Equiloc

O que considerar ao escolher entre geradores de pequeno porte?

geradores

Os geradores elétricos são fundamentais em muitos casos, como em fazendas e casas isoladas, em empreendimentos que necessitam de energia constante para o seu funcionamento, como hospitais, e para auxiliar em construções e reformas de edificações. Neste post, falaremos de uma opção bastante viável a ser considerada: os geradores de pequeno porte.

Para elucidar o assunto, falaremos sobre o que caracteriza um gerador de pequeno porte e quais são as suas utilidades. Posteriormente, destacaremos o seu papel preventivo e o que você deve considerar ao escolher um. Por fim, falaremos da importância de encontrar bons fornecedores do produto, seja para a venda ou para o aluguel do material. Acompanhe!

Saiba o que caracteriza os geradores de pequeno porte

O gerador elétrico é um aparelho que transforma qualquer tipo de energia em energia elétrica, viabilizando o abastecimento de máquinas e equipamentos nos mais diversos campos e estabelecimentos, como hospitais e obras e reformas da construção civil.

Sua estrutura apresenta dois polos. Um de maior potencial elétrico (positivo) e um de menor potencial (negativo). Dessa forma, os geradores elétricos são dispositivos que convertem energia mecânica em energia elétrica e seu funcionamento é baseado no processo de indução eletromagnético.

Há vários modelos de geradores elétricos. Os maiores são responsáveis por abastecer grandes prédios e estabelecimentos, como campos de futebol, e geram bastante ruído, além de demandarem muita energia para o seu funcionamento.

Porém, há opções para necessidades pontuais, que consomem menos energia. Esses são os geradores de pequeno porte, que podem ser ótimas soluções para obras de construção civil, por exemplo.

Veja quais são as utilidades do gerador

Os geradores elétricos apresentam várias utilidades. Elencamos as principais neste tópico. Confira cada uma delas a seguir!

Aquecimento

Em regiões mais afastadas e localizadas em pontos mais altos, a energia elétrica é fundamental para, além de iluminar o ambiente e tornar viável a utilização de eletrodomésticos, como geladeiras, podem permitir o aquecimento do local em períodos mais frios, como no inverno, aumentando o conforto dos usuários do espaço.

Segurança

Um gerador elétrico traz segurança para o espaço, uma vez que permite que os sistemas do local, como câmeras e cercas elétricas, não parem de funcionar. Além disso, a mera iluminação elétrica no lugar já afugenta possíveis perigos, pois indica a presença humana e evita roubo de materiais, como em obras da construção civil.

Iluminação

A luz elétrica revolucionou o mundo após ser inventada, pois potencializou e viabilizou as atividades durante a noite. Caso falte energia elétrica no local, ou o mesmo não tenha acesso a ela, um gerador elétrico garante que o lugar seja iluminado, especialmente durante a noite.

Conheça o papel preventivo de um gerador de pequeno porte

Há um velho ditado popular que diz que é melhor prevenir do que remediar. Muitas situações negativas que passamos poderiam ter sido evitadas se tivéssemos nos preparado melhor para encarar aquela adversidade.

O gerador elétrico de pequeno porte se enquadra nessa realidade, pois sua existência no local inibe a paralisação das obras e as potencializa, por exemplo.

Saiba o que você deve considerar ao escolher um gerador

Abordaremos agora, neste tópico, o que você deve levar em consideração ao optar pelo seu gerador de pequeno porte. Acompanhe!

Principais tipos

Há vários tipos de geradores elétricos, que variam de acordo com a sua potência. A partir dela você pode fazer a escolha do gerador elétrico ideal para a sua obra, atendendo aos requisitos dos equipamentos lá localizados e suas respectivas voltagens. Destacaremos os principais e qual o uso recomendado para cada um deles.

Modelos disponíveis no mercado

O gerador mais comum no mercado é o dínamo, que gera corrente contínua e depende da indução eletromagnética para converter energia mecânica em energia elétrica. Temos também os geradores eletrostáticos como segundo mais conhecido. Além disso, eles podem ser mecânicos, solares, térmicos ou químicos e o que varia de um para outro é a forma de geração da energia.

Potência

A potência dos geradores elétricos é medida pelo KVA, que também é conhecido como quilovoltampere. Cada KVA equivale a 1.000 VA. O conhecimento dessas informações é essencial para entender qual a capacidade do gerador e se ele é capaz de atender à demanda do local.

  • Gerador elétrico de 10 a 60 KVA: gerador utilizado em empresas de ramo de telecomunicação — dos modelos existentes no mercado, é o mais modesto.
  • Gerador elétrico de 60 a 130 kVA: este gerador de pequeno porte é indicado para obras da construção civil, pois apresenta uma potência adequada para as máquinas presentes na obra.
  • Gerador elétrico de 130 a 270 kVA: seu uso é adequado para fábricas de pequeno porte.
  • Gerador elétrico de 270 a 370 kVA: modelo preferido do mercado varejista, pois apresenta boa potência e não produz tanto ruído.
  • Gerador elétrico de 370 a 500 kVA: opção muito viável para a promoção de festas e grandes eventos.
  • Gerador elétrico de 500 a 750 KVA: geradores de alta potência, indicado para indústrias pesadas, como siderúrgicas.
  • Gerador elétrico de 750 a 1000 KVA: gerador com ótima potência, indicado para refinarias.
  • Gerador elétrico de 1000 a 1500 KVA: indicado para indústrias que demandam grande consumo de energia, como empresas automobilísticas.
  • Gerador elétrico de 1500 a 2500 KVA: indicado para empresas de grande porte que exigem máximo desempenho energético, como as indústrias de grande porte.

Local que será utilizado

O local em que o gerador elétrico vai ser utilizado influencia bastante na sua escolha e dimensionamento, além de sua alocação no espaço, tendo em vista que muitos deles produzem ruídos que podem atrapalhar os eventos. Além disso, ele deve ser abrigado em local seguro, protegido de intempéries.

Entenda a importância de comprar de bons fornecedores

Além de conhecer os tipos de geradores existentes no mercado, de que forma eles conseguem oferecer energia a você e os benefícios que apresenta, é importante contar com bons fornecedores do material.

Dessa forma, pesquise por um bom fornecedor de gerador de pequeno porte, que tenha experiência no mercado, grande variedade de produtos e profissionais competentes para guiar a sua escolha, indicando os melhores aparelhos para a sua realidade e com excelente custo-benefício, como nós da Equiloc, que oferecemos equipamentos tanto para fins de aluguel como também para a venda.

Em tempos de incertezas energéticas e aumento constante do preço de energia, vale a pena resguardar o seu negócio e a sua construção, não se limitando exclusivamente à rede pública de energia elétrica. Conte com geradores de pequeno porte e aumente a sua produtividade e economia!

Agora que você já sabe quais são as vantagens dos geradores de pequeno porte e o que considerar durante a sua compra, entre em contato com a nossa loja! Temos experiência no ramo da construção civil e podemos indicar a melhor opção para você!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.