Equiloc

Lean construction: entenda o que é e como aplicar na sua obra

como-as-construtechs-estao-transformando-o-setor-de-construcao.jpeg

A busca pela melhoria contínua de inúmeros processos é um dos principais desafios de quem atua no setor de construção civil. Aos poucos, novas tecnologias são adotadas, técnicas são aprimoradas e estratégias diferentes são incorporadas às obras. Prova disso está na aplicação cada vez maior do lean construction. 

Você sabe do que se trata? Uma coisa é certa: esse conceito pode trazer diversos benefícios e mudar sua percepção sobre as etapas que envolvem um projeto. Que tal descobrir os motivos? Fique conosco e entenda!

O que é lean construction?

O termo em inglês designa um processo de construção enxuto. Ele incorpora o lean thinking (pensamento enxuto), sistema idealizado pela Toyota em 1980 e que ficou conhecido por se basear em atividades por fluxo de atuação e critérios de valor.

Quando aplicada à construção civil, a filosofia lean tem como objetivo evitar o desperdício de tempo, matéria-prima e dinheiro. Dessa forma, é possível trabalhar com mais eficiência, aumentar a produtividade e melhorar a qualidade das entregas.

A principal diferença da metodologia lean construction para os sistemas tradicionais está na otimização do processo. Ou seja, em vez de enxergá-lo como uma divisão de vários subprocessos, você passa a separar as atividades em dois grupos: aquelas que realmente agregam valor e as que não agregam.

O pensamento enxuto objetiva eliminar desperdícios e manter somente o que é importante para o andamento dos trabalhos. Ou seja, é preciso reduzir ações consideradas desnecessárias, como movimento e espera do processo, para focar o essencial.

A metodologia deve estar presente desde a gestão da produção até a finalização de um projeto para evitar desperdícios. Esses podem ter relação com estoque parado, falhas e defeitos, falta de planejamento, produção em excesso, entre outros problemas. 

Como funciona essa metodologia?

Na construção civil, o lean construction se divide em quatro fluxos de conversão para transformar insumos em produtos intermediários e realizar as entregas das obras. Eles também servem de base para a identificação dos princípios da metodologia.

Fluxo de montagem

Determina as atividades e os cronogramas necessários para fazer a montagem de uma edificação. Isso inclui todas as tarefas capazes de agregar valor ao elemento final, como execução das vigas, levantamento da alvenaria e outros detalhes.

Fluxo de materiais

Engloba desde o transporte até o consumo dos produtos no canteiro de obras. Assim, ações como o deslocamento, a espera e a inspeção dos materiais costumam estar envolvidas nesse fluxo.

Fluxo de informações

Representa os processos de natureza gerencial, a exemplo do planejamento e do controle de projetos. As principais informações têm a ver com o transporte, com as necessidades dos clientes, com o processamento e inspeção de dados.

Fluxo de trabalho

Responsável pelo gerenciamento das atividades que serão executadas por máquinas ou por equipes. O grande foco está na redução de desperdícios, portanto, exige medidas que possam agilizar processos para economizar tempo e esforço por parte dos trabalhadores.

Quais são os seus princípios?

A construção enxuta envolve um conjunto de princípios para a gestão de processos. Eles funcionam como guia para a transformação do modo de operação empregado na maioria dos projetos.

Reduzir tudo o que não acrescenta

A ideia do lean construction é tornar o fluxo de trabalho mais direto. Logo, é fundamental avaliar como os processos se organizam na atualidade e, a partir disso, identificar etapas desnecessárias ou que tendem a se tornar repetitivas.

O objetivo é criar atalhos e substituir tudo que complica os serviços dos trabalhadores. Um exemplo de solução seria aprimorar o layout do canteiro de obras para que a distância entre o ponto de descarga de materiais e o local de aplicação fique menor — reduzindo, assim, o tempo necessário para percorrer o trajeto.

Outra ação benéfica é manter o local de trabalho sempre limpo e organizado, de modo a evitar esforços extras para adequar o ambiente, facilitar o acompanhamento dos processos e aumentar a segurança dos trabalhadores.

Diminuir a variabilidade

Cada projeto é único e tem suas próprias particularidades, logo, não existe uma receita aplicável para a execução de empreendimentos distintos. Ainda assim, é importante adotar alguns padrões para reduzir a variabilidade em relação aos fornecedores, tempo de execução, técnica construtiva e outros fatores.

Tal ação permitirá obter uniformidade e fazer entregas com níveis de qualidade parecidos. Algumas soluções, nesse caso, podem incluir o uso de elementos pré-fabricados e de um sistema único para as instalações hidráulicas e elétricas.

locação de equipamentos com uma empresa especializada também contribui para a padronização, uma vez que garante acesso a máquinas e ferramentas eficientes, adequadas a cada serviço e com a manutenção sempre em dia.

Melhorar a transparência

Essa prática é crucial para identificar erros, gargalos e oportunidades com facilidade. É a melhor forma de obter rapidez nas tomadas de decisão sem prejudicar a qualidade do produto que será entregue.

A transparência da gestão deve ocorrer dentro e fora do canteiro e visar à troca eficiente de mensagens entre os envolvidos. Para isso, é fundamental incluir todas as equipes nas reuniões de repasse, utilizar cartazes informativos (com regras e avisos), manter um canal de comunicação aberto e remover barreiras visuais (tapumes, divisórias etc.) do local.

Otimizar o tempo da obra

Fazer mais em menos tempo também é uma das premissas do lean construction. Tudo deve ser organizado de modo a criar um ambiente de trabalho mais produtivo, sem desperdícios.

Para isso, vale buscar formas de produzir apenas conforme a demanda, a fim de reduzir custos de estoque e derivados desse processo. Diminuir o tempo de ciclo (transporte, espera, processamento e inspeção) exige algumas mudanças.

Uma delas é concentrar os esforços de produção em lotes menores. Assim, dá para eliminar as interdependências entre atividades e fazer com que as coisas ocorram paralelamente.

Agregar valor à construção

Esse princípio tem a ver com as expectativas e necessidades dos clientes em relação à empresa responsável pela construção. Então, é fundamental conhecer o público-alvo para descobrir o que o agrada e encontrar formas de propiciar ótimas experiências.

Para tanto, faça pesquisas de mercado e considere dados diversos: região da construção, faixa etária dos moradores locais, bem como seus costumes e preferências. Se a porcentagem de indivíduos jovens for significativa, vale investir em áreas de lazer que se tornem atrativas para esses perfis.

O importante é chegar o mais próximo possível daquilo que as pessoas esperam e entregar algo de valor. Essa prática multiplicada a vários projetos pode se tornar um grande diferencial em longo prazo.

Como aplicar na obra?

Seguir os princípios listados é uma boa forma de implementar o lean construction em suas obras. Porém, como qualquer processo de mudança, o método exige certos cuidados para que seja aplicado com sucesso. A seguir, veja algumas dicas para começar.

Converse com as equipes

Propor uma nova metodologia requer tempo e planejamento. Afinal, trata-se de uma discussão importante que deve ser feita entre todos os profissionais envolvidos, desde os engenheiros até os operários.

Estude sobre o assunto

Implementar um novo sistema não é algo que se faça da noite para o dia. Por isso, é fundamental que todas as partes conheçam a metodologia e saibam quais são seus objetivos, princípios e vantagens.

A construção enxuta não funciona se, por algum motivo, alguns profissionais não estiverem dispostos a participar do processo. Mesmo que não haja uma maneira correta de aplicá-lo, é importante que todos contribuam com os aprendizados, experiências e compartilhem suas percepções.

Faça uso de tecnologias

Softwares, aplicativos e outros recursos de gestão são ótimos aliados porque permitem a obtenção de dados em tempo real, além de manterem as informações seguras e organizadas.

Com a ajuda de tecnologias específicas para o ramo da construção civil, é possível acompanhar o andamento dos trabalhos, avaliar a mão de obra e os equipamentos, controlar os recursos utilizados e produzir com mais qualidade.

E você? Tem interesse em aplicar os princípios do lean construction? Não se preocupe em encarar essa mudança rapidamente. Avalie possibilidades, faça testes e, então, aproveite os benefícios que incluem aumento da produtividade, redução do desperdício de materiais, economia de tempo e garantia do cumprimento de prazos.

Quer continuar acompanhando conteúdos relevantes como este? Assine a nossa newsletter para ser notificado sobre as próximas publicações!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.