Equiloc

Manutenção de equipamentos de obras: o que preciso saber?

Manutenção de equipamentos de obras: o que preciso saber?

A manutenção é um dos fatores mais importantes para garantir que uma máquina ou um equipamento mantenha-se em operação. A manutenção de equipamentos de obra é indispensável para o seu sucesso, garantindo que ela seja entregue no prazo esperado e que os custos fiquem dentro do orçamento.

As tarefas de manutenção têm como objetivo evitar qualquer tipo de quebra nas máquinas, garantindo a confiabilidade dos itens e evitando que a produção seja interferida devido a qualquer tipo de falha. Além disso, a manutenção influencia bastante no custo da obra, visto que a quebra de equipamentos traz novos gastos e pode também atrasar a entrega.

Quer tirar suas dúvidas sobre a manutenção de equipamentos de obras? Então confira, a seguir, tudo o que você precisa saber!

A limpeza

O primeiro passo para uma manutenção eficiente é a limpeza dos equipamentos. Todos sabem o quanto uma obra pode sujar as máquinas e ferramentas, por isso a limpeza após o turno de trabalho é imprescindível.

A sujeira, além de poder causar corrosão nos equipamentos, atrapalha os colaboradores nos processos de inspeção antes e depois do uso, o que pode, inclusive, causar acidentes.

Por isso, para realizar a manutenção de equipamentos em uma obra, deve se realizar periodicamente a limpeza de todas as máquinas e ferramentas utilizadas. Uma dica é instruir os trabalhadores a limparem após o uso ou no término do turno de trabalho, desde que todas as indicações do fabricante sejam observadas.

Evitar o acúmulo, nesse cenário, é fundamental. Desse jeito, é possível impedir que ocorra o comprometimento do funcionamento de vários elementos.

A lubrificação

Além de realizar a limpeza dos equipamentos, é fundamental que seja feita também a lubrificação. A grande maioria das máquinas apresenta diversas partes móveis e motores; esses itens carecem de cuidados para que se mantenham em operação.

A lubrificação periódica é um dos procedimentos de manutenção mais importantes a serem realizados. O óleo é o responsável por lubrificar as partes móveis, limpar os componentes internos e, até mesmo, fazer o controle da temperatura dos equipamentos.

O lubrificante deve ser usado no tipo, na quantidade e nos locais corretos, o que depende das especificações de cada elemento.

A manutenção preventiva

A manutenção preventiva diz respeito a todas as tarefas e procedimentos que são realizados periodicamente nos equipamentos e visam a evitar o aparecimento de falhas ou quebras.

As intervenções preventivas envolvem a substituição de filtros de óleo e filtros de ar, a troca periódica do óleo lubrificante e do fluido de arrefecimento, entre outras tarefas.

É muito importante que a manutenção preventiva siga todos os procedimentos descritos no manual dos equipamentos. Seguindo o plano de manutenção definido pelos fabricantes, é possível reduzir significativamente as chances de quebra, garantindo maior disponibilidade dos equipamentos e ajudando a economizar na obra.

As paradas programadas

Dentre os procedimentos preventivos, um dos mais famosos é a parada programada ou as grandes paradas. Essa manutenção refere-se a um intervalo de tempo em que todos os equipamentos são parados para a revisão e tarefas de manutenção.

As paradas programadas devem seguir o manual dos equipamentos, tirando-os de operação no momento certo para as intervenções e garantindo seu retorno à ativa de forma confiável.

A manutenção corretiva

Por último, não podíamos deixar de citar as manutenções corretivas. Mesmo seguindo o manual dos fabricantes, realizando todas as intervenções preventivas e limpando periodicamente os equipamentos, quebras e falhas acontecem.

Quando isso ocorre, entra em cena a manutenção corretiva, que tem como objetivo solucionar problemas e retornar o item à operação quanto antes. Ela deve acontecer de maneira estruturada e profissional, o que garante a integridade e a segurança de operação.

Os benefícios da manutenção de equipamentos de obras

Quando a manutenção é correta, especialmente de modo preventivo, há diversas vantagens para os itens. Em primeiro lugar, ela ajuda a otimizar o desempenho, pois faz com que os componentes funcionem da melhor maneira. Além disso, é um jeito de proteger contra quebras e desgastes, o que leva a um aumento da vida útil.

Com uma operação que está nos melhores níveis, o desperdício é consideravelmente contido. Isso não apenas deixa qualquer obra mais sustentável, como é um jeito de diminuir o consumo de matéria-prima.

Investir nesse aspecto reduz os custos. Há menores chances de acidente e a necessidade de manutenção corretiva também diminui. Quando bem feito, esse cuidado ajuda a ampliar o período até comprar novos equipamentos, o que melhora o retorno do investimento.

Como o tempo de execução também é favorecido, há uma grande probabilidade de a obra atingir os níveis adequados quanto ao prazo e ao orçamento.

Os riscos de não realizar esse processo

Por outro lado, a falta dessa etapa pode trazer prejuízos para o empreendimento. A perda de segurança é um dos principais e são grandes os riscos de haver falhas catastróficas. Isso gera longas e imprevistas paradas e aumenta os riscos de ocorrer acidentes.

Se a manutenção de equipamentos de obras não for feita como deveria, também haverá uma perda de produtividade. O processo tem menor previsibilidade e desempenho prejudicado, o que aumenta o tempo de execução e os custos.

Para piorar, a qualidade de obra pode ser comprometida. Imagine uma betoneira que não mistura o cimento direito, por exemplo. Como resultado, todos os processos que envolvem esse elemento sairão prejudicados.

A importância de ter profissionais especializados

A qualidade da mão de obra está diretamente relacionada à necessidade e à execução da manutenção. Em primeiro lugar, é interessante pensar no tamanho da obra e, dependendo disso, contratar pessoas especializadas.

Esses profissionais podem ter tanto uma capacitação maior para operar as máquinas ou para avaliar a exigência. Ao ter uma equipe que consegue identificar e realizar essa etapa corretamente, os resultados são consolidados com maior rapidez e qualidade.

A possibilidade de aluguel

A necessidade de manutenção está diretamente ligada à propriedade das máquinas. Ou seja, quem adquire os itens precisa se preocupar com sua conversação e operação, o que é natural.

Para reduzir a exigência e os custos nesse sentido, uma das possibilidades é realizar o aluguel. Há vários benefícios, como a maior flexibilidade de escolha e a constante atualização dos itens. Além de tudo, é uma responsabilidade da empresa contratada, o que contribui para diminuir os custos da obra.

Aprendeu como realizar a manutenção de equipamentos de obras? Se quiser saber ainda mais, assine nossa newsletter e não perca nenhuma de nossas atualizações.

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.