Equiloc

Ferramentas indispensáveis para seu Kit doméstico

ceramica para piso homem manuseando piso

“O homem cria a ferramenta a ferramenta recria o homem” 

Como bem afirma Marshall McLuan, filosofo canadense nascido em 1911, as ferramentas são criações humanas que expandem sua capacidade de realizar tarefas com rapidez, segurança e precisão.

Nós da Locadora Equiloc acreditamos que com os equipamentos adequados e as ferramentas corretas, tarefas que possam parecer cansativas e difíceis se tornam simples e fáceis.

Sabendo disso, resolvemos fazer uma lista de ferramentas que são uteis para serviços domésticos e podem ajudar muito na hora de resolver pequenos problemas do dia a dia. São 9 itens e alguns acessórios, indispensáveis para sua casa.

1 – Alicate Universal

 

O Alicate Universal talvez seja a ferramenta mais popular e indispensável de um Kit de ferramentas doméstico.

  • Pode ser utilizado para cortar cabos, arames, fios de materiais como aço, cobre, latão, alumínio, plástico e etc.
  • Possui ponta chata e ovalada permitindo que seguremos com firmeza superfícies de forma cilíndrica, chata, quadrada, ovalada, etc.
  • Alguns alicates possuem em sua parte interna, próximo à articulação, uma parte feita para prensarmos terminais
  • Caso o alicate tenha cabos isolados, pode-se executar tarefas em fios energizados (verificar se o cabo possui a marcação 1000 V, como manda a NBR 9699).

Muitas pessoas associam o nome Alicate Universal à execução de qualquer tipo de tarefa, algumas das quais podem causar acidentes pessoais. Dependendo do tipo de alicate que você tem em casa, a ferramenta pode ser muito bem complementada por um alicate de corte, um desencapador de fios, um crimpador ou outras ferramentas mais específicas.

  • Marcas e modelos sugeridos: Belzer, Gedore e Sata

2 – Parafusadeira Elétrica

 

 

Existem diversos modelos de parafusadeiras, cada uma adequada a um tipo específico de tarefa.

  • Bateria: as parafusadeiras à bateria tem o fator positivo de funcionar longe da tomada mas tem que ser recarregadas e geralmente são um pouco mais caras que as similares sem bateria. Caso você trabalhe em bancada, próximo à rede de energia, utilizar uma máquina com fio economiza investimento permite trabalhar sem se preocupar com carregamento.
  • Modelos Profissionais: as parafusadeiras profissionais tem maior potência e diferenciais como ajuste de torque, função de vibração, etc. Se você precisa utilizá-la também como furadeira, é mais interessante fazer uso de uma máquina mais potente. Mas se a intenção for somente parafusar, modelos domésticos com menor potência são suficientes.
  • Função reversão: a função de reversão é também muito importante para que você possa utilizar a máquina para parafusar ou desparafusar.
  • Ponteiras (“bits”): Existem kits de ponteiras para vender com os mais variados modelos. Desde 8 pontas até 60. Minha sugestão é começa pelo mais básico e ir comprando aquilo que você realmente precisa ao longo do tempo.
  • Marcas e modelos sugeridos: Black and Decker (modelos angulares a bateria custando entre R$70,00 e R$ 200,00)

 

 

3 – Furadeira

Falamos um pouco sobre a parafusadeira, contudo a ferramenta que já foi campeã de audiência – Furadeira – mesmo com o advento de métodos de fixação sem furação, ainda tem seu lugar. Modelos básicos, sem bateria acompanhados de com uma boa extensão de cabo (aproximadamente 2,5 metros geralmente são suficientes) são muito úteis. O ideal é manter um kit com brocas para aço, madeira e concreto. Um acessório que pode ser útil seria um coletor de pó para evitar sujeiras.

Marcas e modelos sugeridos: Modelo Bosch GSB ou Makita HP1640 (Compre modelos profissionais semi novos na Locadora Equiloc)

4 – Martelo:

Hoje em dia a utilização de pregos em casa também diminuiu muito, pelos mesmos motivos de evitar furações e podermos fixar objetos de outras maneiras. Contudo, vez ou outra é necessário martelar um arrancar algum prego. Um pequeno martelo com unha será suficiente para essas pequenas tarefas.

Marcas e modelos sugerido: Tramontina

5 – Nível e trena:

Para realizar medições e nivelamentos muitas vezes o olhometro não será suficiente.  Medir mobília, ambientes, nivelar pontos de fixação de quadros, todas essas tarefas ficam mais fáceis com um simples nível de bolha e uma trena de 5 metros. Muitas pessoas investem um pouco mais comprando esses equipamentos à lazer. Pode ser prático e preciso mas desnecessário para uso doméstico..

6 – Chaves de grifo e Chave inglesa:

 

 

 

Chaves de grifo ou de cano e chave inglesa são extremamente uteis em situações específicas como uma manutenção da rede hidráulica ou um simples reparo na sua bicicleta. São ferramentas versáteis e fáceis de encontrar. Podem ser a solução correta na hora certa!

Marcas e modelos sugeridos: Vonder, Gedore, Irwin, Stanley.

7 – Serras:

 

Um pequeno arco de serra é suficiente para pequenos trabalhos em madeira, aço e canos. Sempre que gastar a lâmina pode ser substituída e quanto maior a tensão dada pelo arco e o parafuso que faz a fixação, melhor será o corte!

Marcas e modelos sugeridos: Tramontina

8 – Outros acessórios:

Além dessas ferramentas básicas, alguns acessórios são indispensáveis ou bastante úteis na hora de fazer algum reparo. Não deixe de ter em casa:

 

  • Lanterna
  • Fusíveis
  • Uma pequena escada
  • Estilete
  • Canivete
  • Fita Isolante
  • Durepox
  • Fita Crepe
  • Tesoura
  • Desentupidor de privada
  • Um kit com pregos, parafusos, porcas, buchas e conectores

 

Com esse kit com certeza tarefas que pareciam complicadas podem ficar bem simples. Fazer pequenos reparos em armários, pregar um quadro, apertar um parafuso, trocar uma luminária, reparar uma fechadura, tudo isso será tranquilo e até prazeroso.

“A ferramenta transforma o homem”.

Para aqueles que gostam, receber a notícia de um armário empenado ou sua esposa pedindo que pendure um quadro novo será como receber um convite para a diversão.

E saiba que, com o tempo, sua caixa de ferramentas será um prolongamento de suas habilidades você terá afeto e ciúmes dela, tornando-a parte do seu lar.

Gostou do post, e se interessa por equipamentos? Acesso o blog da nossa locadora:
www.locadoraequiloc.com.br/blog/

 

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.