Equiloc

Saiba como fazer instalação e manutenção de caixa d’água

caixa dagua

A instalação de caixa d’água é uma das últimas etapas do projeto do imóvel, mas sua importância é indiscutível. Ter um reservatório em casa é fundamental para o conforto de seus moradores.

Problemas com o abastecimento de água são cada vez mais comuns nas cidades brasileiras, e contar com uma reserva de segurança garante o fluxo em momentos de racionamento.

Por isso, a infraestrutura da residência deve contar com uma caixa d’água de boa qualidade, destinada a atender às necessidades do imóvel durante imprevistos e períodos de desabastecimento.

Existem alguns cuidados indispensáveis para garantir a segurança na instalação de caixa d’água. Confira nossas dicas para evitar problemas e prevenir danos à sua residência:

Compre um reservatório resistente e de tamanho adequado

Calcular o volume de água que deve ser armazenado é simples: basta considerar entre 200 e 300 litros diários por morador. Essa quantidade deve ser suficiente para garantir o abastecimento por cerca de 2 dias.

Na hora de comprar, escolha um reservatório de material resistente, leve e seguro. Os mais indicados são:

  • fibra de vidro, que possibilita fácil instalação de caixa d’água;
  • polietileno, que tem proteção contra raios ultravioleta e é fácil de limpar;
  • aço inox, que tem boa durabilidade — mas seu preço é mais elevado.

Escolha o local ideal para a instalação de caixa d’água

É fundamental que o local escolhido ofereça uma superfície plana, lisa e nivelada, de altura suficiente para permitir a descida da água. Além disso, é preciso considerar o peso do reservatório somado ao peso da água, para garantir que a estrutura suporte a caixa cheia.

Avalie o sistema hidráulico da casa

Antes de iniciar a instalação de caixa d’água, é importante verificar o encanamento da residência e conferir o estado dos canos, das junções e das peças. Além disso, é preciso providenciar os acessórios para a instalação: equipamentos para furação, boias, peças de PVC lixadas e adesivadas e material para vedação.

Realize limpezas periódicas na caixa d’água

Muitas vezes negligenciada, a limpeza do reservatório deve ser feita a cada 6 meses para manter a qualidade da água e evitar problemas relacionados à manutenção. Depois de esgotar a caixa, as superfícies devem ser escovadas para remover resíduos.

É necessário utilizar hipoclorito de sódio na proporção correta para desinfetar o reservatório antes de finalizar a limpeza.

A escolha do reservatório adequado e a instalação correta da caixa d’água são cuidados fundamentais para manter a casa sempre abastecida com água limpa. Além de transtornos, uma instalação malfeita pode causar prejuízos financeiros ou até mesmo problemas de saúde.

Se os tubos não estiverem bem conectados, por exemplo, ou se o reservatório for instalado em local inadequado, o risco de vazamentos e rompimentos aumenta consideravelmente. Já uma caixa de má qualidade ou com problemas de vedação pode contaminar a água.

Alguns cuidados simples na escolha e na instalação de caixa d’água garantem o estoque para os dias de mais necessidade. Além disso, vale a pena incluir no projeto da construção ou reforma um sistema de captação e reaproveitamento da água de chuva — uma opção sustentável e moderna.

Gostou de saber um pouco mais sobre o assunto? Quer receber dicas e informações que podem ajudar a economizar e evitar desperdícios durante a construção ou a reforma? Então assine a nossa newsletter!

Blog

Aprenda mais sobre locação de equipamentos para construção civil

Orçamento Rápido

Envie seus dados utilizando o formulário abaixo que um de nossos
consultores entrará em contato por telefone em até 30 minutos.

Não enviamos e-mails spam.