Equiloc

Concreto reciclado: como funciona, vantagens e desvantagens

concreto reciclado mistura

Já pensou em reaproveitar os resíduos de um dos materiais mais empregados na construção civil? Essa é a proposta do concreto reciclado, recurso obtido a partir da transformação das sobras (volume não utilizado) e lastros (quantidade retida no interior da betoneira) em uma nova mistura para aplicar nas obras.

O processo de reciclagem pode envolver praticamente todos os tipos de concreto e resultar em um material de excelente qualidade. Saiba mais sobre os benefícios desse insumo para diferentes projetos!

O que é o concreto reciclado?

concreto reciclado engenheiro
O que é o concreto reciclado?

O concreto reciclado é uma forma inovadora de construção que utiliza resíduos de concreto provenientes de demolições ou desperdícios de obras para criar um novo material sustentável.

Em vez de depender exclusivamente de matéria-prima virgem, o processo de produção do concreto reciclado envolve a coleta de concreto descartado, que é então triturado e processado para ser reintegrado como agregado na fabricação de um novo concreto.

Essa abordagem de reciclagem não apenas reduz a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários, mas também diminui a necessidade de extração de recursos naturais, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente.

O concreto reciclado mantém propriedades similares ao concreto convencional, sendo capaz de atender a uma variedade de aplicações na construção civil.

Ao adotar o concreto reciclado, a indústria da construção dá um passo significativo em direção à sustentabilidade, alinhando-se a princípios ambientais e reduzindo a pegada de carbono associada à produção de materiais de construção.

Essa prática não apenas promove a reutilização de recursos, mas também destaca a importância de soluções inovadoras para enfrentar os desafios ambientais do nosso tempo.

– O que é o concreto?

O concreto é um material de construção composto principalmente por cimento, areia, brita (ou pedra britada) e água. É um dos materiais mais utilizados na construção civil devido à sua versatilidade, resistência e durabilidade.

O processo de produção do concreto envolve a mistura dos componentes mencionados em proporções específicas, formando uma mistura homogênea que, quando curada, torna-se um material sólido e resistente.

  • Cimento: Atua como agente ligante, proporcionando coesão à mistura. O tipo mais comum de cimento utilizado é o Portland.
  • Areia: Fornecerá a finura necessária à mistura, melhorando a trabalhabilidade e a coesão.
  • Brita (ou pedra britada): É o agregado grosseiro que confere resistência mecânica ao concreto. Pode ser de diferentes tamanhos, dependendo da aplicação.
  • Água: Atua como elemento de reação química no processo de endurecimento do cimento e ajuda a dar a consistência adequada à mistura.

O concreto é conhecido por sua capacidade de se adaptar a diferentes formas e moldes, permitindo a construção de estruturas variadas, desde edifícios e pontes até estradas e barragens. Além disso, sua durabilidade e resistência o tornam um material fundamental na engenharia civil.

O desenvolvimento de diferentes tipos de concreto, como o concreto armado (com a incorporação de armaduras metálicas), amplia ainda mais suas aplicações e funcionalidades na construção.

– É possível reciclar concreto?

Sim, é possível reciclar concreto, e esse processo é conhecido como reciclagem de concreto.

A reciclagem de concreto é uma prática sustentável que visa reutilizar resíduos de concreto provenientes de demolições, construções ou sobras de obras para criar novo material.

O objetivo é reduzir a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários, economizar recursos naturais e diminuir a pegada de carbono associada à produção de materiais de construção.

O processo de reciclagem de concreto geralmente envolve as seguintes etapas:

  • Coleta e Separação: O concreto é coletado de demolições e obras, e os materiais indesejados, como madeira, plástico e outros contaminantes, são removidos.
  • Trituração: O concreto é triturado em pedaços menores por meio de equipamentos específicos, como britadores. Esse processo quebra o concreto em agregados mais pequenos, como brita reciclada e areia reciclada.
  • Peneiramento: Os agregados reciclados são peneirados para garantir que tenham o tamanho e a granulometria adequados para serem reintegrados ao novo concreto.
  • Integração ao Novo Concreto: Os agregados reciclados são misturados com cimento, água e, se necessário, outros aditivos, para formar um novo concreto reciclado.

A utilização de concreto reciclado na construção civil contribui para a redução do impacto ambiental, economia de recursos naturais e gestão mais sustentável dos resíduos da construção. Esse processo também ajuda a promover práticas mais responsáveis e conscientes dentro da indústria da construção.

– Quando surgiu o concreto reciclado?

concreto reciclado equipamento
Quando surgiu o concreto reciclado?

A prática de reciclar concreto começou a ganhar destaque nas últimas décadas, à medida que a consciência ambiental cresceu e a busca por soluções sustentáveis na construção civil se intensificou.

No entanto, é difícil apontar uma data exata para o surgimento do concreto reciclado, pois seu desenvolvimento foi gradual e impulsionado por avanços tecnológicos e preocupações ambientais.

Nas últimas duas a três décadas, a reciclagem de concreto evoluiu como uma resposta à necessidade de lidar de forma mais eficaz com os resíduos da construção e reduzir a dependência de recursos naturais na produção de novos materiais de construção.

A pesquisa e implementação prática de técnicas para reciclar concreto tornaram-se mais proeminentes nas últimas duas décadas, especialmente à medida que a sustentabilidade se tornou uma prioridade global.

A evolução contínua na tecnologia de reciclagem, normas ambientais mais rigorosas e uma mudança geral em direção a práticas construtivas mais sustentáveis contribuíram para o desenvolvimento e a adoção mais ampla do concreto reciclado na indústria da construção.

Portanto, enquanto não há uma data específica para o surgimento do concreto reciclado, seu desenvolvimento e aplicação prática têm crescido notavelmente nas últimas décadas.

Qual o objetivo do concreto reciclado?

concreto reciclado pedreiro
Qual o objetivo do concreto reciclado?

O concreto reciclado tem como objetivo principal promover práticas mais sustentáveis na construção civil, buscando minimizar o impacto ambiental associado à produção de materiais de construção. Alguns dos objetivos específicos do concreto reciclado incluem:

  1. Redução de Resíduos: O principal objetivo é diminuir a quantidade de resíduos de concreto que são enviados para aterros sanitários. Ao reciclar concreto proveniente de demolições ou desperdícios de obras, evita-se a acumulação excessiva de entulhos e contribui-se para uma gestão mais eficiente dos resíduos da construção civil.
  2. Conservação de Recursos Naturais: A utilização de concreto reciclado reduz a necessidade de extrair novos recursos naturais, como brita e areia, para a produção de concreto convencional. Isso contribui para a preservação desses recursos finitos e para a promoção de uma abordagem mais sustentável na indústria da construção.
  3. Menor Pegada de Carbono: A produção de cimento, um dos principais componentes do concreto, é uma fonte significativa de emissões de dióxido de carbono (CO2). Ao incorporar concreto reciclado, que muitas vezes requer menos cimento ou até mesmo utiliza cimento reciclado, a pegada de carbono associada à produção de concreto é reduzida, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas.
  4. Economia de Energia: A produção de concreto a partir de materiais reciclados geralmente consome menos energia do que a produção de concreto convencional, uma vez que a reciclagem de resíduos requer menos processamento em comparação com a extração e processamento de matéria-prima virgem.
  5. Promoção da Economia Circular: A reutilização de resíduos de concreto em novas construções é um exemplo prático da economia circular, onde os resíduos são considerados recursos valiosos. O concreto reciclado ajuda a fechar o ciclo de vida útil dos materiais de construção, promovendo a sustentabilidade na gestão de recursos.

Globalmente, o objetivo do concreto reciclado é alinhar a indústria da construção com práticas mais responsáveis, reduzindo o desperdício, conservando recursos e minimizando o impacto ambiental.

Essa abordagem contribui para a construção de estruturas mais sustentáveis e para a transição para uma indústria da construção mais ecologicamente consciente.

– Quando se pode utilizar o concreto reciclado?

O concreto reciclado pode ser utilizado em uma variedade de aplicações na construção civil, desde projetos simples até obras mais complexas.

No entanto, a escolha de utilizar concreto reciclado deve levar em consideração diversos fatores, incluindo as características do material reciclado, a qualidade necessária para a aplicação específica e as regulamentações locais. Aqui estão algumas situações em que o concreto reciclado pode ser apropriado:

  • Construção de Base e Sub-base de Estradas: O concreto reciclado pode ser utilizado na construção de bases e sub-bases de estradas, proporcionando uma alternativa sustentável para aterros e camadas de pavimentação.
  • Calçadas e Passeios: Em projetos de calçamento ou construção de passeios, o concreto reciclado pode ser empregado com sucesso, especialmente quando as especificações de resistência e durabilidade são atendidas.
  • Construção de Canteiros e Paisagismo: Para a criação de canteiros, muros de contenção e outras estruturas paisagísticas, o concreto reciclado pode ser uma escolha econômica e sustentável.
  • Concreto não Estrutural: Em elementos não estruturais, como blocos de vedação, concreto para preenchimento e outros usos onde a resistência extrema não é uma exigência crítica, o concreto reciclado pode ser uma opção viável.
  • Projetos de Infraestrutura Menores: Para obras de menor porte, como reparos, reformas ou construções que não exijam especificações rigorosas de resistência, o concreto reciclado pode ser economicamente vantajoso.
  • Construção de Pisos e Calçadas: O concreto reciclado pode ser usado na construção de pisos industriais, calçadas e outras superfícies onde as propriedades estéticas e de resistência atendem às necessidades do projeto.

É importante ressaltar que, em projetos que demandam elevada resistência estrutural ou que envolvem requisitos específicos de durabilidade, pode ser necessário realizar testes e avaliações para garantir que o concreto reciclado atenda aos padrões exigidos.

A aceitação do concreto reciclado na construção depende das normas e regulamentações locais, bem como da conscientização e aceitação dentro da indústria.

Como funciona a reciclagem do concreto?

concreto reciclado construtor
Como funciona a reciclagem do concreto?

Tudo começa com a coleta e o agrupamento do resíduo que não foi utilizado na construção. Esse material é levado a uma central de reciclagem, que deverá aplicar o método adequado para cada tipo de entulho. Veja, a seguir, os procedimentos mais comuns.

– Concreto fresco

Há duas formas de reciclar o concreto que ainda não endureceu. A primeira ocorre por meio do uso de aditivo estabilizador para reduzir a velocidade de hidratação da mistura e, assim, prolongar o tempo do insumo em estado fresco.

A segunda opção consiste em utilizar equipamentos específicos para lavar o material com água sob pressão. Essa lavagem forçada separa o cimento das demais partículas e resulta naquilo que chamamos de agregado recuperado.

– Concreto endurecido

Para reciclar esse material são empregados britadores (de mandíbula ou de impacto) que trituram a mistura seca. O processo costuma ser realizado nas instalações das empresas recicladoras ou em grandes canteiros de obras.

O insumo triturado resulta naquilo que conhecemos como agregado reciclado e está normalizado pela ABNT NBR 15116 para uso em concretos não estruturais. Nesse caso, ele é misturado a agregados de concreto virgem, água, areia e cimento para fazer uma nova mistura fresca.

Como ainda não existem especificações exatas sobre as aplicações do material, o concreto reciclado costuma ser usado como camada de base em projetos de construção. Ou seja, ainda é um recurso limitado à execução de pavimentações, calçadas e peças menores.

Muitos profissionais têm estudado a possibilidade de aplicar concreto com agregados reciclados em elementos estruturais. Assim como no exterior, esse processo deve passar por uma formulação de regras e técnicas padronizadas para garantir a segurança nas obras.

Quais são as vantagens do concreto reciclado?

concreto reciclado aplicacao
Quais são as vantagens do concreto reciclado?

Novidades demandam tempo para a realização de testes e observações que permitam atestar a qualidade de cada solução. No entanto, ainda que esteja em fase de desenvolvimento, o concreto com agregados reciclados pode ser aplicado em diversos trabalhos.

Veja algumas vantagens desse material para a construção civil.

– É uma alternativa sustentável

O aspecto ambiental pesa bastante no momento de escolher determinado produto ou técnica construtiva. Assim, por se tratar de um material que reaproveita resíduos, o concreto reciclado contribui para deixar a obra sustentável.

Tal benefício é positivo, tanto para as incorporadoras imobiliárias quanto para os clientes, porque demonstra que seus empreendimentos foram concebidos considerando a preocupação com os impactos ambientais.

– Ajuda a reduzir custos

A reciclagem do concreto proporciona ganhos econômicos para concreteiras e construtoras. Ao reaproveitar materiais, essas empresas conseguem reduzir custos com a aquisição de matéria-prima e até com a retirada de resíduos.

O corte de gastos também pode ocorrer com a queda no custo de diesel por volume transportado. Afinal, há menor perda de tempo no processo de lavagem das betoneiras e eliminação das retiradas dos lastros a cada carregamento.

– Tem agregados mais leves

O concreto com agregados reciclados é mais forte e mais leve que o concreto virgem. Assim, é possível ter um insumo parecido com o convencional, mas que apresenta custo inferior e causa menos impactos ao ambiente. Trata-se, portanto, de um diferencial para quem quer se destacar em um setor tão competitivo.

Todas essas vantagens fazem do concreto reciclado uma boa opção de material sustentável para você incluir em seus próximos projetos. Inclusive, ele se torna um ótimo aliado quando o objetivo é contribuir com a destinação correta dos resíduos.

Por falar em descarte, temos um conteúdo especial sobre o assunto. Leia agora e descubra o que fazer com o entulho de obra.

– Fator ambiental

O concreto reciclado apresenta várias vantagens, especialmente do ponto de vista ambiental. Aqui estão algumas das principais vantagens relacionadas ao fator ambiental:

  • Redução de Resíduos: A reciclagem de concreto contribui significativamente para a redução do volume de resíduos de construção, que, de outra forma, poderiam ser enviados para aterros sanitários. Isso alivia a pressão sobre os locais de descarte e minimiza a necessidade de extração de recursos naturais para produzir novos materiais de construção.
  • Conservação de Recursos Naturais: Ao incorporar agregados reciclados na produção de concreto, há uma redução na demanda por recursos naturais, como a brita, que é frequentemente extraída de pedreiras. Isso contribui para a conservação desses recursos finitos e preserva o meio ambiente.
  • Menor Pegada de Carbono: A produção de cimento, um dos principais componentes do concreto, é uma fonte significativa de emissões de dióxido de carbono (CO2). Ao utilizar concreto reciclado, que requer menos cimento ou até mesmo utiliza cimento reciclado, a pegada de carbono associada à produção de concreto é reduzida, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas.
  • Economia de Energia: A produção de concreto a partir de materiais reciclados geralmente consome menos energia do que a produção de concreto convencional, uma vez que a reciclagem de resíduos requer menos processamento em comparação com a extração e processamento de matéria-prima virgem.
  • Promoção da Economia Circular: O uso de concreto reciclado integra-se ao conceito de economia circular, onde os resíduos são vistos como recursos valiosos. Ao incorporar resíduos de concreto em novas construções, cria-se um ciclo de vida útil mais sustentável para os materiais de construção.

Essas vantagens destacam o papel crucial do concreto reciclado na promoção da sustentabilidade ambiental na indústria da construção, oferecendo uma alternativa mais ecológica em comparação com o concreto convencional.

O concreto reciclado é seguro?

concreto reciclado material
O concreto reciclado é seguro?

Sim, quando produzido e utilizado corretamente, o concreto reciclado é seguro e atende aos padrões de qualidade e segurança exigidos para aplicações na construção civil.

No entanto, é importante seguir boas práticas durante o processo de reciclagem e incorporação do concreto reciclado em novas construções para garantir seu desempenho adequado e segurança. Aqui estão alguns aspectos a serem considerados:

  • Controle de Qualidade na Reciclagem: O processo de reciclagem do concreto deve ser realizado com rigoroso controle de qualidade. Isso inclui a seleção adequada dos resíduos de concreto, a remoção de contaminantes e a obtenção de agregados reciclados com as características desejadas.
  • Avaliação da Qualidade do Concreto Reciclado: Antes de ser utilizado, o concreto reciclado deve passar por testes de qualidade para garantir que atenda aos requisitos técnicos e de resistência necessários para a aplicação específica.
  • Consideração dos Agregados Reciclados: A qualidade dos agregados reciclados, como a brita reciclada e a areia reciclada, é crucial. A granulometria e as propriedades físicas devem ser avaliadas para garantir que atendam aos padrões exigidos.
  • Adição Controlada de Materiais Reciclados: Durante a produção do concreto reciclado, é importante monitorar a quantidade de materiais reciclados adicionados à mistura. O equilíbrio adequado entre materiais reciclados e virgens é crucial para garantir a consistência e a resistência desejadas.
  • Normas e Regulamentações: As normas e regulamentações locais e nacionais relacionadas ao uso de concreto reciclado devem ser seguidas. Isso inclui requisitos de resistência, durabilidade e outros aspectos fundamentais para garantir a segurança estrutural.

Ao adotar essas precauções e seguir as práticas recomendadas, o concreto reciclado pode ser uma escolha segura e sustentável na construção civil. A conscientização, a pesquisa contínua e o cumprimento de normas são essenciais para garantir que o concreto reciclado atenda aos padrões de segurança e desempenho.

O concreto reciclado possui desvantagens?

Sim, embora o concreto reciclado ofereça diversas vantagens, também apresenta algumas desvantagens que devem ser consideradas ao decidir sua aplicação em projetos de construção. Aqui estão algumas das desvantagens associadas ao concreto reciclado:

  • Variação nas Propriedades: O concreto reciclado pode ter propriedades variáveis devido à natureza dos resíduos reciclados e ao processo de reciclagem. Isso pode resultar em variações na resistência, durabilidade e outras características, exigindo um controle de qualidade rigoroso.
  • Possíveis Contaminantes: Os resíduos de concreto reciclado podem conter contaminantes indesejados, como materiais orgânicos, argila, gesso, madeira ou outros detritos. A presença desses contaminantes pode afetar negativamente as propriedades do concreto reciclado.
  • Necessidade de Triagem Adequada: A eficácia do concreto reciclado depende da seleção cuidadosa dos materiais a serem reciclados. A falta de triagem adequada pode resultar na presença de materiais indesejados, comprometendo a qualidade do concreto reciclado.
  • Desafios na Obtenção de Resistência Elevada: Em algumas aplicações que requerem concretos de alta resistência, pode ser desafiador atingir níveis comparáveis de resistência com o concreto reciclado em comparação com o concreto convencional.
  • Custo Inicial Elevado: A instalação de instalações de reciclagem e o processamento adequado do concreto reciclado podem exigir investimentos significativos, o que pode resultar em um custo inicial mais alto em comparação com o concreto convencional.
  • Aceitação no Mercado: Em alguns lugares, ainda pode haver resistência ou hesitação em relação ao uso generalizado do concreto reciclado, seja devido à falta de conhecimento, regulamentações desatualizadas ou preconceitos.

É importante ressaltar que muitas dessas desvantagens podem ser mitigadas com avanços contínuos na tecnologia de reciclagem, pesquisas adicionais e práticas de gestão eficazes.

A decisão de usar concreto reciclado deve ser baseada em uma análise cuidadosa das características do projeto, dos padrões locais e das condições específicas de aplicação.

Preço do concreto reciclado

concreto reciclado fundacao
Preço do concreto reciclado.

O preço do concreto reciclado pode variar significativamente de acordo com vários fatores, incluindo a região geográfica, a disponibilidade de instalações de reciclagem, os custos associados à coleta e processamento de resíduos de concreto, bem como a demanda local por materiais reciclados.

Algumas considerações que influenciam o preço do concreto reciclado incluem:

  • Infraestrutura de Reciclagem: Áreas com instalações de reciclagem bem desenvolvidas podem ter um custo mais competitivo para o concreto reciclado, pois a infraestrutura eficiente pode reduzir os custos de processamento.
  • Custos de Transporte: A distância entre as instalações de reciclagem, os locais de demolição e os locais de construção pode impactar os custos de transporte, influenciando o preço final do concreto reciclado.
  • Demanda Local: Em regiões onde há uma demanda significativa por materiais reciclados e uma forte ênfase na sustentabilidade, o preço do concreto reciclado pode ser mais competitivo em comparação com áreas onde a demanda é menor.
  • Qualidade do Concreto Reciclado: O processo de reciclagem e os métodos de triagem adotados podem afetar a qualidade do concreto reciclado. Em alguns casos, a produção de concreto reciclado de alta qualidade pode resultar em um preço mais elevado.
  • Normas e Regulamentações Locais: As normas e regulamentações governamentais relacionadas à reciclagem de resíduos de construção podem afetar os custos operacionais das instalações de reciclagem, o que, por sua vez, pode influenciar o preço do concreto reciclado.
  • Economia Geral: Fatores econômicos mais amplos, como flutuações nos preços de matérias-primas virgens e mudanças na oferta e demanda do mercado de construção civil, podem impactar os preços do concreto reciclado.

Em geral, o concreto reciclado pode oferecer uma alternativa economicamente viável, especialmente em locais onde a infraestrutura de reciclagem está bem estabelecida e há uma conscientização significativa sobre a importância da sustentabilidade na construção civil.

Para obter informações precisas sobre os preços do concreto reciclado em uma área específica, é aconselhável entrar em contato com fornecedores locais de materiais de construção ou instalações de reciclagem.

Aluguel de equipamentos para construção civil com a Equiloc

O aluguel de equipamentos para a construção civil é uma prática comum e vantajosa, oferecendo diversas vantagens, como redução de custos, flexibilidade e acesso a equipamentos especializados. A Equiloc é uma empresa especializada nesse serviço, e ao escolher alugar equipamentos com eles, você pode usufruir de uma série de benefícios.

  • Variedade de Equipamentos: Empresas de aluguel de equipamentos, como a Equiloc, geralmente oferecem uma ampla variedade de máquinas e ferramentas para atender às diferentes necessidades da construção civil. Isso inclui desde equipamentos básicos, como betoneiras e andaimes, até máquinas mais especializadas, como escavadeiras e plataformas elevatórias.
  • Manutenção e Atualização: Ao optar pelo aluguel, você não precisa se preocupar com a manutenção e atualização dos equipamentos. Empresas de aluguel costumam cuidar desses aspectos, garantindo que os equipamentos estejam em boas condições e atendam aos padrões de segurança.
  • Redução de Custos Fixos: O aluguel de equipamentos elimina a necessidade de investir em compra, armazenamento e manutenção de equipamentos, resultando em uma redução significativa de custos fixos para o seu projeto.
  • Flexibilidade e Escalabilidade: O aluguel oferece flexibilidade, permitindo que você escolha os equipamentos específicos necessários para cada fase do projeto. Além disso, é possível escalar a frota de equipamentos conforme a demanda do projeto, sem comprometer o orçamento com ativos fixos.
  • Entrega e Retirada Convenientes: Empresas de aluguel geralmente oferecem serviços de entrega e retirada dos equipamentos no local da obra, proporcionando maior comodidade para os clientes.
  • Assistência Técnica: Em caso de problemas operacionais, as empresas de aluguel de equipamentos costumam oferecer assistência técnica rápida, minimizando os impactos no cronograma da obra.
  • Foco no Core Business: Ao alugar equipamentos, você pode manter o foco nas atividades centrais do seu negócio, deixando a gestão e manutenção dos equipamentos nas mãos especializadas da empresa de aluguel.

Antes de fechar um contrato de aluguel com a Equiloc ou qualquer outra empresa, é importante avaliar suas necessidades específicas, verificar a condição dos equipamentos oferecidos e compreender os termos e condições do contrato. Essa abordagem ajuda a garantir uma parceria eficaz e bem-sucedida durante o período de locação.

Conclusão

Em conclusão, o concreto reciclado emerge como uma resposta inovadora e ecologicamente consciente no cenário da construção civil contemporânea. Ao redefinir a maneira como encaramos a produção de materiais de construção, oferece uma série de vantagens ambientais que não devem ser subestimadas.

Ao promover a sustentabilidade através da redução de resíduos, conservação de recursos naturais e menor pegada de carbono, o concreto reciclado representa um passo significativo em direção a práticas construtivas mais responsáveis.

A possibilidade de reutilizar resíduos de concreto em novas construções não apenas diminui a dependência de recursos virgens, mas também contribui para a construção de uma economia circular, onde os resíduos são considerados recursos valiosos.

Apesar das vantagens, é crucial reconhecer que o concreto reciclado não está isento de desafios. Variações nas propriedades, possíveis contaminantes e a necessidade de práticas rigorosas de controle de qualidade exigem uma abordagem cuidadosa durante a produção e aplicação.

Além disso, a aceitação generalizada no mercado e os custos iniciais podem representar obstáculos que requerem consideração.

No entanto, à medida que a indústria da construção abraça a necessidade urgente de práticas mais sustentáveis, o concreto reciclado se destaca como um aliado valioso.

Ao continuar a investir em pesquisa, desenvolvimento de tecnologias e adoção de normas mais abrangentes, podemos ampliar ainda mais os benefícios do concreto reciclado, consolidando seu papel na construção de um futuro mais sustentável e resiliente.

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.