Equiloc

7 Dicas Definitivas de como Minimizar o Impacto Ambiental no Canteiro de Obras

7 Dicas Definitivas de como Minimizar o Impacto Ambiental no Canteiro de Obras

O impacto ambiental da obra pode ser muito nocivo ao meio ambiente, principalmente, face à grande utilização de matérias-primas não renováveis, grande consumo energético e expressiva geração de resíduos.

Nesse contexto, a gestão ambiental na construção civil é responsável por um conjunto de medidas administrativas que tem como objetivo otimizar o aproveitamento dos materiais, insumos utilizados no canteiro de obras e os impactos das atividades realizadas.

De modo geral, podemos organizar essa gestão em 4 categorias:

  • infraestrutura do canteiro de obras;
  • recursos;
  • resíduos;
  • incômodos e poluição.

Nos próximos tópicos, daremos 7 dicas de como é possível minimizar o impacto ambiental da obra em um canteiro. Confira!

O impacto ambiental

Um importante aspecto sobre o impacto ambiental na construção civil é que esse pode ocorrer tanto durante o desenvolvimento da obra quanto depois dela. Na verdade, após a finalização da obra, avalia-se como temas para o impacto ambiental a utilização sustentável de energia e água, o descarte correto do lixo, entre outros assuntos que podem significar mudanças prejudiciais para a região onde a obra foi desenvolvida.

O importante é que o consumidor está cada vez mais exigente com as empresas, exigindo soluções sustentáveis ligadas ao meio ambiente e à qualidade de vida. Em contrapartida, o mercado precisa se adaptar a essa realidade, adequando-se a esse pensamento.

A construção civil tem uma percepção muito negativa junto à população, no que diz respeito aos impactos causados. Isso acontece, em especial, quando há a quantificação de energia elétrica utilizada (em comparação ao consumo de residências, por exemplo) e de materiais empregados na obra.

7 dicas para reduzir o impacto ambiental da obra

Para que o seu projeto ou canteiro de obras também esteja adequado a esse pensamento sustentável aplicado à construção civil, separamos abaixo 7 dicas definitivas de como minimizar o impacto ambiental no canteiro de obras:

1. Qualidade dos recursos

Invista na utilização de recursos duráveis que, em longo prazo, vão exigir menos manutenção ou substituição e, consequentemente, poupar recursos naturais. Mesmo que, a princípio, equipamentos e insumos de qualidade tenham um custo maior, é importante entender que esses durarão muito mais. Dessa forma, o investimento feito ao longo do tempo é, na verdade, proporcionalmente menor.

2. Energia

Utilize primordialmente fontes de energias renováveis durante e após a obra. Em um momento de crise energética nacional, adotar alguns recursos como os coletores solares térmicos, planejamento para o aproveitamento da luz natural e utilização de lâmpadas de baixo consumo pode ser muito útil para garantir acesso à energia renovável.

3. Resíduos

A gestão de resíduos desde a etapa de construção é uma das práticas mais importantes para a adoção da sustentabilidade de um projeto. Não por acaso, o acúmulo de entulhos no canteiro de obras acarreta impactos sérios ao meio ambiente.

Já publicamos aqui no blog um artigo muito importante sobre a epidemia de dengue, com exemplos de como o descompromisso com a limpeza pode causar um impacto negativo no controle da doença. Outra medida que deve ser adotada é uma estrutura prevendo espaços destinados à separação dos resíduos domésticos no projeto.

4. Cores e eletricidade

De acordo com a FAPESP, a utilização de cores mais escuras no empreendimento, que absorvem até 98% do calor solar, aumenta a necessidade de utilização de refrigeradores. Um planejamento nesse sentido pode ajudar a diminuir o consumo de energia elétrica no empreendimento.

Se possível, lançar mão da utilização dos chamados “tetos verdes” é uma alternativa para resolver o problema do consumo de energia e fortalecer a imagem de sustentabilidade. Entretanto, essa solução é aplicável para a finalização das obras, sendo que, em seu canteiro, o ideal é contar com estruturas de cores claras, que refletirão os raios solares.

5. Água

Implantar medidas de reutilização da água utilizada no canteiro de obras é outra importante prática sustentável, diminuindo assim o volume utilizado que seria descartado, além de prevenir enchentes e economizar recursos hídricos.

A gestão da água em um canteiro de obras é fundamental para a minimização dos impactos ambientais. Como é muito difícil controlar e quantificar esse consumo, o ideal é estar preparado para reutilizar a água da chuva, por exemplo. Além disso, diminuir desperdícios é fundamental.

6. Ventilação

Proporcionar uma ventilação adequada ao projeto também evitará que a umidade do ar atrapalhe os moradores ou gere a necessidade de manutenção de estruturas. A correta manipulação de materiais poluentes, como combustíveis e produtos químicos deve ser feita sempre em local ventilado, evitando riscos de explosão e a poluição do ar nas redondezas pelo acúmulo de gases nocivos.

É fundamental ainda estar atento na dispersão de particulados, como poeira e fumaça preta (proveniente do maquinário). Esses impactos são os mais facilmente percebidos pela população, gerando desconforto e consequências legais para os responsáveis. Lembre-se sempre de fazer a manutenção das máquinas para minimizar a emissão de poluentes!

7. Temperatura

A última dica é em relação à aplicação correta de isolamento térmico à construção, que contribui para a manutenção da temperatura interna. Ou seja, evita que o calor excessivo ou o frio demasiado incomode os moradores. Evita-se também a utilização de aparelhos elétricos para a manutenção da temperatura e, consequentemente, gera uma economia de energia.

Esse controle da temperatura pode acontecer de diversas maneiras. Uma delas, já citada anteriormente, é o cuidado com as cores reflexivas ou absortivas das estruturas da obra. A localização dos pontos de maior geração de calor também é um aspecto importante a ser observado.

Tecnologias e impactos ambientais na obra

tecnologia está cada vez mais avançada em relação a soluções sustentáveis e, como parte do trabalho do gestor em um canteiro de obras, é necessário se preocupar em adotar soluções inteligentes que contribuem com esse pensamento consciente.

Os ganhos em adotar essas inovações tecnológicas e práticas sustentáveis são inúmeros, e não somente comerciais, indo desde a manutenção da imagem da construtora até o reflexo na responsabilidade perante a sociedade e o mercado. Na atualidade, é possível contar com uma infinidade de soluções inovadoras, como a utilização de placas geradoras de energia solar.

Além da utilização da tecnologia na geração de energia elétrica, é possível encontrar muitas outras soluções. O mercado tem nichos específicos, voltados para encontrar e desenvolver produtos que minimizem os impactos ambientais, como tijolos de borracha, telhas de fibra vegetal, plástico reciclado e até mesmo cimento ecológico, com redução de emissão de carbono.

A aplicação das tecnologias e estratégias de redução de impacto ambiental listadas acima corroboram um conceito cada vez mais presente: as construções sustentáveis. Para o Ministério do Meio Ambiente, uma construção sustentável é aquela que, em seu conjunto de ações, adota medidas em todas as etapas da obra com o objetivo de minimizar os impactos negativos, promovendo a economia dos recursos naturais e o aumento da qualidade de vida de quem é direta e indiretamente afetado.

É impossível ignorar a importância de reduzir o impacto ambiental da obra perante a sociedade. Além da melhoria da imagem dos responsáveis diante da população, atitudes sustentáveis ajudam a proliferar uma consciência ambiental, tão importante hoje em dia.

Gostou do nosso artigo? Então, não deixe de compartilhá-lo com os amigos e conhecidos nas suas redes sociais!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.