Equiloc

Escoras Metálicas: Descubra 5 motivo para usá-las

Escoras Metálicas: Descubra 5 motivo para usá-las

Se você trabalha na área da construção civil, provavelmente já ouviu falar em escoras metálicas.

Esses equipamentos são muito utilizados como apoio provisório de certos elementos e são fáceis de serem instalados.

Quer saber quais a vantagens do uso de escoras metálicas? Então continue a leitura do post de hoje.

O que são escoras metálicas?

As escoras metálicas são equipamentos utilizados para servir como apoio provisório para elementos da estrutura de construções, como vigas e lajes.

Elas suportam a carga de acordo com a capacidade para a qual foi projetada e a maior vantagem na sua utilização é sua praticidade, já que podem ser rapidamente instaladas, oferecendo total segurança.

Como as escoras metálicas podem ser montadas e desmontadas, elas trazem economia para a construção. Além disso, elas são adaptáveis a qualquer projeto, podendo ser utilizadas para suportar cargas com até 10 toneladas por torre.

Para que servem as escoras metálicas?

As escoras metálicas servem para escorar provisoriamente elementos estruturais (lajes, vigas), suportando pontualmente as cargas conforme sua capacidade.

Dentre os principais benefícios do uso de escoras metálicas está a praticidade, além da rapidez, segurança e economia. Elas possuem regulagem de altura de 2 a 3,10 metros, de 10 cm em 10 cm, mais um ajuste final na luva de 10 cm de curso.

O que a NR18 diz sobre as escoras metálicas?

escoras metálicas engenheira

A norma NR 18 é uma das disposições criadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) com a finalidade de regulamentar as mais diversas condições, inclusive na construção civil.

Ela foi criada com o intuito de auxiliar os trabalhadores em seus locais de trabalho, oferecendo as condições mínimas necessárias para se evitar problemas de saúde e acidentes causados pelo próprio trabalho.

Sobre a questão das escoras metálicas, a NR 18 diz que:

“Quanto à escavação, fundação e desmonte de rochas: os escoramentos devem ser inspecionados diariamente; e cargas e sobrecargas ocasionais, bem como possíveis vibrações, devem ser levadas em consideração para determinar a inclinação das paredes do talude, a construção do escoramento e o cálculo dos elementos necessários”.

Escoras metálicas X Escoras de madeira

Além das escoras metálicas, também existem as escoras de madeira, que possuem a mesma finalidade, ou seja, é empregada quando existe a necessidade de “apoiar” ou “segurar” uma construção que está sendo executada até que esta adquira resistência.

Contudo, quando realizamos uma comparação entre esses dois tipos, a escora metálica ganha nos mais diversos aspectos:

  • É de simples manuseio;
  • Não exige mão de obra especializada;
  • É fácil de armazenar;
  • Pode ser reutilizada inúmeras vezes;
  • Tem fácil aplicação em obras de pequeno, médio e grande portes;
  • É sustentável, podendo ser reciclada no fim da sua vida útil.

Além disso, o tempo de execução dos trabalhos com o uso das escoras metálicas é cerca de cinco vezes menor quando comparado com o processo envolvendo escoras de madeira.

No quesito segurança, os equipamentos metálicos também se destacam, pois eles têm estrutura mais resistente, são modulares, deixando a obra mais organizada e limpa. Isso sem falar que contribuem para a diminuição do risco de acidente.

Como usar as escoras metálicas?

De maneira geral, podemos dizer que o uso das escoras metálicas deve ser feito tendo atenção a algumas regras:

  • Transporte: deve ser feito respeitando o limite de peso e dimensões.
  • Local de instalação: antes de instalar as escoras é preciso isolar o local onde ela será colocada.
  • Local que será escorado: precisa estar firme, compactado e nivelado, preferencialmente já com o contrapiso pronto para que as cargas sejam suportadas sem risco de ceder.
  • Montagem: é preciso regular a altura da flauta com o gancho, dando os ajustes finais com a porca.
  • Desmontagem: não se deve bater no pé da escora e sim com o uso de uma alavanca, soltando a porca no sentido anti-horário e liberando o equipamento.

Cuidados com as escoras metálicas

Conheça abaixo os principais cuidados com as escoras metálicas.

Transporte

Durante o transporte das escoras metálicas é importante fixar o equipamento para evitar que ele se desloque, causando danos ao equipamento, ao veículo, a terceiros e ao próprio condutor.

Além disso, nunca deve-se transportar no mesmo compartimento pessoas e equipamentos.

E certifique-se de levar os complementos e acessórios necessários.

Armazenamento

O local onde as escoras serão armazenadas deve ser seco e arejado, e o principal é não haver nenhum tipo de umidade.

Uso

Quanto ao uso das escoras metálicas:

  • A operação de máquinas e equipamentos que exponham o operador e terceiros a riscos, só pode ser feita por trabalhador qualificado e identificado por crachá (NR-18.22.1);
  • Não trabalhar sob chuva;
  • Somente profissionais legalmente habilitados (engenheiros e arquitetos) podem fazer projeto de escoramento e determinar a correta utilização de cada escora e acessórios;
  • Quando for necessária a montagem, próximo às linhas elétricas energizadas, deve-se proceder ao desligamento da rede, afastamento dos locais energizados, proteção das linhas, além do aterramento da estrutura e equipamentos que estão sendo utilizados. (NR-18.10.8);
  • Cuidados especiais devem ser tomados quanto ao travamento das escoras nos dois sentidos.

5 Vantagens de usar escoras metálicas em obras

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as escoras metálicas, é hora de falarmos sobre as suas vantagens.

Fácil armazenamento

As escoras são de fácil armazenamento, em um espaço pequeno é possível guardar diversas partes do equipamento.

Alta durabilidade

As escoras metálica têm uma durabilidade bem maior que as de madeira.

Oferece maior segurança

As estruturas metálicas são mais resistente e também que cooperam com a organização, deixando o ambiente mais limpo.

Pode ser reaproveitada

As escoras metálicas possuem uma fabricação ecologicamente correta tendo o descarte apropriado dos resíduos e depois, quando não puder mais ser utilizada, ela pode ser reaproveitada.

Como funciona o aluguel de escoras metálicas?

O aluguel de escoras metálicas deve ser realizado com uma empresa de confiança, garantindo a procedência do equipamento e do fornecimento dele no período certo. Essa é uma ótima opção para profissionais que estão executando uma obra e precisam de equipamento para sustentação da estrutura.

Média de custo do aluguel de escoras metálica

Durante a construção ou reforma de empreendimentos em geral, é preciso utilizar equipamentos para o escoramento de estruturas.

Na hora de buscar o aluguel de escora metálica com preço justo é importante também verificar se o equipamento é forte e de qualidade para proporcionar uma boa relação custo-benefício.

A efetivação do aluguel de escora metálica por um preço acessível deve ser visto como um investimento na segurança e qualidade da obra.

Onde alugar escoras metálicas?

Se você deseja alugar uma escoras metálicas, na Equiloc você encontra a melhor opção para atender a sua necessidade.

Oferecemos um serviço de total segurança e eficiência, com equipamentos de qualidade, atendimento preparado e logística ágil, tudo para que os nossos clientes tenham o máximo em comodidade para realizar suas locações.

O nosso time de atendimento é altamente qualificado e eficiente para encontrar o que você precisa ou solucionar dúvidas. Também disponibilizamos uma frota exclusiva e motoristas à disposição para os serviços de entrega, coleta e manutenção em nossos equipamentos.

Entre os principais benefícios de alugar escoras metálicas com a Equiloc, para que você possa realizar o seu trabalho com total segurança, estão:

  • Não é necessário ter um espaço específico para estocar o equipamento quando o mesmo não estiver em uso;
  • Você paga o equipamento somente pelo tempo que ele for usado na obra;
  • Caso aconteça algo com a serra de bancada, você não precisa para o seu trabalho por muito tempo, pois é possível substituir por outro em perfeito estado;
  • Toda a manutenção do equipamento fica sob responsabilidade da locadora.

Conclusão

As escoras metálicas são utilizadas em quase todos os tipos de construções ou reformas, servindo de apoio para outros elementos enquanto ainda não estão completamente fixados.

Como elas necessitam de cuidados no armazenamento e no transporte, é importante contar com uma empresa de confiança que faça todo esse serviço.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a Equiloc!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.