Equiloc

Por que utilizar portas de lambril em uma obra? Entenda aqui!

aluguel de betoneira em obra

Na construção civil, o cuidado com a escolha de diversas categorias de insumos impacta na aparência e na qualidade de um projeto. Assim como os produtos empregados nas etapas iniciais, os acabamentos da obra devem ser adequados à cada funcionalidade. O mesmo vale para as aberturas, que podem receber diferentes modelos de porta de lambril.

O item é bastante empregado em construções por conta de suas vantagens, mas será que você conhece todas? No conteúdo a seguir, falaremos mais sobre esse tipo de porta e suas características, bem como os motivos para investir na opção. Acompanhe! 

O que é porta de lambril?

Antes de responder a essa pergunta, é importante deixar claro o que é lambril (ou lambri). Trata-se de um painel composto por tiras que podem ser feitas de diferentes materiais. Os lambris surgiram há muitos anos, como revestimentos para paredes e forros de residências.

Os primeiros modelos apareceram na Europa, em regiões que apresentavam baixas temperaturas no inverno. Os lambris da época consistiam em réguas de madeira aplicadas lado a lado para cobrir as divisórias internas de casas feitas com pedras e outros materiais frios.

O objetivo era aumentar o isolamento térmico das construções, fazendo com que se tornassem mais confortáveis. Como o frio não era um problema comum no Brasil, o uso de lambris passou a ter finalidade estética, devido ao efeito decorativo da combinação de tiras.

Hoje, o material não se limita a revestir ambientes internos e pode ser encontrado na forma de outros componentes. A porta de lambril é um bom exemplo, pois tem sido empregada em diversas situações — tanto em edifícios residenciais quanto comerciais.

Onde ela pode ser usada?

Assim como os revestimentos de paredes e as molduras feitas com réguas de madeira, as portas de lambril conseguem valorizar diferentes projetos. Por isso, sempre que você for reformar ou construir ambientes, pode considerar a instalação desse elemento nas aberturas.

A opção mais comum para espaços internos é a porta de lambril simples, que se caracteriza por ter apenas uma folha. Já a versão dupla apresenta duas ou mais folhas, o que faz com que fique mais robusta e, portanto, apropriada para resistir às condições das áreas externas.

A estrutura densa do modelo duplo também permite compor peças com grandes dimensões para uso em comércios e ambientes corporativos. Por ter maior espessura devido à combinação de várias folhas, ajuda a bloquear ruídos indesejados, proporcionando conforto acústico.

Cabe destacar que a mesma técnica do lambril pode ser aplicada em alguns tipos de janelas. Dessa forma, é possível não só valorizar os cômodos internos, mas padronizar o visual externo de toda a edificação (fachadas).

Quais são os modelos disponíveis?

A porta de lambril pode ser composta por réguas posicionadas em sentido vertical ou horizontal. A escolha dependerá do efeito que você pretende transmitir ao ambiente. Enquanto tiras verticais ampliam visualmente, as horizontais passam uma sensação de aconchego e estabilidade.

Além dessa variação, é possível encontrar portas de lambril feitas com diferentes tipos de materiais. As versões recentes costumam ser fabricadas em aço galvanizado, aço carbono ou alumínio. Já os modelos revestidos com ripas de madeira são mais indicados para projetos clássicos.

Outra diferença entre os produtos do mercado pode ser percebida no design, visto que existem portas de lambril em diversos tamanhos e formatos. Assim, você consegue utilizar desde versões simples, como as de abrir, até exemplares sofisticados, a exemplo das pivotantes.

Quais são suas principais vantagens?

A possibilidade de compor vários modelos faz da porta de lambril uma opção adequada para diversos espaços, preferências e tipos de necessidades  seja separar pequenos recintos, seja destacar o ponto de acesso de uma loja ou residência.

Se você ainda tem dúvidas sobre o potencial desse produto, confira outras de suas vantagens.

Resistência

Empresas modernas trabalham com os melhores recursos para garantir a satisfação dos clientes. Prova disso são as portas de lambril desenvolvidas com materiais super-resistentes, tanto na estrutura quanto no acabamento. A composição reforçada permite o uso do produto em áreas cobertas ou desprotegidas.

Durabilidade

Esse benefício é resultado da alta resistência proporcionada por materiais como aço e alumínio, ambos presentes em boa parte dos modelos de porta de lambril. Com a garantia de longa durabilidade, não é preciso fazer reparos ou até mesmo a troca do produto tão cedo — o que representa menos despesas ao proprietário da obra.

Custo-benefício

Um item resistente, durável e disponível em diversos estilos só pode representar um bom investimento. Quem constrói sempre está em busca de estratégias para reduzir gastos, portanto escolher produtos de excelente qualidade se torna uma ótima alternativa. 

Facilidade de limpeza

Outro aspecto favorável às portas de lambril está no processo de higienização, que é bastante fácil. Como os materiais que compõem o produto resultam em uma camada lisa e homogênea, é possível fazer a limpeza sem muito esforço.

Basta esfregar a superfície com um pano seco e macio (para não arranhar a superfície), a fim de remover a poeira. A finalização consiste em passar uma esponja umedecida em água com um pouco de detergente neutro, enxaguar e aguardar a secagem.

Customização

Por fim, é importante deixar claro que as portas de lambril podem ser personalizadas para diferentes projetos. O nível de customização vai além das versões horizontal e vertical, dos formatos e tamanhos.

Assim, além de manter a aparência original dos materiais de fabricação (aço, alumínio etc.), é possível fazer acabamentos com pinturas em diversas cores. Também há a possibilidade de customizar modelos com detalhes em vidro, além de aplicar puxadores de diferentes tipos.

Essa vantagem garante a adequação dos componentes das aberturas ao estilo arquitetônico da edificação. Isso significa que é mais fácil chegar ao visual pretendido desde a fase de planejamento do projeto.

São tantos pontos a favor que não faltam motivos para investir na porta de lambril. Antes de escolher o modelo, procure uma empresa especializada para obter um produto feito com materiais de boa procedência. Tenha em mente que cuidados como esse também são essenciais para a qualidade da obra e resultam em processos satisfatórios.

Ainda não acompanha o nosso trabalho por meio das redes sociais? Aproveite para seguir nossos perfis no Facebook e no LinkedIn!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.