação.

Contudo, para se ter certeza sobre o diagnóstico de compactação do solo, a melhor maneira é através da análise da densidade global do solo, o que requer análise laboratorial. Para isso, é fundamental manter um histórico das medidas das análises de diferentes áreas.

Como a compactação do solo pode ser prejudicial à produção agrícola?

A compactação do solo é prejudicial para a produção agrícola, pois influencia negativamente o crescimento de raízes, fazendo com que a planta tenha problemas em seu desenvolvimento.

Isso porque a compactação diminui a movimentação da água pelo solo, criando uma camada muito densa de solo onde a água não se infiltra e levando ao excesso de água nas camadas mais superficiais do solo, o que pode provocar erosão.

Como a armazenagem de água é deficiente nos solos compactados, isso causa problemas às culturas em épocas de estiagens.

Como resolver o problema de compactação do solo?

Para evitar e corrigir o problema de compactação do solo, primeiramente deve-se evitar o uso de máquinas e implementos de grande porte e grande peso. Além disso, é preciso observar a época adequada da entrada das máquinas no campo quanto à umidade do solo, devendo-se evitar as operações mecanizadas com solo molhado ou com alta umidade, ou excessivamente seco.

Um outro ponto importante é reduzir o número de passagens de máquinas no campo, privilegiando o plantio direto ou pelo menos o cultivo mínimo, evitando inúmeras arações e gradagens. Assim como a soltura do gado no campo deve ser evitada em condições de excesso de umidade no solo.

É válido ressaltar que o solo compactado pode ser apenas parcialmente recuperado com o uso de um subsolador, capaz de reduzir a compactação em profundidades acima de 0,5 metros.

Conclusão

máquina fazendo compactação do solo

Como você deve ter percebido, o serviço de compactação de solo é realmente uma atividade essencial para a qualidade final de uma obra e, por isso, deve ser executado seguindo fielmente todos os requisitos e especificações técnicas.

E aí, gostou de saber mais sobre a compactação do solo e sua importância numa obra? Está preparado para executá-la com segurança e eficiência?

Então, compartilhe conosco sua experiência: deixe um comentário logo abaixo! Quem sabe assim você não ajuda outro construtor de plantão com mais uma dica imperdível, hein?

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.