Equiloc

Piso sobre piso: o que devo saber sobre essa técnica?

serra de bancada e o profissional

A instalação de piso sobre piso pode facilitar a vida de quem vai reformar pavimentos internos ou externos de imóveis. Afinal, essa técnica evita a retirada do piso antigo e pode minimizar os custos com mão de obra, além de evitar os transtornos causados por demolições e pelo descarte de entulho.

É fato que toda edificação precisa de conservação a fim de manter a sua funcionalidade e de continuar com um design convidativo. Devido ao desgaste causado pelo uso constante, o piso exige uma boa reforma de tempos em tempos.

Quer saber mais sobre a colocação de piso sobre piso e ver como essa técnica pode diminuir os impactos causados pela reforma de um imóvel? Então confira as informações que separamos para você!

O que é a técnica do piso sobre piso?

Essa técnica consiste na colocação de um novo piso sobre outro já existente. Vale ressaltar que o assentamento deve ser realizado sobre um pavimento que esteja em boas condições e que não tenha depressões ou saliências.

Entre os tipos de revestimentos que podem ser instalados sobre outros pisos, podemos citar o piso vinílico, o piso laminado, o revestimento cerâmico, o porcelanato extrafino, o piso de madeira, o pavimento de cimento queimado e os pisos de resina.

Quais são os equipamentos utilizados nesse tipo de pavimentação?

Para garantir um bom resultado na colocação de pisos, é aconselhável contratar profissionais devidamente qualificados e fazer uso de ferramentas e de equipamentos adequados. Dessa forma, a qualidade e a segurança da instalação serão potencializadas.

Uma ótima dica para facilitar esse trabalho é a locação de alguns tipos de equipamentos, como serras elétricas, furadeiras e régua vibratória. O uso desses itens pode agilizar o término das obras, além de favorecer a boa execução dos serviços.

Veja alguns itens que são necessários para a colocação de pisos:

  • serra elétrica circular — utilizada para cortes precisos;

  • serra elétrica de mesa portátil — esse equipamento é usado para cortes retos e curvos;

  • desempenadeira de aço dentada — esse tipo de desempenadeira é utilizado para aplicação de argamassa;

  • desempenadeira de madeira — essa ferramenta serve para nivelar a camada da superfície de certos tipos de piso;

  • fugalizador — também conhecido como desempenadeira emborrachada, essa ferramenta é usada para aplicação e remoção do excesso de massa de rejunte entre as peças do piso;

  • espaçadores — essas pequenas peças plásticas em forma de cruz são utilizadas para manter as junções uniformes e promover o alinhamento entre elas;

  • furadeira elétrica com serra copo — esse instrumento serve para perfurar alguns tipos de pisos e outras superfícies mais resistentes;

  • martelo de borracha — essa ferramenta pode ser utilizada para pressionar a peça de piso à base, otimizando a posição dela durante a instalação;

  • régua vibratória — esse equipamento moderno é de grande ajuda para compactar e nivelar pavimentos de concreto ou de argamassa.

O uso de equipamentos próprios para cada tipo de atividade pode melhorar o resultado final do serviço, além de otimizar o tempo gasto com a reforma. É importante lembrar também da necessidade do uso de equipamentos de segurança para a construção civil como capacete, óculos e luvas próprias.

Que cuidados são necessários para o uso da técnica de piso sobre piso?

Enumeramos para você alguns cuidados que devem ser tomados antes e durante a aplicação do piso sobre piso. Confira!

1. A verificação das condições do piso antigo e o nivelamento da superfície

Antes de começar a colocação de um novo piso, é preciso checar as condições do piso antigo e verificar o nivelamento da superfície. Esse cuidado pode garantir a durabilidade do novo revestimento e deixar o layout equilibrado e atraente.

Nessa hora, é conveniente a remoção de uma peça para observar se piso antigo está bem fixado. Além disso, é aconselhável conferir se existem buracos ou elevações no local onde o piso será instalado.

2. A sondagem para detectar problemas com umidade no chão

Caso haja indícios de infiltrações ou vazamentos no piso antigo, é necessário que esses problemas sejam corrigidos. Do contrário, os benefícios da colocação de piso sobre piso podem ficar comprometidos.

3. A limpeza da estrutura que servirá de base para o novo revestimento

Todos os resíduos que podem atrapalhar a aderência do novo piso devem ser removidos. Para isso, é importante providenciar uma limpeza eficiente com a utilização de produtos adequados para a remoção de gorduras, poeira e outros tipos de sujeira.

4. A adaptação das estruturas e móveis do ambiente à nova altura do revestimento

A instalação de um piso sobre outro vai elevar o nível do chão. Sendo assim, é preciso ajustar estruturas e móveis como portas, rodapés, soleiras, armários e estantes à nova altura do piso.

5. O uso da desempenadeira de aço para fazer riscos na argamassa

Essa providência vai melhorar a aderência do novo piso à base. Então, o ideal é que a argamassa seja espalhada sobre toda a superfície que receberá a peça.

Feito isso, é preciso fazer riscos — chamados de cordões — com os dentes da desempenadeira de aço sobre a argamassa. É importante espalhar argamassa também no fundo de cada peça.

6. A escolha do tipo certo de argamassa

A argamassa mais adequada para a colocação de piso sobre piso é a do tipo colante, cuja fixação é melhor. Sua secagem é muito rápida, portanto, é preciso limitar a área de colocação da argamassa para receber o piso.

O material colante deve ser espalhado aos poucos, de acordo com o tempo disponível para a colocação de cada peça. Esse cuidado evitará que o produto endureça antes que o piso seja assentado.

Como instalar piso sobre piso?

Acompanhe, agora, o passo a passo da instalação de piso sobre piso:

  • faça uma inspeção no piso antigo, utilizando um martelo de borracha para conferir a presença de peças soltas ou quebradas;

  • substitua as peças danificadas e resolva eventuais problemas de infiltrações;

  • nivele a superfície que receberá o novo piso;

  • higienize cuidadosamente o piso antigo;

  • aplique a argamassa adequada seguindo as instruções do fabricante;

  • assente cada peça do novo piso cuidadosamente.

Agora que você já sabe como instalar piso sobre piso, pode aproveitar essa técnica para deixar o seu imóvel sempre lindo e funcional. Lembre-se: a locação de ferramentas e equipamentos pode fazer toda a diferença na hora de construir ou renovar o visual da sua propriedade.

Gostou de conhecer tudo sobre a técnica de colocação de piso sobre piso? Acrescentaria alguma ferramenta ou passo a esta lista? Deixe o seu comentário no post e compartilhe as suas ideias conosco!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.