Equiloc

O que você precisa saber sobre o projeto de automação residencial

aluguel de betoneira em obra de casa

A entrada no século XXI gerou mudanças significativas na maneira como interagimos com a tecnologia. Se antes utilizávamos equipamentos e ferramentas para facilitar tarefas diárias, hoje temos dispositivos como parte integral do nosso cotidiano, como o sempre presente smartphone. 

Em nossas residências também não tem sido diferente. As smart TVs são exemplos de como a tecnologia trouxe conceitos bem maiores para um dispositivo tão comum. 

Nesse sentido, trouxemos, no artigo de hoje, informações sobre uma tendência mundial de aprimorar as funcionalidades das residências com o uso de tecnologias. Confira abaixo o que é o projeto de automação residencial, quais os benefícios, dicas de como implementá-lo e qual será o futuro dessa área. 

O que é o projeto de automação residencial

Os projetos de automação residencial são adaptações realizadas em uma casa ou apartamento, instalando-se controles e tecnologias interoperáveis, que visam tornar a residência automatizada e mais eficiente na sua função para o morador.

Uma residência automatizada pode ser adaptada com diversas ferramentas, como: controle de iluminação e da temperatura, gerenciadores energéticos, sistemas de áudio, vídeo e redes interconectados, sistema de segurança etc.

Vantagens de implementação

As vantagens do projeto de automação residencial são inúmeras. Entre elas, podemos citar três em destaque:

Conforto

Implementar um projeto de automação residencial trará o controle da sua casa para suas mãos. Isso porque, com adaptação das ferramentas para as tecnologias de rede, é possível interconectar vários aparelhos com um smartphone.

Dessa forma, diversos equipamentos domésticos, como fogão e geladeira, podem ser monitorados remotamente. Por exemplo, ao colocarmos alguma comida para cozinhar, poderíamos controlar a temperatura da panela ou desligar o fogão do sofá da sala.

Além disso, é possível instalar sensores que fechariam cortinas ao chover, programar a iluminação do jardim para um determinado horário, ajustar a temperatura interna conforme o clima externo etc. Tudo isso sem a presença física do morador. 

Economia

Outro grande benefício do projeto de automação residencial é a economia promovida pelas tecnologias. Como exemplo, podemos citar os casos em que os gastos energéticos poderiam ser diminuídos se o ar-condicionado fosse desligado sempre que a temperatura externa estivesse agradável ou que as luzes ficassem apagadas sempre que um cômodo estivesse desocupado.

Segurança

Nesse caso, poderíamos falar em segurança com dois significados: a patrimonial, contra roubos e invasões, e a integridade dos moradores e do imóvel, contra os acidentes domésticos. 

O projeto de automação residencial poderá prever um sistema de integração entre fechaduras eletrônicas, câmeras, leitores biométricos, sensores de movimento etc., protegendo a residência contra a violência urbana das cidades brasileiras.

O sistema poderá, também, contar com a instalação de botões de emergência — que acionam autoridades policiais ou os seguranças da casa ou do condomínio — em lugares que só o morador conheça. 

Para eliminar o risco dos acidentes domésticos, o projeto pode evitar ou monitorar a sobrecarga de energia em equipamentos, indicar vazamentos de água e gás, proteger contra incêndio por meio de sensores e outros benefícios.

Dicas de como realizar o projeto de automação residencial

Implementar e planejar esse tipo de projeto pode não ser uma tarefa tão simples quanto parece. Por isso, nós listamos algumas dicas para ajudar a cercar-se de qualquer problema durante o planejamento e obter o máximo de benefícios que você procura. 

Definir necessidades e prioridades

O primeiro passo para qualquer projeto é sempre identificar as motivações e os limites para aplicação das ideias. Não se esqueça de consultar a opinião de todas as pessoas que residem na casa. É importante que todo mundo tenha o máximo de proveito dos resultados da automação. 

Por exemplo, deve-se ter em mente quais cômodos deverão e precisarão ter essas funcionalidades extras. Quais são os fatores que têm maior influencia na procura pelo projeto, se é por alguma vantagem específica, como segurança ou conforto. Uma boa dica é listar tudo o que você gostaria e que realmente precisa para tornar sua casa mais autônoma e prática.

Pesquisar

Conhecer as tecnologias e as empresas que prestam serviço nessa área é essencial. Por isso, é importante que você faça buscas sobre o que o mercado tem a oferecer para otimizar sua relação com a casa. Procure se informar sobre as tecnologias disponíveis pela internet e tente obter um preço médio para instalação desses equipamentos. Assim, também será possível começar a pensar nos limites do seu orçamento. 

Poucas empresas trabalham com o projeto de automação por inteiro. Na maioria das vezes, você terá que optar por segmentar as novas adequações, buscando profissionais especializados em áreas determinadas, como áudio e vídeo, segurança, iluminação etc. 

Planejar o orçamento e comparar preços

Tendo em vista os objetivos do seu projeto e o que é possível de se obter no mercado, chegou a hora de definir os limites do seu orçamento. Essa tarefa é fundamental, pois, a partir disso, você poderá controlar os custos de implementação das novas tecnologias na sua residência. 

Estabeleça uma faixa de preço que você possa pagar e que ainda atenda aos requisitos levantados na nossa primeira dica. Uma boa ferramenta é lançar os valores dos orçamentos que forem sendo realizados e compará-los para se obter o melhor custo-benefício.

Tendências da automação residencial

Segurança contínua

No mercado atual, há uma grande procura pelo aprimoramento das tecnologias de segurança residenciais e corporativas. Espera-se que nos próximos anos as empresas do ramo tragam dispositivos mais inteligentes, protegendo as pessoas dos riscos da violência urbana. 

As câmeras inteligentes de alta resolução são os equipamentos mais esperados para o momento. Esses dispositivos fazem a identificação automática de pessoas e objetos, propiciando a tomada de decisões para emitir determinados alertas, feitos pelo próprio sistema.

Internet das coisas

Imagine uma casa em que a geladeira possa emitir um alerta sobre a validade de um produto dentro dela ou que uma lâmpada queimada, em alguma parte da casa, envie uma mensagem com a informação para seu smartphone! Isso já é possível!

O funcionamento é bem simples: os aparelhos são conectados por radiofrequência e, quando conectados à internet, as informações são levadas a uma base de dados que fornece o controle. Boa parte dessa tecnologia já existe e está disponível no mercado, mas ainda há muito o que evoluir nesse ramo, principalmente para melhorar a gestão de residências, edifícios e até cidades.

Se você gostou das nossas informações e dicas sobre o projeto de automação residencial, então deixe um comentário neste texto e compartilhe a sua opinião com a gente e com nossos outros leitores!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.