Equiloc

Tudo o que você precisa saber para usar marteletes com eficiência e segurança

equipe de obra

Os marteletes são equipamentos úteis para diversos tipos de demolição e corte. Já aprendemos bastante sobre eles aqui e hoje vamos conhecer ainda melhor essas máquinas tão importantes para aumentar a produtividade em uma obra. Muita gente confunde o martelete com a furadeira, pensando que ambos têm a mesma finalidade.

Mas a verdade é que os marteletes são mais eficientes porque contam com um melhor poder de rotação e somam a funcionalidade do martelo para furar e romper concreto, cerâmica e outras superfícies duras. Além disso, os marteletes absorvem mais impacto e exigem menos aplicação de força na execução do trabalho.

Perfuradores e rompedores

São estes os dois modelos mais comuns de marteletes disponíveis no mercado. Enquanto o perfurador é usado em madeira, aço e outros materiais sintéticos, com brocas cilíndricas e acessórios como eixo adaptador e mandril convencional, o rompedor é mais potente para o trabalho no concreto.

Marteletes e martelos demolidores

Outra diferenciação que se faz necessária está na classificação de marteletes e martelos demolidores. Os marteletes são usados na mesma posição das furadeiras e os martelos de demolição são quase sempre usados na vertical. Eles são mais poderosos que os marteletes para demolir estrutura de concreto ou alvenaria, com golpes de maior impacto no solo. Os marteletes, por sua vez, são mais indicados para os trabalhos que pedem precisão, já que permitem melhor controle do equipamento.

Tipos de cinzel

Cada aplicação pede um tipo de cinzel específico. Conheça suas funções.

– Ponteiro e ponteiro autoafiável: para demolição de estruturas de concreto e alvenaria.

– Talhadeira e talhadeira pá: para reforma, troca de pisos, azulejos, forros e rasgos em paredes.

– Cinzel para asfalto: para rompimento de pavimentos.

Cuidados na utilização

Por ser um equipamento que produz vibrações, o martelete exige atenção redobrada no encaixe das peças. Antes de ligar a máquina, é fundamental verificar se os parafusos estão bem apertados. Outra medida de segurança importante é a observação de fios e canos de gás, água e esgoto que possam ser atingidos pelo martelete. Consulte a companhia local e utilize os meios corretos para localizar os cabos escondidos e evitar acidentes como incêndios, choques elétricos e explosões.

Funcionalidades importantes

Ao escolher uma martelete para aluguel ou compra, observe as opções oferecidas pelo equipamento que vão facilitar seu manuseio e aumentar a segurança e a eficiência na execução do trabalho.

– Suporte lateral: para garantir furos precisos, é necessário contar com um segundo apoio, que seja, de preferência, móvel, permitindo o uso horizontal ou vertical.

– Trava de velocidade: essa função é muito interessante para quem lida com diversos materiais e tipos de furos. Alguns equipamentos permitem pressionar o gatilho até a velocidade desejada e depois travar com outro botão.

– Limitador de profundidade: é uma régua paralela à broca que não deixa a perfuração ser maior que o necessário, ajudando na precisão do trabalho.

Alugue marteletes com a Equiloc

Alugar é a melhor opção para quem quer economia e a segurança de contar com um equipamento revisado, eficiente e em perfeitas condições de uso.

A Locadora Equiloc tem os melhores marteletes do mercado e oferece atendimento de qualidade e agilidade na entrega. Não coloque em risco o andamento da sua obra. Acesse nosso site e peça um orçamento.

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.