Equiloc

Reforma hidráulica: como fazer e quais os cuidados necessários?

terraplanagem trator

A reforma hidráulica é uma das principais atividades realizadas em obras domésticas. Sua importância fica clara quando mantém todas as instalações da casa em pleno funcionamento, evitando que os moradores sofram com preocupações e dores de cabeça.

Como fazer esse tipo de serviço e quais cuidados tomar para obter bons resultados? É sobre isso que falaremos neste post. Acompanhe e informe-se sobre o assunto!

Quando fazer uma reforma hidráulica?

Um reparo deve ser realizado sempre que você perceber alguma anormalidade nas tubulações, nos registros e nos demais componentes que têm acesso à água. Como os problemas podem surgir em diferentes partes da rede hidráulica, é preciso ficar de olho para identificar os sinais.

Algumas situações indicam que chegou o momento de reformar são:

  • torneira pingando sem parar;

  • água suja ou turva saindo do encanamento;

  • vazamentos nas tubulações (infiltração);

  • baixa pressão na saída da água;

  • ralos entupidos (no banheiro, na cozinha, na varanda ou na área de serviço).

Quais são os materiais mais utilizados?

Os produtos envolvidos na reforma hidráulica variam de acordo com o tipo de problema. No caso de uma torneira gotejante, por exemplo, pode ser necessária a substituição do registro, dos vedantes internos ou das arruelas de vedação.

Um ralo de pia entupido, por outro lado, demanda a aplicação de soluções ou o uso de instrumentos que ajudem a desintegrar os resíduos responsáveis pela obstrução da passagem. Em casos mais severos, a troca do sifão por um novo modelo pode ser a melhor saída.

Sempre que você tiver dúvidas, converse com um vendedor para definir o material certo para cada situação. Também é importante providenciar algumas ferramentas indispensáveis para a manutenção da rede hidráulica, a exemplo das chaves (como grifo e inglesa) e serras.

Quais são os cuidados necessários?

Planejamento é fundamental em qualquer trabalho, principalmente quando se trata de reparos na própria residência. A seguir, você confere os principais cuidados na hora de fazer uma reforma.

Verifique o projeto hidráulico

O mapeamento do projeto costuma ser realizado por um arquiteto ou engenheiro. Disponível na forma de planta hidráulica, ele é fundamental para mostrar a localização dos encanamentos e de suas ramificações. Providencie esse material para agilizar os trabalhos — quem mora em apartamento pode obter uma cópia com o síndico.

Utilize materiais de boa qualidade

Economizar na compra dos produtos gera retrabalho e novos gastos com reparos futuros. Faça valer seu investimento e avalie a qualidade dos materiais quando for à loja. Certifique-se de adquirir itens de boas marcas, em modelos adequados para cada finalidade — água quente ou fria, rede de esgoto ou de água potável, alta ou baixa pressão etc.

Também priorize canos e conexões do mesmo fabricante para padronizar as instalações e evitar problemas de encaixe. Componentes antigos, como tubos de ferro, devem ser trocados por modelos de PVC. O mesmo vale para os canos de cobre, que podem ser substituídos por versões PPR.

Faça testes antes de finalizar

Não adianta caprichar no projeto e investir em bons materiais se você não testar o desempenho das instalações antes de fechar as paredes. Para não ter estresse e prejuízos, cubra todos os locais de saída de água (chuveiro, torneiras e vaso sanitário) utilizando plugs e abra o registro por 24h.

Durante esse período, observe os encanamentos para verificar possíveis pontos de vazamento. Se identificar problemas, faça os devidos reparos e teste novamente. Quando perceber que tudo está funcionando, poderá fechar as paredes e instalar as louças e os metais.

Invista na manutenção

Ações preventivas devem fazer parte da sua rotina. Elas são colocadas em prática por meio de vistorias, pequenos reparos e troca de componentes das instalações. O objetivo é evitar a ocorrência de problemas maiores que costumam gerar muitas despesas.

A manutenção da caixa d’água, por exemplo, deve ser realizada a cada 6 meses e inclui a limpeza completa do reservatório. O cuidado evita problemas de saúde e o entupimento dos canos (causado pela sujeira acumulada ao longo do tempo).

Esses passos básicos envolvem a execução de uma reforma hidráulica eficiente. Para cumpri-los com segurança, contrate um profissional qualificado e experiente no serviço que você necessita.

Que tal acompanhar o nosso trabalho nas redes sociais? Curta a nossa página no Facebook!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.