Equiloc

Furadeira de impacto e martelete? Veja quais são as diferenças!

Furadeira de impacto e martelete? Veja quais são as diferenças!

A construção civil conta com o auxílio de vários equipamentos de engenharia, os quais automatizam as tarefas e aceleram as etapas da obra. No entanto, muitas vezes, essas máquinas causam certa indecisão durante o trabalho, sendo um bom exemplo disso a dúvida sobre o que usar: furadeira de impacto ou martelete.

Seja em um empreendimento de grande porte, seja em uma pequena reforma, certamente será preciso furar/quebrar uma parede de concreto ou outro material resistente. Para essa tarefa, a procura por uma ferramenta especializada se faz necessária.

Desse modo, confira neste post mais informações sobre as características da furadeira de impacto e do martelete. Boa leitura!

Qual a principal finalidade de cada um?

Tanto a furadeira de impacto quanto o martelete são projetados de forma a romperem superfícies duras. Frequentemente, a aplicação de ambos é destacada para tarefas que envolvem a destruição de concreto. Entretanto, podem ser aplicados em outras demandas, como rochas, cerâmicas, madeira etc.

Martelete

Como já citado, seu objetivo é o de destruir/furar materiais de construção que apresentam elevada dureza, essencialmente o concreto. Desempenhando tarefas de forma totalmente automatizada, há três tipos de martelete: elétrico; hidráulico e pneumático.

Tem como funcionalidade demolir edificações e pavimentos, fazer grandes furos e remoção de pisos. Além disso, o martelete pode ser aplicado em construções de alvenaria, pedras, concreto e asfalto.

Martelete elétrico

Esse é o modelo de martelete mais comum no mercado atualmente, sendo comercializado em vários pesos e níveis de potência. Projetado tanto para superfícies horizontais quanto verticais, há martelete elétrico pesando desde 5 kg até versões mais robustas de 30 kg.

Martelete pneumático

Há muitas semelhanças com a versão elétrica (principalmente peso e aplicações), porém, como o próprio nome sugere, obviamente é preciso um compressor mais instalações pneumáticas para o seu funcionamento.

Outra diferença está no perfil do mecanismo de funcionamento, uma vez que o martelete pneumático é projetado com uma menor quantidade de peças, viabilizando assim brocas mais leves e poucas manutenções preventivas. Vale mencionar também que ele não é eficaz para aplicação em superfícies verticais, pois perde a sua praticidade.

Martelete hidráulico

Funcionando a partir da pressurização do fluido hidráulico, esse tipo de martelete atua sob altas pressões. Desse modo, o modelo hidráulico é identificado por ser mais robusto e trabalhar em potências mais elevadas, o que naturalmente reflete no seu peso maior.  

Geralmente acoplado no braço hidráulico de um veículo, esse equipamento é extremamente eficaz para atividades pesadas e de grande porte (rompimento de grandes áreas de concreto e destruição de rochas de alta dureza). Sendo assim, dos três modelos de martelete, é o que apresenta maior capacidade de remoção por hora trabalhada.

Furadeira de impacto

Por sua vez, a furadeira de impacto nada mais é do que um tipo de furadeira com a função martelete, ou seja, ela realiza tanto furos a partir do seu sistema de rotação, quanto o trabalho de martelo por meio do impacto.

Pode ser aplicada para perfuração/rompimento de alvenaria, pisos e concreto, sendo mais utilizada em reformas residenciais e pequenas obras. O interessante desse equipamento é que há versões em que é possível realizar a troca instantânea de função, isto é, existe a possibilidade de alternar quando quiser entre o modo martelete e o modo furadeira.

Isso representa uma enorme vantagem, já que não é preciso trocar de ferramenta quando a demanda mudar, tampouco pausar o trabalho por muito tempo. Em outras palavras, a furadeira de impacto é uma opção com boa praticidade e eficácia.

Quais são as principais diferenças entre martelete e furadeira de impacto?

A questão central que define qual dos equipamentos optar na hora de reformar ou construir está relacionada com as características do material a ser destruído. Outro ponto a ser avaliado é o porte da obra, ou seja, qual o tamanho do volume que precisará ser removido.

Nesse sentido, a furadeira de impacto é mais indicada para furos e rompimentos em materiais de baixa dureza, os quais uma pessoa com pouco treinamento já será capaz de fazer. Além disso, é preciso destacar que o motor de uma furadeira de impacto possui menor potência quando comparado ao de um martelete.

Já os marteletes são equipamentos que oferecem mais força de impacto, na medida em que são projetados justamente para atuarem em superfícies de elevada dureza. Como consequência, seu mecanismo é muito mais robusto e, naturalmente, precisa de um motor mais potente.

Por essas diferenças, o martelete é direcionado para o uso profissional, pois acaba sendo uma opção que oferece maior produtividade e eficiência para rompimento. Já a aplicação da furadeira de impacto é mais recorrente em demandas menores, comumente residenciais.

Quais são as vantagens de utilizar esses equipamentos?

Independentemente de a demanda exigir um martelete ou uma furadeira de impacto, as vantagens proporcionadas por esses dois equipamentos na hora de reformar ou construir são enormes, como:

  • poupar esforço braçal, uma vez que o trabalho de rompimento manual requer muito mais força — sendo, inclusive, inviável em várias ocasiões;

  • elevar a produtividade, já que maiores volumes de material serão demolidos em um menor intervalo de tempo;

  • aumentar a segurança ao desempenhar a atividade em questão, pois evita-se acidentes de trabalho devido à automatização do serviço;

  • economizar tempo, alcançando extensas áreas de rompimento por dia.

Como funciona o aluguel de furadeira de impacto ou martelete?

Muitas vezes, não é vantajoso comprar esses equipamentos para utilizá-los na obra/residência essencialmente para ocasiões pontuais (reforma de uma casa ou uma etapa específica de uma construção).

Por isso, alugá-los pode ser uma boa opção, uma vez que há flexibilidade para locação e um ótimo custo-benefício quando comparado com a compra, resultando assim em grande economia financeira.

Então, após ler este post, fica mais fácil definir entre o uso de furadeira de impacto ou martelete, basta analisar as características da dureza do material e o porte do empreendimento. Vale enfatizar ainda que é fundamental saber utilizar os equipamentos adequados de acordo com a demanda da etapa da obra, visto que há reflexos positivos na qualidade e na produtividade do trabalho.

Gostou deste conteúdo? A Equiloc é uma ótima solução para a locação de equipamentos destinados à construção civil. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.