Equiloc

Dicas para a Economia de Água no Canteiro de Obras

ferramentas manuais

Em vista da crise hídrica dos últimos anos no país, as construtoras e empresas do setor ligadas à gestão de canteiros de obras têm buscado soluções alternativas e procedimentos para otimizar o aproveitamento da água e evitar desperdícios.

Infelizmente as construtoras, historicamente, têm uma média de taxa de desperdício de recursos de 20% a 30%. Isso vale dizer que para cada 10 empreendimentos construídos, poderiam ser erguidas outras 3 unidades. Atividades com as máquinas de corte e a produção de cimento são exemplos de processos que consomem grandes volumes de água.

Os dados mostram que 16% da água consumida no mundo são de atividades ligadas à construção civil. O baixo valor percentual no custo da construção é um dos principais fatores para a não conscientização sobre o tema.

O surgimento de novas tecnologias, a pressão exercida pelos consumidores e o surgimento de novas regras da legislação estão incentivando várias empresas a buscarem alternativas para a  redução de desperdícios e do impacto ambiental. O conceito de sustentabilidade tem se tornado um tema frequente entre os gestores, mas ainda estamos longe de uma situação ideal.

Há, também, um importante papel das prefeituras e do governo em fomentar as atitudes sustentáveis no canteiro de obras por meio de incentivos à utilização de prática alternativas.

As ações para o uso consciente da água podem ser aplicadas em várias etapas do processo de construção, desde o planejamento e execução até a demolição. Dessa forma, é preciso dedicação do time gestor para implantação dessas práticas. As empresas que fazem uso de soluções sustentáveis para utilização da água garantem que o custo para adoção é muito insignificante se comparado aos ganhos.

Separamos abaixo alguns pilares para o uso consciente da água nos canteiros de obra, confira:

 

Reutilize a água

A reutilização de água ainda é a principal atividade para a economia de água. Estoque água utilizada em certas atividades para ser reaproveitada em outros processos como, por exemplo, a descarga em banheiros, lavagens de materiais e até na alvenaria. Existem empresas que também estão comprando água de reuso de caminhões-pipa como recurso alternativo.

 

Faça a captação de água da chuva

A instalação de um sistema de captação de água da chuva é também um excelente recurso para a utilização consciente do recurso. Entretanto, essa água não é potável e deve ser utilizada somente na descarga em bacias sanitárias, limpeza de pisos, garagens, rega de jardins e uso em equipamentos para resfriamento de máquinas.

 

Aluguel de equipamentos

A locação de equipamentos para construção civil também é uma atividade que pode influenciar na economia dos recursos hídricos. Os equipamentos alugados são comumente mais modernos e atualizados, portanto, mais preparados para a utilização eficiente dos recursos, minimizando o desperdício.

 

Poço artesiano

A utilização da água do poço artesiano no canteiro de obras está atrelada a uma autorização do poder público, dessa forma, é preciso solicitar a licença para a realização da perfuração e outorga. É preciso, entretanto, avaliar a qualidade da água previamente para a sua utilização.

 

Quais práticas você tem adotado na sua obra para economizar água? Conte pra gente nos comentários abaixo!

 

 

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.