Equiloc

Entenda o que é laje nervurada e como ela te ajuda a economizar

produtos e equipamento homem com capacete de proteção fazendo limpeza

As lajes são um dos principais elementos de uma edificação e constituem uma etapa isolada nos projetos de construção civil. Afinal, para instalá-la, é necessária uma atenção extrema aos cálculos estruturais, visto que as demais estruturas, como as paredes e as fundações, devem estar preparadas para receber o seu peso.

Por isso, é essencial escolher aquela que melhor se adéqua ao seu projeto e, neste momento, a laje nervurada ganha bastante evidência. A denominação “nervurada” se deve ao fato de que esse elemento tem nervuras na face inferior — as quais funcionam como pequenas vigas, que dão reforço à sustentação da laje.

Com isso, é possível dispensar a utilização das vigas na edificação. Como consequência, aumenta-se o vão-livre, tornando essa laje ideal para projetos comerciais, faculdades, galpões, salões etc. Se você está interessado em saber mais sobre o que é laje nervurada e como ela pode te auxiliar na economia da obra, não deixe de ler nosso post!

O que é laje nervurada?

Todas as lajes têm praticamente a mesma função estrutural em uma construção: a de placa e a de chapa. Quando dizemos que a laje é uma placa, estamos falando da propriedade de suportar forças verticais, como o próprio peso, os revestimentos e as cargas das paredes.

Devido à ação da gravidade, a laje precisa de apoios com a finalidade de contrapor essa força da natureza. Por isso, utilizamos vigas e pilares, para as quais é transmitida toda a força. Quanto à função de chapa, a laje visa a uniformização dos deslocamentos horizontais dos edifícios. Essa regra funciona principalmente para os chamados edifícios esbeltos, cuja altura é significativamente maior do que a base,

Desse modo, é possível distribuir uniformemente todas as forças que atuam horizontalmente no edifício, como o vento, o desaprumo e o empuxo. Esse é o chamado efeito diafragma. Diante disso, as lajes nervuradas atuam principalmente na função de placa e são evitadas, por exemplo, em edifícios mais esbeltos.

Por isso, dificilmente serão utilizadas em prédios de apartamentos, por exemplo, visto que esses precisam suportar a ação do vento e do desaprumo. No entanto, para aquelas construções que se estendem muito horizontalmente, elas são ideais.

Isso porque, à medida que a laje se estende horizontalmente, ela sofrerá cada vez mais com a ação da gravidade e vai necessitar de mais e mais vigas. Como a laje nervurada tem um sistema próprio de pequenas vigas, o peso da mesa da laje é redistribuído mais uniformemente. Como consequência, podemos reduzir o número de pilares e vigas por área construída. Isso permite um ganho muito grande de espaço útil.

Por que a laje nervurada é mais econômica?

As lajes estruturadas precisam ser preparadas em moldes, que têm uma forma que permite a configuração de nervuras e espaços vazios. Aí, temos o primeiro momento de economia: sua empresa não precisa comprar esses moldes se for utilizar em apenas alguns projetos — eles são facilmente alugados em empresas especializadas.

Além disso, as lajes nervuradas se contrapõem às maciças. Como o próprio nome indica, essas últimas são construídas sem espaço vazio, ou seja, toda a mesa é preenchida por concreto. Isso permite placas menos espessas, mas muito mais pesadas.

Mesmo assim, a quantidade de concreto empregada nas maciças é muito grande em comparação às nervuradas, visto que essas reduzem o peso da laje reduzindo também a quantidade de concreto abaixo do eixo neutro.

Isso traz uma consequência negativa: o aumento do peso da estrutura. Desse modo, internamente, você gastará mais aço para suportar a estrutura e, externamente, podem ser necessárias mais vigas ou pilares por área construída.

Também a fundação precisará ser mais reforçada, o que também aumenta o custo do projeto. Dito isso, é muito importante definir a estrutura de laje a ser utilizada logo no começo do projeto.

Quais são as vantagens da laje nervurada?

As principais vantagens dessas estruturas são:

Mais espaço livre

Liberação de grandes vãos, o que se traduz em mais espaço útil. Isso é particularmente importante para locais onde é necessário o trânsito de veículos e objetos, pois o excesso de vigas pode dificultar bastante as manobras.

Maior versatilidade

Por serem tão econômicas e resistentes às forças verticais, podem ser utilizadas em projetos comerciais, hospitalares, residenciais, educacionais, além de áreas de lazer. Comece a observar e você verá as lajes nervuradas por todos os lados.

Economia

Como visto, reduz-se de maneira significativa a quantidade de material de construção, racionalizando, dessa forma, os projetos mais simples.

Segurança

Por ter um sistema de distribuição de peso reforçado, dificilmente vemos acidentes com essas lajes.

Durabilidade

Elas são extremamente resistentes à corrosão.

Rapidez

Além de tudo, é possível adquirir pré-moldados de lajes nervuradas.

Quais as desvantagens da laje nervurada?

Apesar de serem uma excelente opção para as construções, não podemos deixar de citar as desvantagens para que você possa escolher se as nervuradas são realmente ideias para seu projeto.

As lajes nervuradas tornam mais difícil a compatibilização da laje com outros subsistemas. Isso porque o sistema de nervuras gera uma maior dificuldade de fixação de sistemas que utilizam o teto com fonte de sustentação.

Além disso, exigem mais operações de montagem, visto que, frequentemente, é preciso moldá-las no próprio canteiro. Dependendo da disponibilidade do número de formas, isso pode prolongar o tempo do projeto.

Como as nervuras são também um sistema de vigas, é necessária uma atenção muito maior no momento da concretagem, visto que não pode haver espaço vazio dentro das nervuras. Por fim, em alguns casos, as lajes nervuradas podem exigir um reforço de capitéis nos pilares.

Resumindo, a principal vantagem da laje nervurada é a redução de peso obtida pela remoção da seção de concreto abaixo do eixo neutro, que é substituída por materiais mais leves ou espaço vazio.

Esses tipos de estrutura são econômicas para as construções em que há longos períodos (espaços entre as vigas e paredes) entre 5 m a 6 m com carga horizontal leve a moderada (1.5-3kN/m2) — como residências, escolas, hospitais, hotéis, etc. Elas não seriam adequadas para pavimentos múltiplos com carga pesada, como armazéns de estocagem, instalações de produção, garagem etc.

Agora que você já sabe o que é laje nervurada e conferiu suas vantagens e desvantagens, não deixe de assinar nossa newsletter e ficar sempre atualizado com o que há de mais moderno na indústria da construção civil!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.