Equiloc

5 dicas para reduzir custos e potencializar a produtividade na sua obra

nr 12 homem com tablet na mao

Como reduzir gastos em minha obra? Essa é uma pergunta recorrente no mercado de construção e na cabeça de qualquer profissional que tenha o desafio de realizar sua obra com controle, segurança e, principalmente, sem extrapolar o orçamento previsto.

Fala-se muito em produtividade na construção civil, mas isso não representa apenas maior volume de produção. Ela precisa caminhar com agilidade e efetividade, utilizando-se uma menor quantidade de recursos, seja matéria-prima, mão-de-obra ou gastos com equipamentos. Esse é o objetivo central: racionalizar os recursos, sem desperdícios.

Com o aumento da demanda na construção civil nos últimos anos, houve também um aumento da exigência em relação à produtividade. Infelizmente, o Brasil possui um histórico negativo em relação a isso, pois o conceito é frequentemente confundido com o aumento de horas trabalhadas, quando na verdade a gente precisa de mais qualidade e efetividade e menos despesas.

Listamos abaixo os 5 principais fatores que influenciam diretamente a produtividade da sua obra. Eles estão ligados à dinâmica da mão-de-obra, à utilização dos equipamentos, à matéria-prima e à gestão. Olha só:

 

  1. Na hora de investir em equipamentos, preocupe-se com o melhor custo-benefício

É uma visão equivocada achar que o investimento em equipamentos está relacionado com o aumento dos gastos. Na verdade, um dos erros mais frequentes é a aquisição ou locação de equipamentos sem procedência, que tendem a apresentar defeitos. O correto seria investir os recursos em soluções que vão garantir a maior autonomia dos equipamentos e o menor custo, considerando essas duas variáveis para cada necessidade.

Equipamentos mais modernos, além de diminuírem o risco com falhas e necessidade de manutenção, agilizam o processo de construção, impactando diretamente na produtividade da obra.

Importante sinalizar que a locação de equipamentos vem conquistando cada vez mais espaço nos canteiros de obra espalhados pelo país. Hoje, as empresas têm enxergado a locação de equipamentos para construção civil como uma excelente oportunidade de negócio, já que ela minimiza os custos e aumenta a produtividade.

Locadora Equiloc se consolidou nesse mercado por oferecer a melhor solução em equipamentos para construção civil, entre eles andaimes, geradores e escoras. Mesmo com a crise no setor, a demanda por esse tipo de serviço se mantem em alta por uma série de vantagens:

  • ECONOMIA

Você não precisa investir na compra de máquinas e equipamentos.

  • EFICIÊNCIA

Todos os equipamentos são revisados, sendo assim as chances de manutenção são menores. O serviço não para.

  • SEGURANÇA

Nossa equipe é altamente capacitada para instruir e resolver qualquer tipo de eventualidade, inclusive substituição imediata dos equipamentos em caso de imprevistos.

  • COMODIDADE

Mais espaço e organização no campo de obras, sem acúmulo de materiais.

  • LOGÍSTICA

Rapidez na entrega e na coleta dos equipamentos.

Acesse nossa página e saiba mais sobre os serviços da Equiloc.

 

  1. Evite o desperdício de matéria-prima e racionalize os insumos

O mau uso de matéria-prima é um dos principais vilões da produtividade na obra. A falta de precisão e perícia no processo de construção, em virtude de outros fatores, pode ocasionar em uma utilização incorreta da quantidade de material, aumentando a poluição e dificultando a logística, limitando o espaço no canteiro de obras.

Você pode evitar o desperdício de matéria-prima pesquisando detalhadamente quais os produtos mais adequados para cada etapa do seu projeto, aproveitando ao máximo o investimento realizado.

Além disso, não vamos nos esquecer da sustentabilidade: escolha materiais que vão causar menor impacto ao meio ambiente. De modo geral, isso agrega valor à construção e pode aumentar a economia.

  1. Utilize somente mão-de-obra qualificada e devidamente instruída 

O custo da mão-de-obra para o setor da construção civil no país é um dos mais altos da história. O setor tem investido mais em recursos humanos por um tempo mais longo do que em equipamentos específicos.

O trabalho manual, principalmente se for realizado por uma equipe sem a devida qualificação, acarreta numa maior incidência de erros, atrasando o projeto.

Em grandes obras, a equipe responsável pelo trabalho precisa realizar as tarefas de forma ágil, precisa e econômica. Por isso é tão importante investir em treinamento e conhecimento prático, pois nada pode sair errado. E mais: investir em qualificação é investir também na satisfação dos colaboradores, garantindo resultados mais eficazes.

 

  1. Planejamento e gestão são as chaves do negócio

Antes de iniciar a sua obra, planeje cada detalhe para evitar surpresas desagradáveis, como problemas com mão-de-obra, falta de produtos, prazos descumpridos e tantos outros. Envolva toda a equipe no projeto, garantindo que cada colaborador contribua com sua experiência.

Todo esse gerenciamento envolve orçamento, análise, perspectivas, programação, controle financeiro, contratação de fornecedores e a gestão da obra. Portanto, estabeleça uma visão de futuro e metas a serem atingidas para não se perder nos processos.

Ah! Uma consideração importante: investir em uma equipe de gestão qualificada, com um planejamento estruturado e uma boa integração dos setores, vai aumentar as chances de potencializar o seu projeto.

  1. Utilize a tecnologia a seu favor e tenha total controle do projeto

A utilização da tecnologia da informação desde o início do processo impacta diretamente na performance do projeto. Atualmente existem vários recursos que reúnem informações sobre os materiais, mão-de-obra, tarefas relacionadas à construção e gerenciamento via dispositivos móveis.

 

Bom, com essas dicas fica um pouco mais fácil encarar o projeto, né!? Lembre-se sempre: planejamento, gestão e pesquisa são fundamentais! E você? Qual a sua experiência com obras?

Compartilhe suas experiências com a gente! Deixe seu comentário abaixo.

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.