Equiloc

Como (e por que) aplicar segurança em obras

Como Aplicar Segurança em Obras

A segurança tem se tornado, cada vez mais, um dos valores essenciais das empresas. Entregar obras no prazo e sem nenhum risco ou problema é o grande objetivo das construtoras e engenheiros. Realizar investimentos em proteção não tem a meta a de apenas zerar e evitar os acidentes de trabalho, conheça mais sobre sua função:

  • manter a organização da obra permitindo a realização de processos de forma eficiente e aumentando a produtividade do canteiro;
  • reduzir os custos, considerando que acidentes trazem gastos altíssimos para as empresas;
  • melhorar a imagem da empresa no mercado;
  • motivar a equipe de forma a garantir as melhores condições de trabalho.

Para ajudá-lo a manter a segurança em obras, separamos neste post, 6 dicas que você não pode deixar de seguir. Confira!

1. Tenha um profissional de segurança na obra

A existência de um especialista em proteção na obra é fundamental para garantir que todos os objetivos citados sejam alcançados. Um profissional capacitado pode conscientizar os trabalhadores a seguirem os procedimentos corretamente e a utilizar os equipamentos de segurança.

Além disso, o profissional é responsável por fiscalizar a construção e treinar todos os funcionários, assegurando que as normas e procedimentos sejam seguidas.

2. Realize o planejamento da obra

A segurança em obras tem forte relação com o planejamento. Uma vez que projetos atrasados ou erroneamente programados tendem a não seguir os processos de proteção corretamente em busca de diminuir os tempos de execução e os atrasos.

Por isso, é muito importante que o canteiro tenha todas as suas etapas planejadas e que o gestor foque na segurança.

3. Mantenha a limpeza e a organização da obra

Outra orientação muito importante, e que deve ser seguida para manter a segurança nos canteiros de obras, é manter sempre o local limpo e organizado. Segregar os entulhos, guardar as ferramentas e manter a integridade do local evita que o ambiente fique propício a acidentes.

Por isso, é fundamental que sejam ministradas palestras de conscientização e até mesmo treinamento para todos os envolvidos, garantindo que sigam as orientações e o canteiro fique sempre limpo e organizado.

4. Utilize todos os EPIs

O uso dos Equipamentos de Proteção Individual, os famosos EPIs, são obrigatórios em toda e qualquer obra. Os acidentes em construções são em sua grande maioria ligados à falta dos equipamentos ou o uso incorreto.

É imprescindível que todas as pessoas envolvidas no projeto utilizem EPIs, o seu fornecimento aos funcionários é obrigatório pela construtora ou pelos profissionais responsáveis pela segurança.

A obrigatoriedade do uso de EPIs, maneiras de uso e maiores detalhes, estão descritos na Norma Regulamentadora 16: Equipamento de Proteção Individual;

5. Siga todas as normas de segurança

É de extrema importância que as obras sigam todas as Normas Regulamentadoras (NRs) que a envolvem. Elas devem ser cumpridas para garantir condições seguras a todos e evitar que a empresa seja multada pelos órgãos fiscalizadores.

Existem inúmeras delas que direcionadas para a construção civil: NR-18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção), NR-35 (Trabalho em Altura), entre inúmeras outras.

6. Realize a manutenção preventiva das máquinas

Por último, não deixe de realizar a manutenção preventiva de máquinas e equipamentos, isso é essencial para manter o funcionamento correto e evitar falhas que possam comprometer a segurança e até mesmo causar acidentes.

Agora que você já sabe como garantir a segurança em obras, veja 8 segredos para gerenciamento do canteiro de obras que todos os gestores devem saber.

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.