Equiloc

8 Segredos Para o Gerenciamento Do Canteiro de Obras Que Todos Os Gestores Deveriam Saber

como usar furadeira equipamento

Um canteiro de obras reserva muitos desafios para um gestor em relação a prazos, contratações, decisões sobre materiais e, principalmente, o objetivo principal que é entregar tudo no prazo do contrato.

Para que o processo caminhe com eficiência é necessário que a gestão seja dinâmica e que o acompanhamento do processo seja realizado passo a passo. Muitas decisões e mudanças acontecem ao longo do processo e, desta forma, exigem da equipe de gestão um conhecimento e pro atividade constante sobre o projeto.

Separamos neste post uma série de 8 pontos cruciais que todo gestor do canteiro de obras deve ter sempre em mente:

Antes de tudo, Planeje cada detalhe do projeto

O planejamento de um projeto é como um guia para o sucesso no canteiro de obras. Mas para construção de um documento consistente de planejamento, é necessário um nível de aprofundamento em todas as questões envolvidas, desde a análise de cálculos detalhada até decisões e aprovações legais para que a obra inicie.

Comece pelo planejamento estrutural e financeiro, para não haver falhas de prazos na entrega de materiais. Não esqueça também de atualizar sempre o cronograma com os prazos acordados e impactos causados por imprevistos. Neste último caso, revise todo o cronograma para reajustar e prever possíveis atrasos ou ajustes.

Previna-se contra acidentes no canteiro de obras

Um acidente no canteiro de obras causa muita dor de cabeça para o projeto. Este tipo de fato causa um impacto negativo na produtividade e nas entregas das próximas etapas.

A principal medida é seguir um Mapa de Riscos, uma apresentação com todos os riscos presentes no ambiente de trabalho e com medidas para se prevenir contra acidentes. O Checklist do Mapa de Riscos deve conter a planta baixa do canteiro de obras, as área de risco de cada setor, marcação dos diferentes tipos de risco com cores, legendas com medidas de prevenção e uma sinalização adequada que pode ser personalizada de acordo com cada construtora.

Outra medida importante é a utilização dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPI’s). A construtora é obrigada a fornecer estes equipamentos de graça para os funcionários. Portanto, estes materiais precisam estar previstos no planejamento, inclusive em caso de necessidade de reposição.

Verifique sempre a regulamentação referente ao projeto

Verifique e cumpra sempre a regulamentação referente a instalação de obras, elas são obrigatórias em qualquer projeto.

A principal norma para o setor de construção é a Norma Regulamentadora 18 (NR-18). Acesse e confira cada detalhe.

Como prevenir problemas no canteiro de obras

Reúna uma equipe sempre bem capacitada: um time preparado e bem informado estará sempre em sinergia durante o projeto. Recrute as pessoas certas, reserve tempo para selecionar uma equipe consistente. Invista no preparo, realizando treinamentos com foco em instruir e motivar cada colaborador.

Sinalize corretamente o canteiro de obras: a sinalização adequada, além de prevenir acidentes como já mencionado no item anterior, aumenta a produtividade dos trabalhadores.

Mantenha o canteiro de obras limpo e organizado: a organização física do canteiro de obras, bem como o planejamento da rotina de limpeza, influenciam diretamente no fluxo de pessoas e na segurança do local. Portanto, mantenha sempre um bom aproveitamento do espaço para garantir boas condições de transito de pessoas em todas as áreas úteis.

Verifique as condições de trabalho da equipe: a satisfação frente as condições de trabalho oferecidas para a equipe precisam ser acompanhadas para evitar colaboradores insatisfeitos e desmotivados com a rotina. Garanta que a comunicação seja harmoniosa e a convivência seja saudável para incentivar o trabalho em equipe.

Cumpra os prazos e as exigências do cronograma

A construção de um cronograma para o projeto precisa considerar as atividades dependentes e paralelas. Alinhe com os colaboradores sobre os prazos de cada atividade e a importância do cumprimento das datas estipuladas.

Utilize a tecnologia para monitorar as tarefas e o consumo de matéria prima e outros recursos para evitar imprevistos. O equilíbrio entre o tempo, material e os trabalhadores é um dos grandes segredos para manter a produtividade e garantir o cumprimento do cronograma pré-estabelecido.

Priorize sempre a otimização da produtividade

A produtividade é o principal medidor de performance que precisa ser monitorado durante uma obra. Para isto é preciso ficar atento a caminhos alternativos e possibilidades de mudanças no plano para otimizar a performance. Como exemplo de medidas que podem otimizar a produtividade podemos citar o treinamento dos colaboradores para agilizar um processo ou a utilização de um equipamento, a negociação de prazos de entrega de materiais, a substituição de compra de equipamentos pela locação e entre outras ações.

Escolha bem seus fornecedores

Um bom gestor precisa estar em constante contato com fornecedores para negociação de prazos, busca por oportunidades de materiais e equipamentos e, sobretudo, criar uma relação de confiança com o parceiro. Estes fatores podem ser cruciais para o sucesso de um projeto, otimização da produtividade e suporte no caso de imprevistos com materiais.

Uma prática muito utilizada é o acordo com fornecedores para que os materiais sejam entregues somente na fase de utilização destes, evitando ao máximo a construção de um estoque no canteiro de obras. A solução é sempre negociar e pesquisar muito.

Avalie a compra ou locação de equipamentos.

A locação de equipamentos é uma forte alternativa para se otimizar a produtividade ou até mesmo os custos de uma obra referente a compra de equipamentos.

Algumas locadoras de equipamentos fornecem suporte total para manutenção e transporte, o que pode ser vantajoso, seguro e agilizar o processo da obra.

Na fase de planejamento, estude a real necessidade de se comprar os equipamentos ou máquinas.

 

A Locadora Equiloc oferece uma vasta gama de produtos para que você possa encontrar com comodidade tudo o que precisa para sua obra. Mantemos nossos equipamentos sempre atualizados e com revisões periódicas, para que você tenha total segurança e não arrisque o andamento da sua obra. Acesse nosso site e confira.

 

Há mais algum fator que você também acrescentaria em nossas sugestões? Insira seu comentário abaixo!

 

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.