Equiloc

As melhores práticas para utilização de EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) na sua obra.

As melhores práticas para utilização de EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) na sua obra.

Os Equipamentos para a Proteção Individual são indispensáveis para qualquer canteiro de obras, garantindo a segurança das pessoas envolvidas no processo, evitando danos e dor de cabeça para a empresa responsável. E claro, além do fator legal, existe o fator humano ligado a preocupação com o funcionário e com sua saúde.

As empresas e gestores de obras precisam manter um programa efetivo de gestão da segurança no trabalho que atenda as exigências legais determinadas pela NR6. O empregador também deve fornecer informações e melhores práticas de segurança para os funcionários através da comunicação interna, reuniões e palestras. A falta de cuidado dos empregados pode ocasionar danos a si próprios e aos seus companheiros de trabalho.

Os principais EPIs utilizados são: capacete de segurança, protetor auditivo, botina de segurança, máscara para poeira, máscara para produtos químicos, cinto de segurança tipo paraquedista, luva de raspa, luva de látex, viseira de proteção, óculos de proteção e filtro solar. Este último não é considerado EPI pelas normas mas deve ser usado pois estas exigem não apenas EPIs como obrigatoriedade.

Confira abaixo uma lista de dicas e melhores práticas na utilização dos equipamentos de proteção individual:

 

  1. Fiscalização e manutenção dos EPIs

Todo canteiro de obra deve manter uma fiscalização dos EPIs para garantir que estejam sendo utilizados de forma correta, em bom estado para o uso, dentro da validade de utilização e tenham um ciclo de manutenção efetivo. O logística e o monitoramento deste fornecimento deve ser controlado pela equipe administrativa.

Utilizar a tecnologia para fazer este controle pode representar um grande avanço para uma gestão avançada.

 

  1. Compre os EPIs direto da fábrica e economize

De modo geral, adquirir os Equipamentos de Proteção Individual diretamente da fábrica, em grandes quantidades, acaba saindo mais em conta. Mas fique atento, as entregas por este canal costumam não ser pontuais. O melhor a se fazer é ter um bom relacionamento com fornecedores diversos e fábricas para que a melhor opção de compra possa ser analisada mediante ao prazo e custos necessários.

 

  1. Confira o Certificado de Aprovação (CA) de cada material

Cada equipamento possui o seu CA conforme estabelece a norma regulamentadora nº 06 nos itens 6.9.1 e 6.9.2. Através deste registro, podemos encontrar informações importantes referentes ao produto como as informações sobre o fabricante, a validade e as características referente ao equipamento de proteção individual – EPI.

 

  1. Esteja ciente de qual é a responsabilidade de cada parte referente aos EPIs de acordo com a regulamentação – empregado e empregador

Cabe ao empregador quanto ao EPI:

  1. a) adquirir o adequado ao risco de cada atividade;
  2. b) exigir seu uso;
  3. c) fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho;
  4. d) orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação;
  5. e) substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado;
  6. f) responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica;
  7. g) comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada.
  8. h) registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico.

 

Cabe ao empregado quanto ao EPI:

  1. a) usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina;
  2. b) responsabilizar-se pela guarda e conservação;
  3. c) comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso;
  4. d) cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.

Fonte: blogsegurancadotrabalho.com.br

 

  1. Realize testes antes de disponibilizar todos equipamentos

Não é possível saber de imediato se um tipo ou marca de equipamento é efetivo, não causa alergias ou é apropriado para o uso antes de testá-lo. A recomendação é que se teste alguns destes equipamentos com alguns trabalhadores antes de adotá-los para toda a equipe.

 

  1. Todos precisam utilizar, até mesmo o setor administrativo

Estabeleça a utilização para todos os trabalhadores, mesmo os que não tenham uma frequência na área de obras. A regra precisa valer para todos, é uma questão de segurança.

 

  1. Evite reaproveitar os equipamentos

Alguns equipamentos de proteção individual como os protetores auriculares, sapatos ou capacetes utilizados por muito tempo, não devem ser reaproveitados como uma medida de higiene. Quando reaproveitados, estes não são tão efetivos e duráveis como um novo equipamento.

Agora que você já conferiu as dicas na utilização dos EPIs, confira se sua obra também segue estas práticas e faça as devidas correções. Não se esqueça, os trabalhadores precisam de instruções e monitoramento para que a utilização dos EPIs seja algo habitual no canteiro de obras, garantindo a segurança e a saúde de todos.

 

Você possui mais alguma dica para incluir, tem alguma sugestão ou dúvida para fazer? Envie nos comentários abaixo!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.