Equiloc

5 Melhores Práticas para Locação de Andaimes Fachadeiros

terraplanagem terra

Os andaimes são estruturas frequentemente utilizadas no canteiro de obras para dar suporte e acesso a áreas mais altas ou de difícil acesso. Os Andaimes Fachadeiros são mais específicos em obras de fachadas com características ideais para facilitar a montagem e oferecer amplitude na plataforma de trabalho.

Os Andaimes Fachadeiros Modulares são os modelos mais usuais compostos por painéis metálicos simples e/ou com escada tipo marinheiro acoplada, diagonal X de travamento, guarda-corpo horizontal, barras de ligação, pisos metálicos e/ou elementos horizontais que servem para suportar o piso em madeira, além de escada interna com alçapão.

Já descrevemos sobre os tipos de andaime, metragens, legislação e outros detalhes nos posts: “Como saber o tipo de andaime ideal e a metragem necessária para uma obra?”e “O Guia Absolutamente Completo sobre Andaimes para Construção Civil.

Se você não leu ainda, acesse e confira!

Neste post vamos citar 5 práticas recomendadas na locação dos Andaimes Fachadeiros:

 

Planeje antes de alugar os andaimes

Antes de fazer a locação dos Andaimes Fachadeiros, faça uma pesquisa no canteiro de obras para que possa ser definido o melhor modelo de andaime, qual a metragem necessária, por quanto tempo será necessário sua utilização e o seu tempo de montagem. Dependendo do tipo de serviço que será realizado e da altura do edifício, por exemplo, pode se optar por um balancim como melhor opção. Evita-se, dessa forma, desperdício de investimentos e também de tempo. Conte também com o atendimento do seu fornecedor para auxiliar nessa decisão.

 

Faça as cotações de preço para locação de forma criteriosa 

Acessórios, metragem, complexidade e tempo de utilização no projeto definem o preço da locação do Andaime Fachadeiro. Comumente, a cotação se faz sobre o metro quadrado da fachada mas, em outros casos mais específicos, pode-se precificar a locação de um projeto customizado por um preço global.

Na Locadora Equiloc contamos com uma equipe de agentes para o atendimento qualificado, auxiliando os clientes na especificação do material com segurança e agilidade. Possuímos uma vasta gama de produtos para que você possa encontrar com comodidade tudo o que precisa para sua obra. Mantemos nossos equipamentos sempre atualizados e com revisões periódicas, para que você tenha total segurança e não arrisque o andamento da sua obra.

Acesse nosso site e faça uma cotação sem compromisso.

 

Agende o transporte e a montagem com o fornecedor

A logística e o transporte são fatores determinantes para a viabilização da locação de equipamentos como os Andaimes Fachadeiros. Considere a disponibilidade desse serviço como essencial, inclusive no caso da necessidade de substituição de produtos ou manutenção. Cheque o contrato de locação, que deve contemplar esse detalhamento. Qualquer cuidado para garantir que imprevistos possam ser contornados, e a equipe não fique parada é pouco.

 

Para garantir a segurança, siga alguns cuidados essenciais na montagem do equipamento

A montagem de um Andaime Fachadeiro, de modo geral, é simples. Porém, para que se faça com segurança, a execução precisa de preparação na área em que o equipamento será inserido. O nivelamento do solo e a limpeza precisam ser realizadas antes da montagem para evitar acidentes. Outro detalhe importante é a sinalização da plataforma de trabalho para evitar a circulação de pessoas nesse entorno.

A NR18 determina que não se deve receber uma carga superior ao peso que é determinado pelo fabricante. O peso deve ser distribuído de forma uniforme sem obstruir a passagem de pessoas, com o espaço limitado pela forração da plataforma de trabalho. Para mais segurança, os encaixes das peças devem ser presos com as travas de segurança.

Antes de alugar e utilizar o equipamento, consulte as determinações completas de acordo com a NR18.

Selecionamos um vídeo que mostra o processo correto de montagem de um Andaime Fachadeiro:

 

Pesquise a procedência dos fornecedores e avalie a disponibilidade dos seus canais de contato

Um dos critérios para avaliar a procedência do equipamento é verificar as determinações e normas de fabricação, como a NBR 6494. De acordo com uma determinação do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) é necessário que o mercado utilize painéis, tubos, pisos e contraventamentos dos andaimes com identificação do fabricante e referência do tipo, lote e ano de fabricação, tudo exposto no próprio equipamento.

 

Avalie o atendimento do fornecedor e opte pelo mais prestativo e aberto à solução de dúvidas

Esses detalhes vão indicar qual a valorização do cliente nesta empresa, bem como a prontidão na solução de problemas com os equipamentos.

A Locadora Equiloc tem preocupação em oferecer um serviço de total segurança e eficiência, com equipamentos de qualidade, atendimento preparado e logística ágil.

Nossos equipamentos estão sempre atualizados para garantir a melhor qualidade e durabilidade, além de serem revisados antes de cada entrega para certificar que estão em perfeitas condições.

Acione nosso time de atendimento e conte com agente!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.