Equiloc

Entenda a importância da limpeza de obra e os cuidados necessários

nr 18 guindastes

A sua construção chegou ao fim, os azulejos estão assentados, as paredes pintadas e as peças instaladas, mas há respingos de tinta no piso, pó de cimento por todos os cômodos, excesso de rejuntes e equipamentos espalhados. A sua obra precisa de uma limpeza geral e, sobretudo, que você organize e planeje essa limpeza para garantir suas expectativas com a sua construção.

A utilização de produtos e equipamentos inadequados ou mesmo a maneira como você executa a limpeza podem comprometer o aspecto dos materiais em que você investiu tempo e dinheiro.

Confira nesse post a importância de se executar corretamente uma limpeza de obra e algumas dicas para ajudar no planejamento e na organização da correta execução desta etapa.

Importância da limpeza de obra

Com o fim da fase de acabamento de uma edificação, inicia-se a etapa de limpeza dos resíduos deixados por ela. Pode ser um estágio aparentemente simples, mas muitas pessoas e empresas acabam executando a limpeza de qualquer maneira, danificando os revestimentos, as pinturas ou mesmo peças, como as torneiras, os marcos das portas ou as louças sanitárias.

A partir disso, surge a necessidade de se conhecer os cuidados básicos a serem tomados na limpeza final da sua obra. Para isso, nós listamos abaixo 6 dicas para tornar esse processo mais simples e eficaz, sem comprometer a qualidade do seu acabamento.

Dicas para tornar a limpeza de obra mais rápida e eficiente

Prefira iniciar a limpeza depois que a obra tenha sido completamente finalizada

É interessante prevenir retrabalho em qualquer processo, principalmente durante a limpeza pós obra. Assim, é essencial iniciar a retirada dos resíduos e impurezas depois que todos os trabalhos tenham sido finalizados.

Por exemplo, se após a limpeza da sala os quartos ainda necessitarem de algum acabamento, a chance de que você tenha que limpar a sala novamente é muito grande, pois os serviços a serem executados podem gerar poeira ou mesmo o fluxo de pessoas, carregar impurezas para o cômodo limpo.

Portanto, finalize todos os serviços relativos à sua construção e só depois comece a realizar a limpeza.

Planeje a sua limpeza

Ainda que esta atividade não seja um processo crítico, planejar é essencial a qualquer operação. Se a construção possuir muitos cômodos, andares ou módulos, é importante planejar a ordem em que os serviços de limpeza serão executados.

Suponhamos que a edificação em questão possui 2 andares. Se você optar por limpar o primeiro andar antes do segundo, há grandes chances de que ao limpar o segundo você tenha que limpar novamente o primeiro. Parece óbvio, mas em edificações muito complexas pensar na ordem de operação das tarefas pode ser fundamental para evitar retrabalho.

Além disso, é importante planejar como você seguirá o fluxo da sua limpeza, quais materiais e equipamentos serão necessários e, até mesmo, verificar a necessidade de uma equipe especializada para execução de uma tarefa.

Comece de cima para baixo

De maneira similar ao exemplo anterior em que definimos uma ordem do segundo para o primeiro andar, dentro dos cômodos é importante realizar a limpeza começando do teto e terminando no piso. Assim, você evitará que a retirada de excessos do gesso no teto, por exemplo, possa sujar o piso limpo.

É importante lembrar também da necessidade de proteger os revestimentos ou pinturas sensíveis contra produtos ou técnicas utilizadas na atividade. Uma espátula para retirada de excessos de tinta pode cair, por exemplo, no piso e danificar o revestimento.

Todo esse planejamento deve ser pensado para evitar repetições de serviços, economizando seu tempo e mantendo seu orçamento.

Utilize os produtos removedores adequados

O mercado disponibiliza uma gama de produtos de limpeza com diversas aplicações, que vão desde os trabalhos domésticos diários até as limpezas pesadas, como a pós obra. Dessa forma, é importante pesquisar quais tipos de produtos podem ser utilizados na limpeza e saber aplicá-los para não danificar seu acabamento. Entre eles podemos destacar:

  • removedores de Epóxi;
  • removedores de tintas;
  • detergentes de limpezas diárias, para porcelanato e laminado, desincrustante;
  • removedores de ferrugem;
  • removedores de colas;
  • removedores de manchas.

Cada produto, pode ser encontrado no mercado com aplicações que dependem do tipo de revestimento ou tinta utilizada. Por exemplo, alguns removedores de Epóxi são recomendados apenas para revestimentos de porcelanato e outros para mármores e granitos.

Você deve atentar-se para esses detalhes nas informações fornecidas pelos fabricantes, a fim de evitar que um piso, ou uma pintura, possa ser danificado com o produto.

Utilize tecnologias para agilizar o trabalho

As tecnologias têm surgido para facilitar a vida pessoal e profissional de todas as pessoas. Os processos construtivos, por exemplo, vem sendo cada vez mais otimizados por meio de novas ferramentas e equipamentos. No caso específico da tarefa de limpar, o mercado disponibiliza alguns instrumentos que vão garantir maior eficiência nesse trabalho e trazer mais rapidez na entrega.

Como exemplo, os aspiradores de pó e as lavadoras de pressão são ferramentas que auxiliam na retirada ágil das impurezas e resíduos presentes em diversos tipos de ambientes, como na área externa em concreto ou nas internas, com revestimento cerâmico.

Utilize EPI e EPC

A regra de ouro para séc. XXI é aliar trabalho com segurança. Mesmo em uma tarefa considerada simples, como a limpeza de obra, há riscos de acidentes e incidentes durante a execução. Em decorrência desses, surge a necessidade de utilizar equipamentos de proteção individual (EPI) e equipamentos de proteção coletiva (EPC).

Para retirada de resíduos e impurezas da superfície de uma fachada, por exemplo, pode ser necessário a utilização de equipamentos de proteção coletiva, como escadas e/ou andaimes.

Nessa mesma situação, a pessoa que está operando a atividade deve se assegurar de que nenhuma ferramenta vai atingir sua cabeça e de que ela está regularmente presa ao andaime, eliminando o risco de um acidente provocado por uma queda. Por isso, recomenda-se a utilização de capacetes, cintos de segurança e outros equipamentos de proteção individual.

Além disso, existem normas regulamentadoras que estabelecem requisitos mínimos para trabalhos em altura, visando à segurança tanto do trabalhador quanto do empregador.

Você poderá conhecer mais sobre a aplicação dos EPI e EPC e outros assuntos sobre segurança no processo construtivo no nosso blog. Leia agora mesmo o nosso texto sobre “EPI e EPC: 9 equipamentos de segurança essenciais nas construções” e entenda como você pode trazer mais segurança para sua obra. 

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.